Há coisas que demoro séculos para fazer – preparar uma receita, assistir a um filme – e quando finalmente o faço... bleh.
Há muitos e muitos anos vi o trailer de “Novembro” e fiquei intrigada: achei interessante e gostei da idéia de ver a Courteney Cox em um drama: para mim, ela era a garota mais engraçada de “Friends” – até hoje não entendo o Emmy e o Globo de Ouro dados à Jennifer Aniston. Mas demorei 7 anos para ver o filme e... bleh.
*spoilers*
“Novembro” me lembrou “A Passagem” – do qual gosto muito – mas de um jeito pobre.
*fim dos spoilers*
Foi com esse pensamento que decidi preparar estas tortinhas, algo que desejava fazer desde agosto de 2008 – elas ficaram deliciosas! Ainda bem. :)
Se vocês não estiverem a fim de preparar massa de torta façam apenas o creme de chocolate e sirvam em potinhos – ele é tão saboroso que nem precisa da casquinha caramelizada.
Tortinhas de crème brûlée de chocolate
um nadinha adaptadas dos sempre maravilhosos Donna Hay Magazine e Modern Classics Book 2
- xícara medidora de 240ml
1 receita de massa do tipo shortcrust pastry
1 xícara (240ml) de leite integral
100g de chocolate meio-amargo, picadinho
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 gemas, de preferência orgânicas
3 colheres (sopa) de açúcar cristal, de preferência orgânico
½ colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de Amaretto (opcional)
açúcar cristal extra, para caramelizar
creme de leite batido, para servir
Base das tortinhas: unte levemente com manteiga oito cavidades de uma forma de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada. Divida a massa em 8 partes iguais. Com um rolo abra cada porção de massa em um círculo e forre cada cavidade da forma preparada com os círculos de massa. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte 8 pedaços de papel alumínio – aproximadamente do tamanho das cavidades da forma de muffin – e unte um dos lados de cada um deles com manteiga. Pressione os pedaços de papel alumínio na massa, deixando o lado untado com manteiga em contato com ela e asse por 15 minutos. Remova o papel alumínio e asse as bases de torta por mais 5-8 minutos ou até que dourem e estejam crocantes. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Com cuidado, desenforme as bases das tortinhas.
Recheio: coloque o leite, o chocolate a baunilha em uma panelinha de fundo grosso e leve ao fogo médio, mexendo até o chocolate derreter. Deixe começar a ferver e retire do fogo. Em uma tigela pequena, bata as gemas e o açúcar com um batedor de arame até obter um creme claro. Junte o amido de milho e misture bem. Aos poucos, junte a mistura de leite quente às gemas, misturando sempre. Volte tudo à mesma panela e leve ao fogo médio, misturando sempre, por 2-3 minutos ou até que o creme engrosse. Deixe esfriar. Despeje o recheio nas bases de torta e leve à geladeira por 4 horas ou até que firmem. Salpique o açúcar extra sobre as tortinhas e caramelize usando um maçarico culinário. Sirva com o creme de leite batido.
Rend.: 8 unidades
Têm um aspecto maravilhoso!
ResponderExcluirBjs
Paty, devo dizer que tudo aqui é admirável. Vc trabalha, faz as receitas, critica filmes e ainda traduz tudo, trabalho dobrado! Que pique vc tem. Eu adoro tudo aqui e checo as receitas sempre que posso. Meu escolhido desta vez será o crumble, só preciso definir o sabor! Wish me luck! Kss.
ResponderExcluirHmmmm... que delícia!!!
ResponderExcluire PRECISO concordar com a Pati aqui em cima!!!! Faço delas as minhas palavras!!!
beijãozão *
Olá, acompanho seu lindo blog há tempos e sempre vejo que vc usa açúcar cristal. Eu não tenho em casa, nem o utilizo normalmente. Então, ficam duas perguntas: 1- por que vc usa este tipo de açúcar? 2- eu posso substituí-lo por demerara?
ResponderExcluirUm beijo e obrigada!
Cristina.
Que delicia!
ResponderExcluirEssas tortinhas são um duplo atentado...para os olhos e para o paladar! :)
ResponderExcluirEu não entendi direito o lance do papel alumínio. Eu tenho que untar a face que fica em contato com a massa, e cada pedaço vira um tipo de tampa para cada massinha, é isso?
ResponderExcluirOutra pergunta, com quanta antecedência eu posso fazer a massa? Posso assa-la no dois anterior e mante-la na geladeira?
Pati, faça o crumble, sim! Me conta depois?
ResponderExcluirBj e obrigada!
Cristina, uso o cristal porque é o tipo orgânico que encontro (não encontro refinado orgânico). Pode substituir por refinado (o demerara tem um sabor mais pro caramelo que nem sempre vai bem).
Beijo!
Daiane, você vie colocar o lado untado em contato com a massa para que não grude.
Pode assar a massa um dia antes - deixe esfriar completamente e guarde em um recipiente hermético, temperatura ambiente.
A minha perdição é, sem dúvida, o chocolate, então esta chamou a minha atenção
ResponderExcluir