Covers são algo complicado: podem ser ótimos ou verdadeiros desastres, como uma vez escrevi. Algumas versões são melhores do que a canção original – me desculpem, puristas - enquanto outras são OK, nada de especial. Há um caso, entretanto, em que não tenho uma favorita: “Don’t Dream It’s Over” – a canção original é absolutamente maravilhosa e eu, quando pequena, ficava torcendo para que tocasse na rádio toda hora, e a versão de Sixpence None the Richer é igualmente linda. Amo ambas, não dá pra escolher. E é isso que aconteceu com este bolo: uma vez fiz a receita exata da Annie Bell, com limão siciliano, e ficou deliciosa. Depois eu a adaptei um pouquinho, com laranja e sementes de papoula, e o resultado foi fantástico. Acho que dá pra ver pela foto o quão fofinho ficou.
Amo ambas, não dá pra escolher. Deixo esta missão para vocês, pessoal. :)
Bolo de laranja e sementes de papoula
um tiquinho adaptado do über lindo Annie Bell's Baking Bible (comprei o meu aqui)
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
225g de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de sementes de papoula
225g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 225g - de açúcar cristal
raspas da casca de 2 laranjas
4 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (80ml) de leite integral
1/3 xícara (80ml) de suco de laranja fresco
Calda:
suco de 1 laranja
½ xícara (100g) de açúcar cristal
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma retangular de metal de 20x30cm.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Junte as sementes de papoula e misture bem.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de laranja até obter um creme bem claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem e raspando as laterais da tigela a cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, adicione metade dos ingredientes secos, o leite e o suco, e a outra metade dos ingredientes secos, batendo apenas até incorporar. Raspe novamente as laterais da tigela.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 30-40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar por 5 minutos sobre uma gradinha e, enquanto isso, prepare a calda: em uma tigelinha, misture bem o suco de laranja e o açúcar. Faça furinhos em todo o bolo com um palito de dentes e, aos poucos, espalhe às colheradas a calda sobre ele, esperando para que todo o líquido seja absorvido. Deixe esfriar completamente e corte em quadradinhos.
Rend.: 15 porções
Receita deliciosa!!
ResponderExcluirSe puder, visite meu blog
http://vivendocomoumgato.blogspot.com.br/2012/09/enquanto-isso-no-sul-e-sudeste.html
muito obrigado!!
De dar água na boca, só de olhar. Lembra aquele seu bolo molhadinho de limão siciliano e sementes de papoula --- já o fiz e foi um sucesso absoluto. Delicioso.
ResponderExcluirCovers são mesmo complicados e igualmente o é indicar bandas a alguém cujo gosto musical não conhecemos bem. Mas já que mencionou o cover de The Corrs para "Dreams", de Fleetwood Mac, não resisto a perguntar se conhece a versão que Bastille gravou com Gabrielle Aplin (http://youtu.be/r2Zu7qJqDXQ). É algo bem diferente do original (pessoalmente, ainda prefiro o cover de The Corrs). O fato é que -- e era onde eu queria chegar -- Bastille é uma banda que adoro e que, justamente, começou com covers, em geral muito bons, na minha opinião. Até "Rhythm of the Night", de Corona, ganhou uma versão no mínimo interessante (http://youtu.be/Jcw720SivGg).
Enfim, mais uma indicação e mais um comentário quilométrico rs. Se não conhecia Bastille, lhe deixo um último link, com minha música preferida deles: Pompeii (versão acústica) ~ http://youtu.be/Jcw720SivGg. Espero que goste. :)
Olá, onde encontrar semente de papoula? Não achei nem no mercadão de SP :O(
ResponderExcluirPatricia,apesar de quase não fazer comentários sempre leio seu blog e testo suas receitas.Já fiz várias, o seu bolo de banana realmente é o melhor do mundo.Agora esta também parece deliciosa, por favor alguém sabe onde comprar semente de papoula?Aqui em SC não estou conseguindo encontrar.Um abraço e novamente parabéns pelas receitas deliciosas pelos textos idem.Carol.
ResponderExcluirTem um aspecto maravilhoso!
ResponderExcluirUm receita deliciosa para experimentar e degustar!
