Vendo uns clipes na TV outro dia deparei com a criatura mais feia do mundo. Não estou exagerando – na hora em que ele tirou a camisa e abriu a boca senti vontade de correr, correr como se não houvesse amanhã.
Uma visitinha a um certo perfil no imdb foi essencial para que eu não ficasse traumatizada pro resto da vida. :D
Preparar algo bonito também ajuda. Escolhi esta challah, inspirada em uma lindona que a Jaden fez há um tempo. A receita é do livro maravilhoso da Zoe.
Challah perfumada com canela
do Artisan Bread in Five Minutes a Day
- xícara medidora de 240ml
Massa básica de challah*:
1 ¾ xícaras (420ml) de água morna
1 ½ colheres (sopa) de fermento biológico seco
1 ½ colheres (chá) de sal
4 ovos grandes, ligeiramente batidos
½ xícara de mel
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida
7 xícaras (980g) de farinha de trigo comum
Recheio e cobertura:
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 colher (chá) de canela em pó
1 punhado pequeno de amêndoas em lascas
para pincelar: 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água
Comece pela massa: misture o fermento, o sal, os ovos, o mel e a manteiga derretida com a água numa tigela com capacidade para pouco mais de 4,5 litros. Junte a farinha, mexendo com uma colher (sem sovar) – você pode usar um processador de alimentos com capacidade para 14 xícaras ou uma batedeira tipo Kitchen Aid, com o batedor em forma de gancho (que foi o que usei). Se optar por usar as mãos, pode ser necessário umedecê-las para incorporar o finalzinho da farinha. A massa ficará molinha, mas firmará ao ser refrigerada. Não tente trabalhar com a massa antes do tempo de geladeira. Alguns carocinhos podem aparecer na massa, mas sumirão no produto final.
Cubra (não hermeticamente) e deixe em temperatura ambiente até a massa crescer e rachar, ou ficar com a superfície achatada – cerca de 2 horas. A massa estará pronta para ser usada após ser refrigerada. Guarde-a na geladeira, tampada (não hermeticamente) e use-a em no máximo 5 dias. Ou então congele a massa em porções de 450g num recipiente hermético por até 4 semanas. Quando desejar prepará-la, descongele na geladeira por 24 horas e em seguida deixe crescer e descansar de acordo com a receita que usar.
Para o recheio, misture o açúcar e a canela numa tigelinha e reserve.
Na hora de preparar a challah, forre uma assadeira de beiradas baixas com papel manteiga e unte-o com manteiga.
Polvilhe a superfície da massa com farinha e corte uma porção de aproximadamente 450g. Polvilhe a porção com farinha e forme uma bola com ela, esticando-a em uma superfície enfarinhada e puxando as pontas de volta ao centro.
Vamos formatar a challah: usando as palmas da mão, forme um rolo com a massa. Divida em três partes iguais. Abra cada parte até conseguir um cordão de aprox. 3,75cm – cuidado para não esticar muito de uma só vez, para não partir a massa. Faça uma cavidade no meio de um dos cordões e coloque 1/3 do recheio nela. Aperte bem para o recheio não vazar e feche as pontas. Repita o processo com as duas porções de massa restantes.
Hora de trançar: comece pelo meio e assim obterá uma trança mais homogênea. Coloque as pontas para baixo da trança e então a transfira para a assadeira preparada.
Cubra com um pano de prato seco e deixe crescer por 1 hora e meia. Vinte minutos antes deste tempo, pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pincele a trança com o ovo batido com água e salpique com as amêndoas. Asse por 25 minutos ou até dourar.
* esta quantidade de massa rende quatro pães de 450g cada – você pode guardar o restante de massa na geladeira ou congelá-la, de acordo com a receita, e usar como desejar.
Rend.: 1 challah