Procurando por uma receita de bolo simples, encontrei este bolinho super dourado e delicioso e companhia perfeita para uma xícara de chá; além disso, a receita do Dan Lepard foi ideal para aproveitar o leite condensado que sobrara do preparo do cheesecake e para dar um final digno às tangerinas que ficaram zanzando na minha geladeira por mais de uma semana.
Bolo amanteigado de tangerina
um tiquinho adaptado da coluna do Dan Lepard no Guardian
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
2 ovos grandes, separados
1 pitada de sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, uso dividido
100g de manteiga sem sal, derretida
125g de leite condensado
raspas da casca de 2 tangerinas (use aquela que tem a casca fininha)
½ xícara (120ml) de suco de tangerina
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
raspas da casca de 1 tangerina
cerca de 1½ colheres (sopa) de suco de tangerina
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 22x12cm, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Usando a batedeira, bata as claras e o sal até que comecem a espumar. Junte 2 colheres (sopa) do açúcar aos poucos e vá batendo até obter um merengue de picos suaves. Reserve.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a manteiga, o leite condensado, o açúcar restante, as gemas, as raspas e o suco de tangerina e a baunilha até obter um creme homogêneo. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e bata até homogeneizar. Incorpore o merengue delicadamente e de maneira rápida, misturando de cima para baixo. Espalhe a massa na forma e alise a superfície. Leve ao forno por 40-45 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos e então desenforme com cuidado. Remova o papel e deixe esfriar completamente sobre a gradinha.
Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena e junte as raspas de tangerina. Acrescente o suco aos poucos, misturando até conseguir uma consistência boa para espalhar sobre o bolo (adicione suco ou água se precisar). Espalhe sobre o bolo e deixe secar por 30 minutos.
Rend.: 6-8 porções
Oi Paty, tudo bem ? Que bolo mais fofo e com uma carinha de gostoso ! Receita anotada para fazer em breve. :) Beijocas
ResponderExcluirK bolinho que deve ser uma maravilha...
ResponderExcluirAdorei seu blog... já a estou a seguir...
Se quiser dar uma olhadela no meu sonhosnacozinha.blogspot.com
Beijinho
Hummmm que maravilha de bolo..deve ser muito bom.. acho que nunca fiz bolos com tangerinas. :)
ResponderExcluirUm beijinho e boa semana
iai
ResponderExcluirVim, vi, fiz e comi. Não usei papel manteiga pois minha forma é antiaderente(vou usar na próxima para ver a diferença). Ao casar as claras com a massa (eu de testemunha) parece que não vai caber na forma. Pelo menos aqui acho que dá para ficar até uns 35 minutos no forno. Tinha comprado mexericas para fazer sorvete e acabei fazendo a sua sugestão deliciosamente amanteigada.
Gosto muito do seu Blog. Adorei o bolo, só fiquei com uma dúvida, não seriam 480 gramas de farinha = 2 xícaras? Obrigada.
ResponderExcluirOi, Maria Helena, tudo bem? 1 xícara de farinha de trigo = 140g.
ResponderExcluirPat, vim procurar uma receita e fiquei chocada com a quantidade de bolos que você já postou!!! Rainha dessa internet toda!! Maravilhosa! Beijo grande!!
ResponderExcluir