Escolher algo nem sempre tem de ser uma tarefa difícil – e isso vindo de alguém que demora séculos para decidir que receita preparar é um acontecimento. Há vezes, em que sabemos exatamente onde encontrar o que buscamos.
Para um papel doido e esquisito, chame o Gary Oldman. Bem simples. E para uma sobremesa linda e absolutamente deliciosa, consulte o blog da Helen. Mas ela também faz umas receitas salgadas muito boas – é, sei bem, isso não é surpresa nenhuma. :)
Os pãezinhos recheados de queijo que ela postou em maio eram fantásticos e a idéia de usar ervas da Provença no recheio... Brilhante.
Tenho um desafio para vocês: façam os pãezinhos e NÃO COMAM todos no minuto em que saírem do forno. :)
Pãezinhos cascudos recheados com queijo e ervas da Provença
- xícara medidora de 240ml
Esponja:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo para pães
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de fermento biológico seco
½ xícara (120ml) de água fria
Massa:
toda a esponja
1 xícara (240ml) + 2 colheres (sopa) ou 1 ¼ xícaras (300ml) de água morna – usei 300ml
½ colher (chá) de sal
3 ½ xícaras (490g) de farinha de trigo comum
½ colher (chá) de fermento biológico seco
Recheio:
1 ½ xícaras (280g) de mozarela ralada, no ralo grosso
1 xícara de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de ervas da Provença
Comece pela esponja: misture a farinha para pães, o sal, o fermento e a água numa tigela média até formar uma bola. Cubra com plástico/filme PVC e deixe crescer de um dia para outro, em temperatura ambiente.
Faça o recheio: misture todos os ingredientes numa tigelinha e reserve.
Prepare a massa: junte a esponja já crescida com a água, o sal, a farinha e o fermento. Sove por 5 minutos ou use uma batedeira com o batedor de gancho (sovei, como a Helen fez). Coloque numa tigela grande, untada com óleo, vire-a para untar os dois lados, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora e meia/2 horas, ou até que quase dobre de volume.
Dê um soquinho no centro da massa para que ela murche, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada e vá estendendo com as mãos até obter um retângulo de 23x30cm e pouco menos de 2cm de espessura. Pulverize com água e polvilhe o recheio por cima da massa. Começando com o lado mais longo, enrole a massa como se fosse um rocambole e belisque as pontas para selar. Coloque este tronco grande de massa numa assadeira forrada com papel manteiga untado, deixando as emendas viradas para baixo. Cubra e deixe crescer por mais 1 hora/1 hora e meia, até que estufe mas não dobre de tamanho – perto do final do tempo, pré-aqueça o forno a 220ºC.
Com cuidado, fatie o tronco de massa na diagonal, formando 4 mini pães, ou corte ao meio e forme dois filões. Coloque-os em assadeiras forradas com papel manteiga untado, feche um dos lados e ligeiramente abra o outro, expondo o recheio para cima e feche a outra ponta. Pulverize-os com água morna e imediatamente leve ao forno. Asse por 20-25 minutos (se forem mini-pães), trocando as assadeiras de lugar durante o cozimento, ou por 35-40 minutos se foram filões. Os pães devem ficar bem dourados (não foi o caso dos meus) e o queijo, derreter.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha.
Obs.: você pode cortar o tronco de massa em 12 fatias e continuar com a receita – assim, obterá 12 pãezinhos pequeninos.
Nossa que delícia de pão! Deu agua na boca! Beijos
ResponderExcluirOi Patrícia, que lindos, e devem ser deliciosos. Uma pergunta: será possível substituir a ervas da Provença por outras? Eu moro no Japão e não sei se vou encontrar por aqui! obrigada.
ResponderExcluirBeijos,
Andréa.
Unh, parecem deliciosos, quase deu p/ sentir o aroma daqui!!! :)
ResponderExcluirSera que um queijo um pouco mais forte que mussarela não da um resultado ainda melhor?
Beijos
Eu fiquei tentada, mas seu desafio foi um alerta. Estou firme no WW e no work out.
ResponderExcluirPatrícia, adorei! E concordo plenamente, o blog da Helen é uma tentação! Os seus ficaram lindos!
ResponderExcluirBeijo *
Mariana
Fã ignorante pergunta: o que são as ervas da Provença? Plis? Eu pensava que tendo manjericão, tomilho, alecrim e orégano na horta eram só o que existia!
ResponderExcluirO Tatelette é um blog fascinante que muitas vezes me inspira.
ResponderExcluirEste pão é mais uma das maravilhas que estou habituada a ver por aqui, e depois quêm resiste à combinação queijo e ervas?! Eu não!
Beijo
Irresistível! Bjs
ResponderExcluirPat seu cantinho é um luxo....lindo demais, muito delicado, delicioso, interessante..adoro.
ResponderExcluirBjcas para ti.
Aninha, obrigada!
ResponderExcluirBeijoca!
Andréa, se você não encontrar, use orégano ou manjericão secos. O sabor não vai ficar exatamente igual, mas vai ficar com jeitão de pizza.
Beijoca!
Silvinha, eu não sei, porque aqui as ervas é que mandam - acho que se o queijo for muito marcante, o sabor delas vai sumir.
Beijos, querida!
Agdá, faz muito bem você, minha amiga.
Mariana, que bom que gostou, querida, obrigada!
xoxo
Tina, é uma mistura de ervas secas, como tomilho, louro, manjerona, manjericão e alecrim. A mistura mais tradicional francesa pede lavanda, mas a minha mistura não tinha.
Marizé, o blog da Helen tem muitas receitas boas, e já fiz algumas, todas dão certinho!
Beijoca!
Marcia, obrigada!
Beijos!
Fabrícia, fico muito contente por saber que acha isso, obrigada!
Beijo grande!
sou alucinada por pães! e o seu está lindíssimo!
ResponderExcluir=)
simplesmente tentadores!
ResponderExcluirlindos como sempre.
beijinhos
Oi Paty! seu blog é um máximo! Só uma perguntinha, o que seria farinha para pães?? beijoss e obrigada
ResponderExcluirOi, Anônimo, é um tipo de farinha com mais glúten. No supermercado vc encontra como "farinha para pães" mesmo.
ResponderExcluir