Foi a minha querida amiga Valentina que me apresentou às maravilhosas receitas de Dan Lepard há alguns anos – vi um bolo lindo no blog dela e a receita era dele. Entretanto, demorei uma eternidade (e nem sei bem o porquê) para começar a preparar as receitas de Lepard e depois de experimentá-las não tenho nenhuma intenção de parar. O livro mais recente dele é fantástico e faz parte da lista dos meus livros favoritos – cada receita feita dele até agora foi sucesso absoluto.
Sendo apaixonada por maracujá não pude resistir a esta receita: é deliciosa e as sementinhas despontando do bolo o tornam ainda mais bonito – o pessoal do trabalho adorou.
Bolo de maracujá com cobertura streusel de coco
adaptado da deliciosa coluna de Lepard no Guardian
- xícara medidora de 240ml
Streusel de coco:
85g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ xícara (45g) de coco em flocos sem adição de açúcar
1 pitada de sal
Bolo:
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, derretida e fria
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
1 xícara (240ml) de polpa de maracujá, com as sementes
4 colheres (sopa) de amido de milho – aperte-o na colher na hora de medir
4 ovos grandes, claras e gemas separadas
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 1/3 xícaras (325g) de farinha de trigo
3 ½ colher (chá)s de fermento em pó
Prepare a cobertura streusel: em uma tigela média, incorpore a manteiga aos outros ingredientes usando as pontas dos dedos, misturando até obter uma farofa grossa. Leve à geladeira enquanto prepara a massa do bolo.
Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm.
Coloque a manteiga derretida em uma tigela grande, junte o óleo, o açúcar, o maracujá, o amido de milho, as gemas, o creme de leite e a baunilha e misture bem. Na tigela grande da batedeira, bem limpa e seca, bata as claras e o sal até obter picos suaves. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de maracujá e misture delicadamente. Junte as claras em neve e incorpore delicadamente com uma espátula de silicone. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Espalhe a cobertura streusel sobre a massa do bolo e pressione levemente para aderir. Asse por 40-50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Rend.: 15-18 porções
hummm... parece de li ci o so!!!
ResponderExcluirBjos.
Danie
www.lindaecheiadegraca.blogspot.com
Que coisa linda!
ResponderExcluirParece bom demais. Adoro bolo de maracujá. E este bolo parece ser muito fofo.
Beijos.
Que maravilha!
ResponderExcluirNossa. Deve ficar uma delícia.
ResponderExcluirAdoro bolo de maracujá com as sementes, sempre faço, mas nunca usei essa cobertura, deve ficar melhor ainda.
ResponderExcluirbjs
Nossa parece simplesmente delicioso.
ResponderExcluirEstou salivando.
bjo
Pat, a sementinha de maracujá deve estar divina, mas sou suspeita pra falar, porque amo uma crocância. Beijo
ResponderExcluirmariacarambola.wordpress.com
♥♥♥
nunca tinha pensado num bolo assim! totalmente diferente, inovador e perfeito!
ResponderExcluirAdorei!!! Outra receita MARAVILHOSA!!! Quero experimentar... Bjs.
ResponderExcluirOi Patricia gosto muito de citricos.Bolo de laranja, limão, maracuja, tangerina.Seu bolo parece delicioso.Mas essa cobertura me deixou com vontade de experimentar.Beijos e ótimo final de semana.
ResponderExcluirDeve ser uma delícia! Das fotos às receitas tudo neste site é fora de série!
ResponderExcluirBabette
Fiz esse bolo hoje. Achei facílimo de fazer e delicioso !!!! Para as próximas vezes vou usar uma forma um pouco maior do que a sugerida por você.
ResponderExcluirEstou amando seu blog que venho visitando há pouquíssimo tempo.
Bjo....:)
Oi, Margareth! Tudo bem?
ResponderExcluirQue bom saber que está gostando do blog e que gostou do bolo! Espero que não tenha derramado na sua forma.
Bj e obrigada por vir me contar!
Patrícia esse bolo é muito bom conquistou a família toda. E super fácil de fazer o meu não ficou tão lindo quanto o seu, mas muito bom. Beijos
ResponderExcluirOi, Vanessa!
ResponderExcluirQue bom que a receita deu certo - mas visualmente falando, o que houve como teu bolo?
Fico feliz sabendo que ficou gostoso!
Beijo e obrigada por vir me contar!
Ora aqui está um blog super saboroso :)
ResponderExcluirOlá patricia,
ResponderExcluirum bolo lindo, com um perfume a maracujá que deve ter inundado a sua cozinha! Aposto que é fantástico, quem me dera ter maracujás pois iria fazê-lo de certeza. levo a receita, pois por vezes aparecem à venda.
Bjs
Patricia, eu fiz esse bolo no fim-de-semana... DIVINO!!!! ai ai, o que seria de mim sem suas receitas maravilhosas!! rsrsrs. Beijinhos
ResponderExcluirLuciana, que notícia boa, menina! Amei saber que a receita deu certo para você.
ResponderExcluirBeijo!
Patricia!
ResponderExcluirSou sua fã, já sigo seu blog há tempos, só não tinha comentado ainda...
Testei a receita! Todo mundo do trabalho adorou também!!!! Fiz também o brownie de doce de leite... esse já fiz muitaaaas vezes e sempre é sucesso!
Obrigada por compartilhar essas maravilhas.
Um grande abraço
Ariadna
Oi, Ariadna! Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei saber que o bolo foi sucesso, e os brownies tb! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado.
Bj!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlah Patricia , queria tirar uma duvida com vc. Fiz o bolo de maracuja,quando coloquei o fermento ele ficou aerado parecendo um mousse.Cresceu ateh a borda , quase derrramou,porem apos meia hora simplesmente murchou(nao abri o forno).O que teria eu feito errado?Jah aconteceu uma outra vez com outro bolo.Se vc puder responder, muito obrigada. Seu site eh otimo .neusambg@hotmail.com
ResponderExcluirNeusa, tudo bem? Bolo de afunda por ser forno quente demais. Outra coisa: vc está usando o tamanho certo de forma?
ResponderExcluirOlá Patricia! Amo suas receitas e estou sempre praticando!Porém tenho dificuldade de achar creme de leite fresco onde moro. Como posso substituí-lo nesse bolo? Bjs
ResponderExcluirOi, Renata! Em bolos eu já usei iogurte natural integral no lugar do creme azedo, funciona, viu? Mas use o integral, o desnatado não tem gordura e você precisa dela aqui. Se possível, escorra o iogurte em um filtro de papel por algumas horas para deixá-lo mais espesso.
ResponderExcluirBjs!
Receitas maravilhosas...fiz esse bolo e o tamanho é ótimo! a família gostou tanto que acabou em 2 dias! Sucesso total e já foi pro meu caderninho de melhores receitas! Obrigada
ResponderExcluirDelicioso!
ResponderExcluir