Uma vez vi uma entrevista com a Carrie Ann Moss – na época em que ela promovia “Planeta Vermelho” – em que ela dizia ter sido difícil usar um capacete espacial no filme por ser claustrofóbica. Ela brincou e disse algo como “um medo a menos, vários outros a serem vencidos”.
Carrie Ann, amiga, sei bem como é isso: agora que fiz uma torta de massa filo sem rasgar loucamente as folhinhas finas de massa estou pronta para vencer outro medo. De altura, talvez? ;)
Torta de três queijos e espinafre
adaptada do Modern Classics 1
- xícara medidora de 240ml
5 folhas de massa filo
3 ½ colheres (sopa) (50g) de manteiga sem sal, derretida
1 maço de espinafre, cabinhos removidos, folhas branqueadas*
½ xícara (100g) de ricota, esfarelada
¼ xícara (50g) de queijo feta, esfarelado
¼ xícara (20g) de parmesão ralado bem fininho
3 ovos
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de cebolinha miúda (ciboulette) picadinha
sal de pimenta do reino moída na hora
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga um refratário de 20x10cm**.
Coloque uma folha de massa filo sobre uma superfície limpa e seca (mantenha as outras folhas cobertas com um pano de prato limpo e úmido, para evitar que ressequem), formando um retângulo de 30x20cm. Pincele a folha com a manteiga derretida e cubra com outra folha de massa filo. Repita o processo até usar as 5 folhas. Forre o refratário preparado com as folhas de massa filo. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota, o queijo feta e o parmesão. Cubra o fundo da massa com a mistura de queijos. Na mesma tigela, bata os ovos, o creme de leite, a cebolinha, o sal e a pimenta e verta sobre os queijos. Pincele as laterais da massa com a manteiga restante e asse por 30-40 minutos ou até que o recheio firme e a massa doure.
* mergulhe o espinafre em uma panela com água fervente por 5 segundos, retire com uma escumadeira e imediatamente mergulhe em uma tigela com água gelada. Retire da água e esprema para retirar o excesso de líquido
** usei um refratário de 20x15cm
Rend.: 2 porções
Patricia
ResponderExcluirEssa massa Fillo é mesmo um desafio à paciência e habilidade, mas o resultado sempre compensa. E vamos vencendo nossos medos...sua torta está divina!
Feliz dia das Mães!
receita simples e certamente deliciosa. Bela foto, parabéns
ResponderExcluirCompensou a tentativa pois ficou uma perfeição!!!
ResponderExcluirAgora é só continuar a trabalhar com filo e tornas te uma profissional!!!
Bjokas
Rita
Oi Paty ! Tudo bem ? Adorei a torta. Amo espinafre e queijo. Bela combinação ! Está belíssima a sua torta, viu ? Vou fazê-la também. Um beijo e fique bem.
ResponderExcluirUau! Parabéns, querida.
ResponderExcluirBj
Rita
Massa Filo nao eh facil mesmo, mas eh tao bacana nao eh nao Patricia??
ResponderExcluirEu adoro fazer coisas com filo! Ai quando sobram umas folhinhas eu ponho um fio de azeite nelas e cubro com parmesao ralado, coloco no forno e a gente come "phyllo cheese crisps", ou pelo menos meu filho chama elas assim! rs!
Bjs
Ana
Seu blog, suas receitas e suas fotos sao o maximo!! E o fato de voce nos presentear com um arquivo PDF das receitas, soh mostra seu carinho e dedicacao para com os seus leitores!!
ResponderExcluirObrigada!
Andrea
Que bom que venceu o seu medo e nos presenteou com esta bela torta! Já usei a massa filo pra fazer um rolinho com doce de banana pra servir com sorvete. É claro que a falta de paciência me fez perder várias folhas...Por isso foi muito boa dica da Ana de usar o parmesão ralado para aproveitar as sobras!
ResponderExcluirContinuo com receio de usar essas folhinhas, é por isso que nunca usei. Imagino-as todas a rasgar nas minhas mãos de ogre he he A torta ficou lindíssima!
ResponderExcluirOii indiquei seu blog lá no meu!!
ResponderExcluirDas meninices da vida
:D
Patricia essa massa se compra pronta?? Na minha cidade nunca vi, mas agora vou começar a cuidar no supermercado. Adorei a receita, parece deliciosa!
ResponderExcluirBeijos
Parece deliciosa! E a foto tá linda!
ResponderExcluirCertamente farei!
Que delícia de torta, Pat. A foto ficou belíssima! Eu tenho medo de fazer macarons, é meu topo da montanha, enquanto isso, vou superando os menores, rs.
ResponderExcluirbeijão, querida!
Que perfeição.. adorei a tua tarte.. ficou com um aspecto brutal, um beijo
ResponderExcluirE' perfetta con un gusto molto delicato, ciao
ResponderExcluirPat, que torta linda, parece uma obra de arte, sério :-) Fiquei com vontade de comê-la djá! Bjs,
ResponderExcluirHa! Já sei o que fazer com a massa filo que está no congelador!
ResponderExcluirValeu a dica!
bjs
Acabei de fazer essa torta, ficou lindissima! Quando vi a receita tive que fazer. Ainda não experimentei, mas tenho certeza de que ficou otima :) Não usei massa filo porque a minha paciência não da para tanto... Eu usei massa brick, muito mais facil de manusear. Não sei se o resultado vai ser exatamente o mesmo, mas fica a dica.
ResponderExcluirMuito, muito muito obrigada pelas lindas receitas, e fotos idem !
Milady, tudo bem? Que bom que a receita deu certo! Me conta depois se gostou do sabor? Não conheço a massa brick, que interessante!
ResponderExcluirBeijo e obrigada a vc por vir aqui me contar da receita!
Ola Patricia, ficou uma delicia!! O sabor ficou perfeito :)
ResponderExcluirA massa brick ficou ótima, é uma massa parecida com massa de pastel... Aqui na França, é a massa usada naqueles salgadinhos chamados samoussas em francês, e chamuças em Portugal.
Beijinhos !