Tenho de lhes contar que livro estou lendo agora – afinal de contas, vocês me ajudaram a escolhê-lo. Decidi optar por um clássico moderno: "In Cold Blood" (“A Sangue Frio”) – é a primeira obra de Truman Capote que leio e, apesar de ainda estar no começo do livro, estou adorando a narrativa dele.
E já que estou lendo um clássico moderno, lhes trago hoje uma receita de um dos meus livros de receita favoritos: o "Modern Classics Book 2" – estes bolinhos ficaram tão gostosos que me arrependi de ter feito apenas meia receita. :D
Bolinhos de banana, avelã e canela
do sempre delicioso e infalível Modern Classics Book 2
- xícara medidora de 240ml
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
1 ovo
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (50g) de farinha de avelã (avelãs finamente moídas)
1/3 xícara (80ml) de buttermilk*
½ colher (chá) de canela em pó
1-2 bananas em rodelinhas
manteiga sem sal derretida, para pincelar
açúcar demerara, para salpicar
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga 6 forminhas de bolo inglês com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada.
Coloque a manteiga e o açúcar na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte o ovo e bata bem. Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó, a farinha de avelãs, o buttermilk e a canela e misture até homogeneizar.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e alise a superfície. Pincele com a manteiga derretida e então arrume as fatias de banana sobre a massa. Salpique com o açúcar demerara e asse até que os bolinhos cresçam e dourem levemente, cerca de 35 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar nas formas, sobre uma gradinha, por 10 minutos. Desenforme com cuidado e deixe esfriar completamente sobre a gradinha.
Sirva em temperatura ambiente.
* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
Rend.: 6 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada e consegui 6 bolinhos
Oi Patricia! Sempre acompanho seu blog mas nem sempre comento... Que delicia esses bolinhos e tudo é sempre feito com tanto capricho! Adoro suas fotos e receitas! Parabéns ! Voltarei sempre para ver suas maravilhas!! :) Beijos Tereza
ResponderExcluirOi Patricia! Lindas fotos e ótimas receitas como sempre. Mas me conte uma coisa, onde posso encontrar forminhas de mini bolos ingleses tais quais estas que lhe renderam esses mimos de bolinhos? Eu tenho um problema com relação à forma das coisas, parece que cada receita combina com um tipo de geometria...rs.
ResponderExcluirAbraços :)
abençoada(s) pessoa(s) que te sugeriu(ram) Capote, e abençoada você que acolheu.
ResponderExcluiré o autor mais lindo do universo, e esse, um dos livros mais lindos e perfeitos da galáxia, da vida e de tudo mais.
depois, se joga na Harper Lee: To kill a Mockingbird é vida pura.
depois, volta pro Capote. hihi. :D
beijo de banana, avelã e canela pra você. ;)
li o livro tem uns 3 anos. ainda lembro de algumas dúvidas que a narrativa dele me trouxe. como não sei se você é das que detestam spoiler (apesar de a história já ser bem conhecida), paro meu comentário por aqui. boa leitura!
ResponderExcluirPat, ótima escolha! Mas repito minha indicação e estou inclusive vendo a mesma no comentário acima do meu: O sol é para todos, da Harper Lee (que era amiga do Capote). Juro que você vai gostar. Beijos!!! ;D
ResponderExcluirPat,
ResponderExcluirentre nós - quanto vc pesa? ;-)
Pq eu só de olhar essas fotos já ganho uns bons quilinhos!! Parabéns pelo blog - cada dia mais delicioso!
Beijo
Marina
Oi Patricia, tudo bem???
ResponderExcluirAcabei de fazer a sua receita de bolinho de banana............simplesmente divino!!!!!!
Amei!!!
Obrigada pela receita......
beijos
Lu
Patrícia,
ResponderExcluirRecomendo não comer lendo esse livro. Muitas são são de revirar o estômago. Mas siga em frente que é daqueles livros inesquecìveis, como Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago. Se ainda não leu, fica minha humilde recomendação para uma próxima leitura.
PS: Sempre leio seu blog, mas nunca comento. Espero ser mais participativa.
