Apesar das minhas promessas de não comprar mais livros de receita acabei com um punhado de títulos novos em casa; um deles é “From Season to Season – a Year in Recipes” e depois de folhear o lindo livro escolhi este bolo delicioso para ser a primeira receita a ser testada – preparei até casca de laranja em calda para a receita, afinal de contas, quem pode resistir a um bolo com um nome assim? ;)
Bolo de quase-sogra
um tiquinho adaptado do lindo From Season to Season – a Year in Recipes (o meu foi comprado aqui)
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
1 1/3 xícaras (300g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ½ xícaras (500g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
4 ovos grandes, de preferência orgânicos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo, peneirada
75g de cacau em pó, peneirado
2 colheres (chá)s de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de água fervente
raspas da casca + o suco de 1 laranja
1 xícara (110g) de pecãs, picadas
Ganache:
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
75g de chocolate meio-amargo, picado
½ colher (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
casca de laranja em calda, para decorar – receita aqui
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de aro removível de 25cm de diâmetro. Forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Prepare o bolo: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula ocasionalmente. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente a farinha, o cacau, o fermento, o sal, o leite, a água, as raspas e o suco de laranja. Bata até obter uma massa homogênea. Com o auxílio da espátula, misture as pecãs. Despeje a massa na forma preparada e asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e firme (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado, remova o papel manteiga e transfira o bolo para um prato de servir.
Ganache: aqueça o creme de leite em uma panelinha até começar a ferver. Desligue o fogo, junte o chocolate e a manteiga e reserve por 1 minuto. Misture até derreter os ingredientes. Despeje o ganache sobre o bolo – quando firmar, decore com as cascas de laranja em calda.
Rend.: 8-10 porções – fiz 2/3 da receita de bolo acima usando uma forma redonda de 20cm
Que coisa mais apetitosa! Ficou lindo! E o nome não deixa de ser curioso, poderia até chamar-se, bolo impressiona-sogras ;)
ResponderExcluirBeijinho grande* Bom ano*
Parece ser delicioso... deu vontade de comer! E o nome é ótimo, né?! heheheh...
ResponderExcluirA mistura de chocolate com laranja para mim é perfeita!!! Será que consigo fazer essa delícia??!!
ResponderExcluirBjooos.
E o medo de engasgar no trabalho com a boca cheia d'água? Lindão, Pat.
ResponderExcluirAinda preciso vencer minha resistência à combinação cítricos + chocolate mas, confesso, este bolo me amoleceu um pouco.
Beijo!
Oi Patrícia, você tem um email para contato?
ResponderExcluirabs
Patricia
ResponderExcluirEstou aqui babando.. vou tentar fazer e te conto depois.
Bjos
www.sheilaeros.blogspot.com
Ai que delicia! O nome está demais!! De chocolate só pode ser delicioso! Estou aqui com as papilas gustativas a saltar!
ResponderExcluirBjinhos
Que aspecto divinal.. adorei as imagens! beijos
ResponderExcluirNossa, que delícia!!! O nome é, no mínimo, curioso... Acredito que a casca da laranja tenha dado um toque especial nesse bolo... Hummm!!! Pra variar, saio daqui com água na boca =D
ResponderExcluirBeijos
Lari
O bolo está com uma aparencia irresistivel, e a receita parece precisa, oerfeita. Abraços eum otimo 2012!
ResponderExcluirAdorei o nome do bolo, a receita e as fotos! Divino, como sempre... Mas você conseguiu se superar ao preparar também a casquinha de laranja!
ResponderExcluirAmei!!!
Feliz 2012!
Bom dia Patricia, lembrei de vc ontem quando vi que a partir do dia 19 de janeiro vai passar um programa da Donna Ray no Fox Life...hummm depois do meu queridissimo Bill e da senhora Dahl parece que vem mais gostosuras por ai!!!! Beijos.
ResponderExcluirPat ficou lindo, eu adoro combinar laranja com quase tudo, acho perfeito sempre!
ResponderExcluirEntão, também estou aki pra comcidar você para conhecer meu novo blog, o DoceDeleite (http://www.odocedeleite.com/).... ano novo e novo projeto na área, espero que goste!
Bjão
que laranja você usou, lindona? Há alguns anos conseguia fazer incríveis cascas de laranja levemente carameladas, mas hoje, quando tento, ou o caramelo fica muito duro, ou muito mole, ou o açúcar fica em excesso... Praga de alguém, só pode ser! Bjs, Sá
ResponderExcluirPat, você sabe porque o bolo se chama assim? Realmente é curioso e tem um aspeto maravilhoso, não me faz lembrar de sogra nenhuma ha ha
ResponderExcluirHauhauah.....esse é engraçado mesmo! E o capricho nas casquinhas de laranja milimetricamente cortadas?!! I die! Parabéns, mais uma vez Patrícia!
ResponderExcluirPat, acabaste com a minha dieta: vou TER que fazer esse bolo, não de pode ignorar um nome desses, hahahahaha!!!
ResponderExcluirOi Paty ! Tudo legal ? Lindo bolo ! A laranja combina muito bem com o chocolate. Um dia desses vou fazê-lo também. Beijos
ResponderExcluirMonica Moura, vi o comercial outro dia - obrigada por vir me contar!
ResponderExcluirBeijo!
Ameixinha, uma leitora da Sophie Dahl enviou a receita a ela, dizendo que tinha sido um bolo que uma quase-sogra dela preparava. :D
Sá, querida, usei laranja Bahia - essa receita do David Lebovitz é ótima, já fiz várias vezes e sempre funciona!
Beijão!
Canele Store, email: patricia (ponto) scarpin (at) gmail.com