O sabor de eggnog, aqui transformado em trufas (um receita bem fácil e que não pede muitos ingredientes) já apareceu na minha cozinha em forma de biscoito, crème brûlée e sorvete; adorei cada uma das versões para esse sabor clássico do Natal do hemisfério norte e, se ainda der tempo, quero experimentar o pound cake de eggnog da Flo Braker, também.
Outra versão para um clássico que adoro é “Call on Me”, do Eric Prydz (mesmo o clipe sendo bem ruinzinho) - ainda por cima, a música é boa pra fazer esteira. :)
Trufas de eggnog
do The Christmas Candy Book
130g de chocolate branco, bem picadinho
1 ½ colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) de rum – ou a gosto
1/8 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora – ou a gosto
cacau em pó, sem adição de açúcar, para cobrir as trufas
Coloque o chocolate e o creme de leite em uma tigela refratária pequena e leve ao banho-maria (sem deixar a base da tigela tocar a água) mexendo até derreter e obter uma mistura homogênea. Retire do fogo, junte o rum e a noz-moscada e misture. Deixe esfriar. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar, cerca de 3 horas, ou de um dia para o outro. Com o auxílio de uma cookie scoop pequena ou uma colherinha, faça trufinhas com 1 ½ colheres (chá) de ganache. Passe-as pelo cacau em pó e coloque em forminhas de papel para servir. Mantenha na geladeira.
As trufas podem ser guardadas na geladeira por até 5 dias.
Rend.: cerca de 15 trufas
estàmos em sitonia amiga , pois hoje tambem postei truffes de chocolate branco!
ResponderExcluirEstas tuas enroladas no cacao ficaram muito bonitas, parabens!
beijinhos
Adorei essa idéia, acho que vou fazer! :D Beijinho!
ResponderExcluirAh, que bonequinhos fofos! Maravilha! =)
ResponderExcluirAdoro trufas e adoro chocolate branco! Aliás, eu nunca provei o eggnog, Pati)) Para mim é uma coisa absolutamente nova, li uma informação na wikipedia e fiquei muito curiosa! =)
Obrigada pela receita óptima, Pati! Como sempre é perfeita! =)
Bjs
adorei estas trufas!!
ResponderExcluirbjus
Cila
Patricia, sempre acompanho seu blog e acho fofo! Tentei fazer umas trufas aqui só eque mesmo colocando na geladeira, como moro no Nordeste e está um calor terrivel, as trufas derretem aos poucos enquanto estou fazendo...mesmo usando luvas! Como vc faz hein!? Será q é por causa do calor daqui?! Obrigada Beijos Tereza
ResponderExcluirTenho que me iniciar nas trufas, tenho pelo menos que experimentar fazer... ficaram tão perfeitinhas :)
ResponderExcluirEstas trufas devem ser uma delícia, tal como todas as outras que tens aqui no blog. Estou mortinha por experimentar fazer uma dessas receitas, porque nunca fiz nem comi trufas.
ResponderExcluirBeijinhos
Adorei seu blog! Vou fazer as receitas no Natal! Abraços!!!
ResponderExcluiras trufas estão lindas, mas, você me conhece... Ao ver esse papai noel ao lado de trufas brancas -ao menos por dentro!- fiquei imaginando um bonequinho de neve feito com duas delas...TRUFINHAS DE NEVE??? Humn...
ResponderExcluirOlá Patricia. Pode-se substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha? É que não encontro o fresco na minha cidade.
ResponderExcluirAbraços e um Feliz Natal.
Ana
Tereza, chocolate e calor não combinam, infelizmente... :(
ResponderExcluirTenho a sorte de morar em um apartamento bem fresquinho e assim que termino de enrolar coloco correndo de volta na geladeira.
Beijo!
Sá, "trufinhas de neve" só podia ser coisa sua mesmo, minha querida. xx
Ana, o problema do creme de leite de caixinha é que ele pode talhar quando aquecido.
E como não há Natal sem trufas.. Muito obrigada por mais esta partinha! gostei bastante!beijos
ResponderExcluirFiz essas trufinhas hoje... ficaram ótimas! (e olha que eu não nunca fui muito boa de doces!)
ResponderExcluirQueria muito provar o eggnog, mas como eu já tinha uma garrafa de licor de chocolate com laranja aberta, usei ele ao invés do rum; e também me arrisquei no creme de leite de caixinha - deu tudo certo! Acho que vou fazer mais para o Ano Novo, dessa vez com rum mesmo.