Tenho feito brownies com certa frequência ultimamente: são rápidos e fáceis de preparar, deliciosos, todo mundo adora e eu não preciso esperar a manteiga amolecer para prepará-los, o que os torna perfeitos para as vontades de cozinhar repentinas. Fiquei um tempão de olho nos brownies do Paul Hollywood mas meu pequeno estoque de cranberries secas tinha acabado - sabia que quando comprasse as frutinhas os brownies seriam a primeira coisa que faria com elas. Na verdade, acabaram sendo a segunda coisa, mas ficaram muito saborosos - não que eu tivesse qualquer dúvida: eu jamais duvidaria do cara responsável pelo melhor brioche que comi na vida. :)
Ah, comprei as minhas cranberries secas no site da Casa Santa Luzia - foram entregues por Sedex em apenas quatro dias úteis. Fica a dica. :)
Brownies de chocolate com cranberries secas
do lindíssimo e infalível How to Bake (comprei o meu aqui)
- xícara medidora de 240ml
100g de manteiga sem sal, picada
200g de chocolate meio-amargo picado – usei um com 53% de cacau
4 ovos*
¾ xícara (250g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 xícara (110g) de cranberries secas, envolvidas em 1 colher (chá) de farinha de trigo
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel com manteiga.
Coloque a manteiga e o chocolate em uma tigela média e leve-os ao banho-maria, mexendo até que derretam. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Na tigela grande da batedeira, com o batedor de arame, bata os ovos e o açúcar juntos até obter um creme claro e espesso, e que caia em formato de fita quando o batedor for levantado. Junte a baunilha e bata para incorporar. Com jeitinho, incorpore a mistura de chocolate derretido. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o cacau juntos sobre a massa e misture de baixo para cima, gentilmente, até incorporar tudo. Junte as cranberries. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que se forme uma crosta na superfície mas a mistura ainda esteja molinha no centro. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos.
* a receita pedia ovos médios – usei do tipo grande, separando os menores que havia na caixa
Rend.: 16 brownies
Oi Patricia, você ja me deixou com vontade de ir para a cozinha fazer brownies.Farei esta receita hoje, mas com uma modificação.Depois venho te contar como ficou.Beijos querida.
ResponderExcluirOs browies têm mesmo bom aspecto. Que maravilha!
ResponderExcluirPat, brownies ê o seguinte, não?! Sempre agrada. Lendo sobre tua encomenda de cranberries secas lembrei de que vi bastante em Brasilia. Quer dizer, bastante eé exagero.Mas até achei.; o )
ResponderExcluirHum..parece ser uma delicia!!
ResponderExcluirOi Patricia, vc acha que esse brownie é ainda mais saboroso do que o de cacau?! Sou completamente apaixonada pelo brownie de cacau! Foi, de longe, o melhor e mais prático brownie que já fiz. Ele é sempre pedido e lembrado na família e pessoas já me falaram que foi o melhor brownie que comeram na vida.
ResponderExcluirResolvi perguntar porque estou com um pacote de cranberries aberto e esse seu post me deu água na boca rs.
Quero aproveitar e dizer que suas receitas são maravilhosas e sempre que quero fazer algo diferente é o seu blog que me socorre. Já fiz várias receitas e todas deram certo e foi sucesso! Parabéns!
Beijos,
Arianne Lopes
Que perdição :-)
ResponderExcluirOi Patricia fiz seu brownie com cerejas, ficou delicioso, mas da próxima vez farei em assadeira maior do que eu usei e deixarei menos tempo no forno.Mesmo assim ficou delicioso.
ResponderExcluirhttp://www.comeresocomecar.com/
Patricia aqui sempre tudo uma delícia!! e as fotos ficam sempre lindas! beijos
ResponderExcluirNossa, brownie de chocolate + cranberries = combinação perfeita!!
ResponderExcluirAgora bateu o desejo, SOS!!
Boa semana Pat!!
Oi, Arianne, tudo bem?
ResponderExcluirEste brownie tem uma consistência um pouco diferente dos brownies de cacau - estes do Paul lembram em textura uns que postei há alguns anos, os brownies da Tartine Bakery. Os de cacau são mais gostosos, na minha opinião, e acabam sendo mais práticos porque vc não precisa do chocolate em barra.
Um beijo e obrigada por comentar - adorei saber que as receita dão certo contigo!
Patricia fiz o brownie e foi um sucesso! só troquei a farinha de trigo por farinha de amêndoas! Muito bom!
ResponderExcluirMila, que notícia boa! Adorei saber que deu certo com a farinha de amêndoas, genial a sua idéia! Bj!
ResponderExcluirQuerida Patricia!
ResponderExcluirComo sempre, mais uma receita maravilhosa.
Moro perto de um hipermercado americano aqui no Japão, na qual tenho fácil acesso às deliciosas cramberries. Me rendi à frutinha quando comi um super salada verde com cramberries, nozes, fresh cheese e molho agridoce. A combinação foi perfeita. O brownie; no qual eu não podia esperar menos, ficou maravilhoso! Como cresceu bastante, vou tentar (e aconselho) colocar em uma forma de 22,5x32,5 ao invés da quadrada de 20 cm da próxima vez.
Bons Brownies para você!
Erica, querida, que notícia boa! Sempre fico feliz quando as receitas dão certo para você aí, do outro lado do mundo!
ResponderExcluirBeijo!
Ótima receita! Acabei de fazer ela aqui e meus brownies ficaram profi!
ResponderExcluirPuxa fiquei com vontade de fazer alguem ja fez diet? Queria ima ideia pra substitute o acucar por adocante stevia, sou diabetica.
ResponderExcluir