Sua xará
do www.comerparacrescer
que coincidência, lindinha, fiz bolinhos de banana com leite de coco e canela, usando apenas açúcar mascavo e demerara, e substitui metade da farinha pedida na receita pela integral. Não misturei as bananas à massa, apenas dispus as rodelinhas e salpiquei-as com um pouquinho de demerara, que acabou formando uma delicada carapaça caramelada... Até ai, tudo bem, mais um ótimo bolo de banana, mas quando decidimos comê-lo acompanhado de um copinho de cachaça... Se ainda tiver algum desses em casa, prove e me diga se se também achou incrível! Acho que nunca batizei nenhum bolo com a nossa bebida mais tradicional, mas depois dessa, estou louca para tentar - ou para ver vc tentar, é claro! He he he... Bjs
ResponderExcluirReceita anotadíssima!!! Adoro bolinhos de banana e esse seu parece ótimo! beijos
ResponderExcluirMuito bonito, que capricho!!
ResponderExcluirDevem estar deliciosos!!
De dar água na boca (como em todos os seus posts). Vc definitivamente nasceu pra isso. Impressionante a sua sensibilidade em cada detalhe, em cada preparo, em cada coisa que compartilha! A apresentação impecável traz até o cheiro dos ingredientes pela web... Adoro ever! =)
ResponderExcluirTrumam Capote,ótima opção de leitura!E os bolinhos...deliciosos!!
ResponderExcluirTambém adoraria saber onde encontro essas forminhas de mini bolo inglês...são adoráveis!!
Amo cada postagem do seu blog!! as receitas, além de deliciosas, são lindamente registradas com fotos incríveis.
ResponderExcluirPreciso encontrar as formas fofas que vc usa pq aqui na minha cidade só vejo o básico do básico messss... *rs
Beijão,
Estudo jornalismo, e esse é um dos livros obrigatórios pra nós... É incrível, já li duas vezes! :)
ResponderExcluirOi Patrícia,q/site mais gostoso,blog??? rsrs.... receitas deliciosas e um jeitinho de amiga de infãncia,adoro!
ResponderExcluirMarília.
Pat, confesso que se lá em casa não tivesse um bolo de chocolate e outro de laranja faria esse hoje mesmo! Mas vou ter que esperar acabar o estoque! Amei as avelãs, mais ainda porque tenho um saco cheinho delas em casa!!
ResponderExcluirBeijo!
Patrícia; aqui em casa faço muitos bolos,mas não em forma de cupcake. Se eu quiser fazer estas receitas que voce posta, e que são ótimas, em forma de bolo retangular ou com furo no meio, deveria aumentar um pouco os ingredientes? Talves 1/2 quantidade de ingredientes a mais?
ResponderExcluirQue coincidência, Patrícia! Eu tinha acabado o A Sangue Frio no dia em que você pediu dicas de livros, e ia te sugerir. Acabou que esqueci... A narrativa é boa, mesmo (apesar de eu meio que nao gostar da maneira com ele finaliza o livro).
ResponderExcluirDescobri seu blog esse ano e viciei! Mesmo tendo dificuldades pra encontrar aqui no Equador muitos dos ingredientes que voce usa, me delicio só de ler as receitas e ver as fotos.
Parabéns!
Abraços
Que lindinhos ficaram os bolinhos!
ResponderExcluirCapote está na minha lista faz tempo, preciso dar um jeito nisso!
beijos
Ótima escolha! A narração é perfeita e a história nos prende até o final. O filme também é muito bom.
ResponderExcluirBj e boa quarta,
Lylia
Meninas, estas forminhas foram compradas em uma loja da Etsy chamada KitChenKitChenFUN.
ResponderExcluirLuciana, que bom que a receita deu certo pra vc! Adorei saber - obrigada a você por vir aqui me contar!
Beijo!
Sá, querida, adorei essa idéia de dar um toque de cachaça aos bolinhos! xx
patricia bonits bolinhos. tenho que ver se encontro destas formas
ResponderExcluirbeijinhos
Patricia. Hoje tomei coragem e vou comentar esses seus bolinhos. Como mais com os olhos, raramente faço. Apesar de você deixar parecer que é só pá, pá, pá e pumba! Tá pronto.
ResponderExcluirAcho você um luxo e tenho uma inveja santa. Sempre deixa parecer que foi tudo facínho!
Esse bolinhos de banana são o máximo. Que tempo você tira pra trabalhar? Você faz mágica?
Kisses e parabéns!!!
Oi, Elisa! :)
ResponderExcluirEu trabalho, sim, e bastante. Mas sempre acho um tempinho pra preparar algum docinho, sou formiga demais. :D
Que bom que vc gosta daqui, fico feliz!
Beijo pra vc!