Eu amo blogs de comida (acho que dá pra perceber na looonga lista aí ao lado, né?), mas não são só eles que leio regularmente. No final da tal lista estão outros blogs – “fora da panela” – que adoro. Como o blog da Marina W, antes conhecido por Blowg. Ela está de casa nova e agora escreve aqui.
Tinha uns raminhos de orégano sobrando desta receita e não queria desperdiçá-los. Junte isso à minha paixão por fazer pão (coisa que não fazia havia séculos) e aí está: a minha primeira focaccia!
A massa é ótima e adorei o resultado – o cheiro da focaccia no forno estava maravilhoso e esperar para cortá-la foi uma tortura... 5 minutos (sim, foi só o que consegui agüentar) que pareciam 50. :)
Estava lendo meus blogs favoritos enquanto traduzia a receita e vi que a Eva e a Xiao Zhu também fizeram lindas focaccias. Adoro essas deliciosas coincidências dos blogs.
Focaccia
do Williams-Sonoma Collection: Bread
- medidas métricas e em xícaras obtidas no livro
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 ½ xícaras (375ml) de água morna (a 40-45ºC)
½ xícara (125ml) de azeite de oliva, e um tantinho extra para untar
1 ½ colheres (chá) de sal
4 a 4 ¼ xícaras (625-670g) de farinha de trigo – pode ser que um pouquinho a mais seja necessário; usei 630g no total
3-4 colheres (sopa) de folhinhas de orégano fresco
pimenta do reino moída na hora
4 colheres (sopa) de parmesão ralado
Na tigela grande da batedeira – você vai usar o batedor em formato de pá – coloque ½ xícara (125ml) da água morna; polvilhe o fermento + 1 pitada do açúcar por cima da água e misture para dissolver. Reserve em temperatura ambiente até que uma espécie de espuma se forme, cerca de 10 minutos.
Acrescente a xícara de água morna (250ml) e o açúcar restantes, ¼ xícara (60ml) do azeite, o sal e 1 xícara (155g) da farinha. Bata em velocidade média até tudo ficar cremoso, cerca de 1 minuto. Junte 1 xícara (155g) da farinha, reduza para velocidade média-baixa e bata por 2 minutos.
Troque o batedor por aquele em formato de gancho. Em velocidade baixa, junte a farinha restante – vá acrescentando ½ xícara (75g) por vez – até obter uma massa macia que se desprende das paredes da tigela. Continue batendo em velocidade baixa, acrescentando 1 colher (sopa) de farinha se a massa grudar (não precisei fazer isso), até que a massa fique úmida, macia e levemente grudenta, cerca de 6 minutos. Cubra a tigela com plástico ou filme PVC e deixe crescer por 20 minutos.
Forre uma assadeira retangular grande com papel manteiga e unte-o levemente com azeite de oliva. Coloque a massa sobre o papel e, com as mãos untadas de azeite, pressione e estique a massa num formato ovalado, de 2,5cm de espessura. Cubra novamente com plástico e deixe crescer, em temperatura ambiente, até que dobre de tamanho (cerca de 1 hora). A espessura passará para 5cm.
Usando as pontas dos dedos, faça buraquinhos de 2,5cm de profundidade em toda a superfície da massa – afunde os dedos até quase chegar à assadeira. Regue com ¼ xícara (60ml) restante de azeite*. Cubra com plástico mais uma vez e deixe crescer em temperatura ambiente por 30 minutos.
Coloque uma pedra de assar pizza na grade inferior do forno e pré-aqueça-o a 220ºC – não tenho a tal pedra, por isso usei o fundo removível de uma forma quadrada imensa que tenho (40cm); é assim que asso minhas pizzas aos sábados.
Polvilhe a focaccia com as folhas de orégano, a pimenta e o parmesão. Leve ao forno, colocando a assadeira sobre a pedra, e asse até que doure, 20 a 25 minutos. Verifique se o fundo do pão está dourado também – se ainda estiver branquinho, asse por mais alguns minutos.
