Apesar de continuar firme e forte no projeto do inventário (dois anos, uau) continuo gostando de passear pelas gôndolas do supermercado para ver se há alguma novidade que ainda não experimentei – meu marido diz que se nós dois apostássemos uma corrida para comprar exatamente as mesmas coisas ele terminaria na metade do tempo (e é verdade). :D
Semanas atrás descobri uma marca nova de produtos de milho não-transgênico, projeto de Heloísa Bacellar e Alex Atala, e não pude resistir: levei um pacotinho de fubá para casa e o usei para preparar o bolo lindo da Clarice. Como o bolo ficou uma delícia, fiquei empolgada para usar o fubá novamente, desta vez em uma receita que originalmente pedia por polenta. O bolo ficou delicioso e muito macio, com os mirtilos explodindo na boca como pequenas bolhas de geleia – achei o bolo tão gostoso assim, sozinho, que dispensei completamente a cobertura.
Bolo de fubá, limão siciliano e mirtilos
um tiquinho adaptado daqui
225g de manteiga sem sal, bem molinha
225g de açúcar cristal
4 ovos grandes
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
½ colher (chá) de extrato de baunilha
100g de fubá
150g de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
200g de mirtilos (blueberries), frescos ou congelados (usar sem descongelar antes)
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, cerca de 3 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela também. Junte as raspas de limão e a baunilha. Com uma espátula de silicone, misture gentilmente o fubá, a farinha de trigo, o fermento, o sal e o suco de limão, mexendo de baixo para cima até a massa homogeneizar. Incorpore metade dos mirtilos delicadamente. Espalhe a massa na forma preparada e salpique com os mirtilos restantes.
Asse por aproximadamente 40 minutos ou até que doure e cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em quadrados para servir.
Rend.: 20 porções
Que aspecto fofinho!
ResponderExcluirBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Aspecto fantastico, tambem adoro andar no supermercado sempre a procura de coisas novas:)
ResponderExcluirBeijinhos
Eu simplesmente AMO bolo de fubá!! Adoro andar nos mercados em busca de coisa nova. Fiquei tão decepcionada quando abriu o Walmart aqui em Londrina pois achei que teria novidades... hummm... engano meu. Um dia ainda quero ir a São Paulo no tão falado Mercado Santa Luzia!! Beijinhos
ResponderExcluirNunca pensei em colocar frutas no bolo de fubá, não é estranho? Vou executar esta receita, a "cara" é ótima. Abs e boa semana.
ResponderExcluirFiz a receita, mas usei amoras, ficou uma delícia!!!
ResponderExcluirLuciana, vc vai enlouquecer naquele lugar, te garanto. :D
ResponderExcluirBj!
Wair, a idéia não é ótima?
Bj!
Mariana, amei saber que vc faz a receita! E que idéia deliciosa usar amoras!
Bj!
Fiz com mirtilos e ficou sensacional!!! Hoje farei com amoras! Estava na dúvida se poderia, mas como a leitora acima já fez, vou fazer, com congeladas.
ResponderExcluirBjs e obrigada por estas receitas maravilhosas!
Anônimo e Rogério, que bom que gostaram do bolo!
ResponderExcluirPatricia eu estava a pensar fazer esta sua receita, mas surgiu uma duvida! Quando você diz fubá quer dizer farinha de fubá nao é? Nao é aquele fubá mais grosso pois não?
ResponderExcluirAqui em portugal não usamos fubá por isso a dúvida!
beijo :-D
Marisa, aqui no Brasil chamamos de fubá, é aquele bem fininho, bem mais fino do que a polenta (o que em inglês é chamado de "cornmeal").
ResponderExcluirOlá Patricia acabei por fazer este bolo com a tal farinha de fuba que comprei...
ResponderExcluirEle ficou igualsinho ao seu tirando o facto de eu ter posto antes framboesas congeladas, porque tinha um restinho que sobrou da tarte crumble de framboesas. Toda a gente adorou ca em casa.
E como comprei 1 kg de farinha de fuba sobrou imensa e então decidi experimentar o seu bolo de fuba cozido, que fiz hoje a tarde para o lanche e ficou também muito bom. Leve com um toque para o húmido!
Um dia desses abro um blog tb XD estou a ficar viciada! looooool
Obrigada=P
Marisa, que bom que no final a receita deu certo! Adorei a ideia de usar framboesa, delícia! E que bom que vc também gostou do outro bolo.
ResponderExcluirObrigada por vir aqui me contar. Beijo!