Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode ser complicado – o Dr. Manhattan sabe bem disso. :D
Separei os ingredientes para esta receita enquanto assistia à Nigella e falava ao telefone – algo se perdeu no caminho. Acabei usando menos canela do que o pedido mas ainda assim o sorvete ficou delicioso – o sabor da especiaria ficou sutil porém definitivamente perceptível.
Tive dúvidas sobre postar ou não a receita por causa do meu erro, mas a minha melhor amiga me ajudou a decidir – ela gostou tanto do sorvete que resolvi dividi-lo com vocês, também.
Sorvete de canela
do The Perfect Scoop
- xícara medidora de 240ml
1 xícara (240ml) de leite integral
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
1 pitada de sal
4 paus de canela, cada um com cerca de 8cm, partidos*
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
5 gemas grandes
Aqueça o leite, o açúcar, o sal, a canela e 1 xícara (240ml) do creme de leite numa panela média. Quando começar a ferver, cubra, desligue o fogo e deixe em temperatura ambiente por 1 hora – a minha mistura ficou tampadinha por quase duas horas.
Reaqueça a mistura; enquanto isso, coloque a xícara de creme de leite restante numa tigela grande e ajeite uma peneira fina por cima.
Numa outra tigela média, bata as gemas ligeiramente com um fuê. Despeje metade do leite quente sobre as gemas, misturando com um fuê, e então verta a mistura de volta para a panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula resistente ao calor (silicone), até engrossar e a mistura cobrir as costas da espátula – ao mexer, raspe as laterais e o fundo da panela; não deixe ferver. Passe o creme pela peneira despejando-o diretamente sobre o creme de leite, mexa para homogeneizar e descarte a canela em pau. Deixe a mistura esfriar e em seguida leve à geladeira por no mínimo 5 horas.
Prepare o sorvete na sua máquina seguindo as instruções do fabricante.
* a receita original pedia 10 paus de canela, mas na hora não prestei atenção e usei apenas 4; como eram fortes (a canela da Fauchon que ganhei da Clarice), o sabor da especiaria ficou sutil, porém perceptível.
Rend.: 1 litro
Patricia,
ResponderExcluireu trouxe a revista da GOL comigo e te dou com o maior prazer. eu moro em Moema, se um dia for passar por perto (talvez uma ida na Barra Doce!), eu posso deixar na portaria do meu predio e vc busca quando quiser. Segue o meu email: jufrpereira@hotmail.com - se quiser me manda um email e eu te dou o endereço para voce buscar.
Abraço, Juliana.
Tb tenho uma receita de gelado de canela para experimentar, mas agora fiquei sem saber qual prefiro...
ResponderExcluirEste tem um aspecto delicioso! :)
Fiquei curiosas em provar esse gelado......
ResponderExcluirBjos e boa páscoa
Que boa receita. Amo canela e faz tempo que nao tomo um sorvete da mesma.
ResponderExcluirPatricia, acabei de chegar dai do Brasil, em ferias. No voo de Curitiba a Sao Paulo vi na revista de bordo da GOL uma mencao do seu Blog e tambem do Trembom, da Valentina. Parabens!
Infelizmente nao trouxe a revista comigo senao copiava pra voce.
bjs
Eu adoro canela, né? O nome do meu blog já diz tudo :) Deve ficar super bom!
ResponderExcluirOi Pat, comprei um livrinho de receitas com creme de leite e há uma receita de sorvete de canela também, fiquei na dúvida sobre o sabor, mas agora ela dissipou-se e também vou experimentar essa delícia!
ResponderExcluirBeijos
Tem tudo para me agradar...está lindo! Nós mulheres, temos a mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo...às vezes lá corre mal :P
ResponderExcluireu adoooooro canela e esse sorvete deve ter ficado uma delícia!
ResponderExcluira receita, porém, terá que esperar até que tenha um utensílio adequado para fazê-la.
beijinhos!
Eu tb adorooo canela! :)
ResponderExcluirDeixa só eu me recuperar da gripe que essa receita não me escapa!
Feliz Páscoa pra vcs!!!
Beijo!
Patrícia, eu adoro sorvete de canela. Mas não posso fazer porque senão tenho de comer TODO sozinha - o marido odeia canela.
ResponderExcluirAcho que vou encontrar uma desculpa para fazer sorvete de canela rapidinho, só para testar esta receita...
Beijo *
Mariana
Patricia,
ResponderExcluirVc seria doida de não compartilhar essa receita conosco? Depois q vc adquiriu a maq de sorvetes, eu fico ansiosa pra ver as receitas deliciosas que você faz. Só não comprei uma pq a que quero ainda não achei de 220w.
Boa Páscoa !!
Mirella
Feliz Páscoa!
ResponderExcluiros seus sorvetes sao irresistíveis!!!!
Bom Patricia,como eu nao resisto as boas receitas,comprei a maquina de sorvete,mas aqui onde moro nao tem creme de leite fresco!Posso fazer esta delicia com o normal mesmo?Amo canela e esta vou fazer.Beijos e Feliz Pascoa.
ResponderExcluirJu, querida, como posso agradecê-la? Obrigada pela gentileza!
ResponderExcluirBeijoca!
Gasparzinha, eu tinha visto outras receitas que pediam canela em pó e preferi esta aqui que pedia canela em pau - achei que ficaria mais suave.
Isa, beijos e obrigada!
Odete, muito obrigada por vir me contar da revista! Obrigada, mesmo.
Um beijo!
Ameixa, você vai amar!
Andrea, espero que goste, querida!
Beijão!
Argas, você está certa - temos mesmo essa habilidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas nem sempre funciona. :d
Joana G., vale a pena, viu?
Beijo!
Cacá, tadinha de você! Espero que sare loguinho.
Beijo!
Mari, querida, eu te entendo - o meu marido só gosta dos sabores mais tradicionais, como flocos, chocolate e morango... :d
Beijoca!
Mirella, obrigada pela visita! Que bom que gostou do sorvete, fiquei meio apreensiva... :D
Um beijo!
Grazi, obrigada!
Monica, eu realmente não poderia ajudá-la... Não sei se funcionaria com o creme de leite regular - talvez se você fizer um teste?
Boa sorte!
Pat, amei este sorvete! preciso resgatar a minha sorveteira do fundo do armário! bjos querida, Glau
ResponderExcluirolá,
ResponderExcluiramei a receita, qual sorveteira vc recomendaria?!
jks
Ana
Ana, a minha sorveteira é Hamilton Beach.
ResponderExcluir