Transfira a focaccia para uma gradinha (faça isso usando o papel) e deixe esfriar.
Sirva morninha ou em temperatura ambiente, em fatias ou quadrados.
* usei metade disso
Rend.: 1 focaccia oval bem grandona
hum hum q delicia!!!!! adoro focaccia, as fotos estão lindaasssss , ta com uma cara tão gostosa e fofinha, receitinha anota bjs
ResponderExcluirAndo para fazer focaccia há imenso tempo... Acho que vai ser desta!
ResponderExcluirPatricia ando há tanto tempo para fazer focaccia...
ResponderExcluirA tua ficou linda e super apetitosa! As fotos estão óptimas!
Beijinhos
Nossa, agora você judiou!
ResponderExcluirTô aguado aqui...
Vou fazer e postar no blog!
Beijão!
Amiga hoje tu pegou pesado viu?! Ta de matar. Linda!!
ResponderExcluirPat, adoro focaccia! A sua ficou linda: a massa está fofinha e leve. Parece que senti o perfume do orégano daqui de casa... Bjs
ResponderExcluirQue lindaaaaaaaa.....fofa, leve e com certeza deliciosa.
ResponderExcluirBjcas para ti.
Patricia, que linda essa focaccia!
ResponderExcluireu amo paes!
beijinhos
Amo!!! Que linda ficou!! Vou agora aos links que você indicou, se eu já mudo antes de comentar, acabo sempre viajando e me perdendo. Bjs
ResponderExcluirAdoro assim só com temperos! Ficou linda! A textura está perfeita!
ResponderExcluirArrasou!
Beijinhos,
4 a 4 ¼ xícaras (625-670g) – pode ser que um pouquinho a mais seja necessário; usei 630g no total
ResponderExcluirVC não falou do que...imagino que seja o trigo, mas é bom colocar lá né? risos
Beijos
ps: ficou linda a focaccia
Adoro esse pão.
ResponderExcluirAs fotos estão de dar água na boca, esta é sem duvida uma receita a fazer.
Beijocas
Marcinha, ficou fofinha, sim, amiga.
ResponderExcluirBeijos!
Colher de pau, espero que goste!
Filipa, que bom que gostou, obrigada, querida!
Beijos!
Leandro, vou ficar contente de vê-la no seu blog! Depois quero o link!
Um beijo!
Eli, obrigada, querida!
Marcia, eu nunca tinha feito e tenho que dizer que a caseira é muito mais gostosa... :)
xoxo
Fabrícia, obrigada!
Beijocas!
Leila, tb amo pão, amiga. :)
Beijos!
Cris, obrigada, querida! Vá, sim - o blog da Eva é maravilhoso e ela é um doce.
Beijos!
Laurinha, e o queijinho dá um toque maravilhoso.
Beijos!
Fer, já consertei - obrigada!
Beijos!
Marizé, faça sim, querida.
Beijos!
puutz, amo focaccia!! será que não dá pra tirar o fermento biológico se eu usar self raising flour? é que eu acho um terror comprar fermento aqui, tem um monte de tipos diferentes e eu me embanano toda.
ResponderExcluirah, outra "pregunta": dá pra fazer as madeleines numa forma única, pequena, como aquelas de assar pão de forma? não tenho essas forminhas especiais, nem mesmo as de cupcake. :(
ResponderExcluirPat, eu também adoro ler os blogs, pena que ultimamente estou sem tempo como eu tinha antes, mas acho que daqui a pouco tudo volta ao normal (ou não, rs.)
ResponderExcluirMas sua focaccia tá muito linda, amiga, parece coisa de livro. Eu até hoje só fiz focaccia de batata, mas adorei fazer, é bom demais! Bj! :)
hm.. que óptimo aspecto.
ResponderExcluirAdorei o blog x)
Lolla, o fermento que vem na self raising flour é o químico, aquele de fazer bolo (o bom e velho pó Royal). Então, infelizmente, pra pão não funciona. :(
ResponderExcluirVc vai precisar comprar o active dry yeast, mesmo - aquele que vem num envelopinho pequenino; se tiver dificuldade, me diz? Posso perguntar para as minhas amigas blogueiras aí das tuas bandas.
