Tenho sangue italiano nas veias, por isso macarrão é algo que comi a vida inteira: minha mãe, apesar de ser de uma família alemã, fazia sempre em casa, e quando ela faleceu e minha avó paterna veio morar definitivamente conosco ela fazia macarrão com frequência, também – meu avô paterno era italiano, então cozinhar macarrão era algo natural para minha avó.
Não havia, ou pelo menos eu não me recordo, tanta variedade nos molhos: havia o tradicional molho de tomate, o bolonhesa, molho branco e o ocasional alho e óleo, mas era basicamente isso. Quando comecei a comprar livros de receita e a ler sites de culinária, anos atrás, percebi que havia tanta coisa que poderia ser feita com macarrão, uma variedade enorme de molhos interessantíssimos – aquilo me deixou boquiaberta.
Uma das maneiras de que mais gosto de preparar macarrão é usando legumes e verduras no molho: toneladas de sabor enquanto comemos algo bom pra saúde. A receita de hoje vem do incrível Antonio Carluccio e quando terminei de cozinhar o molho e o provei estava uma delícia, realmente saboroso. Pensei na hora no quão gostoso o molho ficaria espalhado sobre pão e servido como bruschetta em vez de misturado ao macarrão – é desse jeito que pretendo comê-lo da próxima vez. :D
Macarrão com pinoli e berinjela
um nadinha adaptado do ótimo Antonio Carluccio: The Collection
400g de berinjelas, cortadas em cubos pequenos
sal
90ml de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho grandes, bem picadinhos
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de pinoli
2 colheres (sopa) cheias de alcaparras, enxaguadas, escorridas e picadas
1 pitada de pimenta calabresa
pimenta do reino moída na hora
15 azeitonas pretas grandes, sem os caroços e rasgadas em pedaços
1 punhado de folhas de manjericão fresco, rasgadas
400g de fusilli ou outro tipo de pasta curta
parmesão ralado fininho, para servir
Coloque os cubinhos de berinjela em uma tigela com água levemente salgada e deixe de molho por 1 hora. Escorra, retire todo o excesso de água e seque a berinjela com papel toalha.
Aqueça o azeite em uma panela grande e junte a berinjela. Refogue por 3 minutes, misturando ocasionalmente para não grudar no fundo da panela. Junte o alho e continue refogando até que a berinjela esteja bem dourada. Junte o extrato de tomate, o pinoli, as alcaparras, a pimenta calabresa, a pimenta do reino e as azeitonas e cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 10 minutos – junte um pouquinho de água se o molho estiver seco demais.
Acrescente o manjericão, misture, tampe e retire do fogo.
Cozinhe o macarrão em água salgada até que fique al dente, escorra e misture ao molho. Sirva salpicado com o parmesão.
Rend.: 4 porções
Hummm!
ResponderExcluirPara mim,macarrão em uma refeição é ter a certeza de irei saborear algo pra lá de bom. Adoro! E de qualquer jeito! Sangue italiano por aqui também.
E, se ainda, for à ele adicionado um dos legumes que mais gosto, então fica perfeito!
Preciso testar! E também na sua futura versão... com um pãozinho vai muito bem também.
Sensacional Patricia, como sempre!
bjs
Obrigada Patrícia! Fiz seus brownies de cacau e fizeram o maior sucesso!!!
ResponderExcluirCarol, adorei saber dos brownies! Obrigada a você por vir aqui me contar!
ResponderExcluirOlá, Patrícia! Amei a receita, ficou suuuper saborosa!! Obrigada por compartilhar essa e tantas delícias!
ResponderExcluirAnônimo, obrigada! Que bom saber que vc gostou da receita!
ResponderExcluirEsta receita é óptima, já a fiz várias vezes e agradou a toda a gente! Publiquei uma ligeira adaptação da mesma no meu blog, com o devido crédito, claro.
ResponderExcluirO seu blog tem sempre muito boas receitas, de certeza que vou experimentar mais :)