ResponderExcluirEii, tá linda a receita!
ResponderExcluirMas me conta, onde tu acha sementes de papoula??
Abraço
Ficou lindo! Mas tenho a mesma dúvida: há tempos procuro sementes de papoula e nada, pelo menos aqui em Porto Alegre e na internet não tenho ideia de onde conseguir.
ResponderExcluirOlá Patricia!!!
ResponderExcluirAmooooo seu blog, acompanho diariamente, já fiz várias receitas daqui e tudo fica maravilhoso.
Como muitos estão perguntando, o meu problema também é onde encontrar a Semente de Papoula. Moro no interior de SP e por aqui é impossível mesmo encontrar, mas das vezes que fui para SP, tb nunca encontrei, no mercadão sempre me falam que é proibido.
E eu fico maluca com essas sementinhas nos bolos, biscoitos, queria taaaaantoooo encontrar...
Se você puder nos falar onde vc compra, ficaremos todas felizes da vida! ^^
Beijão querida
Poli, ADORO seus comentários, menina. Comente sempre, quilometricamente ou não.
ResponderExcluirVou ver os vídeos, não conheço essa banda!
Beijo!
Meninas, as minhas sementes de papoula foram compradas fora do Brasil. Mas não se preocupem porque o bolo fica ótimo sem elas tb.
Pat!
ResponderExcluirBom vou te confessar que não escrevi ainda por aqui, mas amo de paixão seus posts e as coincidências, acho até clichê este comentário, mas é verdade.
Vim te contar que domingo fiz um delicioso bolo de limão com sementinhas de papoula que ganhei em um curso que fiz com a Simone Izumi e agora não tenho mais,acabou! Sabe me dizer onde as encontro em são paula pra testar esta receita nova?
bjo querida! e obrigada
Oi Patricia,
ResponderExcluirDescobri o seu blog ontem à noite e posso te falar? Viciei! Parabéns, que blog lindo, bem escrito, com receitas que parecem ser deliciosas e fotos lindas. Vou voltar aqui toda semana. Aliás, já me inscrevi para receber os posts por e-mail.
Bjs,
Leticia
Ah, esqueci de comentar que nosso gosto para doces é o mesmo. Adoro uma sobremesa com fruta cítrica e limão siciliano tb é o meu preferido.
ResponderExcluirÓtima receita. Mas as sementes de papoula viraram artigo rarissimo em SP...
ResponderExcluirFalando em covers - David Bowie arrebenta em um cover de God Wonly Knows, dos Beach Boys. Hope U like!
Abraços
Tati, as minhas sementinhas foram compradas em uma viagem... :S
ResponderExcluirBj!
Letícia, seja muito bem-vinda!
Wair, vou procurar esse cover, não conheço!
Bj!
Eu também esperava ansiosamente tocar no rádio a versão da Crowded House! Ah, a era pré-internet... Jovem demais e sem grana para comprar LP's e K7's, o jeito era esperar tocar na FM e correr para aumentar o volume quando finalmente tocava! :) E pensar que nossos filhos não passarão por esta experiência! Acho que por isso mesmo prefiro a original, memória afetiva. Mas a versão da SNTR é boa, ficou suave.
ResponderExcluirVocê ganharia bons dinheiros com a revenda de sementes de papoula, pois suas comidinhas são excelentes propagandas, eu mesma encomendaria vários pacotinhos já! Posto que a venda aqui é ilegal (?!?!), aceito sua sugestão e vou experimentar fazer o bolo sem elas.
Bjs
Fiz esse bolo e ficou incrivel. Usei semente de chia no lugar da papoula e ficou muito bom!
ResponderExcluirEu queria fazer a versão dele de limão siciliano. Como posso fazer a proporção? Acho que o limão é mais forte que a laranja, não?
Será que seria igual? raspa de 2 limões, 80 ml de suco e 1 limão para a calda?
Obrigada!!!
Flavia, que coisa boa saber que vc gostou da receita! \o/
ResponderExcluirNa receita original, a Annie Bell usa 150ml de leite, raspas da casca e suco de 2 limões. Como eu adoro coisa azeda, eu faço na mesma proporção deste de laranja aqui. Fica a seu critério!
Bj!