Quanto às madeleines: se você assar na forma de pão elas virarão um bolo. Acho que não vai ter problema nenhum pois as massas de madeleines parecem massa de bolo. Depois me conta.
Luna, tenho sorte pois meu chefe vive em reuniões e/ou viajando, então consigo ver os blogs aqui no trabalho. Caso contrário, amiga, não conseguiria também - e sinto falta!
Você é muito querida, que bom que gostou da focaccia! Beijo grande!
Irina, obrigada!
xoxo
Patrícia, dá pra fazer a focaccia sem batedeira? É que a minha é simplesinha, só tem aquele batedor comum.
ResponderExcluirPatricia, assim como vc amo blogs e pães! Também ando sem muito tempo para visitar e comentar ultimamente mas quando sento e me disponho a fazer esta tarefa, é sempre uma viagem ler os posts e babar com as delícias preparadas pelas amigas da blogosfera!
ResponderExcluirQueria dizer que estou adorando suas seleções de receitas, as fotos sempre com composição caprichada, os paninhos lindos combinando... enfim, cmo dizia uma guia turistica em Alagoas, tudo chique e alinhado! rsss
Beijos querida de uma grande admiradora do seu blog! ;-)
Patrícia, faz tempo que não venho aqui e sempre perco as maravilhas que você faz.( o azar é só meu, hehe). Adorei esta foccaccia e já está anotada. Beijos.
ResponderExcluirAdoro seu Blog,e hoje tirei o dia pra fazer coisinhas tuas.Comecei com este maravilha de focaccia.Fiz algumas modificaçoes como troquei oregano por tomilho fresco,numa pus tomate picadinho sem pele nem sementes e joguei cebola bem fininha por cima.Nem preciso dizer que ficou MARAVILHOSO!!Pena que enquanto eu fazia a focaccia SUPER empolgada,me passou uns coookies de chocolate e ficaram uns carvaozinhos hahahahahah...nao da nada daqui a pouco vou fazer outros cookies e tudo resolvido!
ResponderExcluirBeijinhos Julia -Ilhas Canarias
Julia, tudo bem?
ResponderExcluirObrigada pelo comentário - amei saber das suas aventuras com as receitas aqui do blog!
Aquela focaccia é realmente maravilhosa, uma massa gostosa de trabalhar e saborosíssima! Macia e perfumada.
Espero que a segunda fornada de cookies tenha saído bem gostosa!
Beijo grande!
espetacular!!!!!
ResponderExcluirAdorei a maneira como você escreve. Parabénes pelo blog e pela focaccia!
ResponderExcluirBjs
Fabi, que bom que gostou! Obrigada!
ResponderExcluirBeijo!
Oi Patrícia! Estou passeando aqui pelas receitas e me apaixonei por essa aqui (aliás, estou apaixonada pelo blog todo, acabei de fazer a receita de pãezinhos recheados com geléia e ficou um LUXO! Vou postar no Temperaria sábado). Quero tentar essa, mas não tenho essa sua super batedeira (está na lista de coisas que eu quero muito comprar). Posso fazer de outra forma? Funciona no esquema á mão mesmo? Você acha que a ordem dos ingredientes vai mudar? Aliás, aproveitando o comentário, você já comprou outra coisa além de livro pela Amazon para entregar aqui? Queria comprar aquele termômetro de forno que você indica, mas estou em dúvida se chega ou não... obrigada! Beijos!
ResponderExcluirVivian, que bom que está gostando do blog, fico feliz! As receitas de pão do blog funcionam na mão, sim! O tempo de sova vai ser provavelmente maior, mas vai fundo que dá certo. O meu termômetro comprei aqui em SP mesmo, mas ultimamente não tenho encontrado (queria comprar um para uma amiga).
ResponderExcluirBoa sorte!
Vou experimentar esta receita. Obrigada pela partilha!
ResponderExcluir