Mais uma receita da Donna Hay – da revista #35, pra ser mais exata.
Sou uma grande admiradora de seu trabalho e quem lê o blog há um tempo já sabe disso – eu e a Joey poderíamos fundar um fã clube pra ela. :)
Experimentei queijo de cabra pela primeira vez nas férias e realmente não sei por que esperei tanto. Eu o comi em saladas, quiche, sanduíches, massas... E adorei tudinho. “Preciso começar a cozinhar com esse queijo”, pensei.
O João comprou o queijo no Pão de Açúcar perto de casa (eu nem sabia que pudesse encontrar o produto por lá, na nossa cidadezinha minúscula, já tinha tentado umas vezes e nada) e não titubeei: já fui logo pegando meus livros e revistas DH para procurar por uma receita.
Que delícia de salada! Sei que isso não soa muito modesto, mas é um dos pratos mais gostosos que já fiz. O queijo ficou ótimo à milanesa: bem crocante por fora, derretidinho por dentro; a combinação tomate + manjericão é sempre um sucesso e o molho combinou de maneira perfeita com todos os ingredientes – tudo ficou extremamente saboroso junto.
Não gosto de repetir receitas – tem tanta coisa nova bacana pra provar, né? – mas essa é uma salada que me vejo fazendo de novo, e de novo, e de novo...
Este é o meu post para o Weekend Herb Blogging e a host da vez é a Simona, do blog Briciole.
Salada de tomate, manjericão e queijo de cabra crocante
da Donna Hay magazine
- medidas métricas e em xícaras obtidas na revista
farinha de trigo para polvilhar
1 xícara (110g) de farinha de rosca
240g de queijo de cabra, em fatias
2 ovos, ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 tomates grandes e maduros, fatiados
1 xícara de folhas de manjericão – usei o manjericão anão
1 maço (100g) de rúcula – remova os talos mais grossos
Molho balsâmico:
¼ xícara de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de açúcar refinado
Comece pelo molho: misture bem todos os ingredientes em uma tigelinha; reserve.
Coloque a farinha de trigo e a de rosca em pratos separados. Passe as fatias de queijo pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e finalmente pela farinha de rosca.
Aqueça o azeite numa frigideira anti-aderente em fogo alto. Frite as fatias de queijo no azeite por 1 ou 2 minutos de cada lado – o suficiente para que fiquem douradas e crocantes. Escorra sobre papel toalha.
Divida o queijo, as fatias de tomate, o manjericão e a rúcula em 4 pratos e regue com o molho. Sirva a seguir.
Rend.: 4 porções
Estou até sentindo a textura desse queijo (boca cheia d'água). Estou aqui esperando meu almoço chegar e já sei que não vai ser nada parecido com essa saladinha, ai, ai...
ResponderExcluirPat, você fala tanto na Donna Hay que comprei um livro dela, estou esperando chegar. Tenho certeza de que vou amar. :)
É deliciosa esta combinação! E o queijo de cabra é tão versátil que vai bem em inúmeras receitas. Uma maravilha!
ResponderExcluirSempre sei que vou encontrar uma saladinha ótima aqui, e qdo vim sapear, dei de cara com uma novinha!
ResponderExcluirAdorei!
Vou sapear sobre o queijo no mercado!
Beijinhos,
Que del'icia de salada.
ResponderExcluirentão, mandei o cara fazer um cocho - de peroba rosa, veja que coisa; o meu irmao falou que só com o preço daquilo dava pra eu comprar ervas por 20 anos no supermercado - e plantei "de todo um pueco": manjericao, salvia, salsa, cebolinha e tomilho. O trivial, aliás. Mas ficou bem bacana. Acho que tenho o dedo verde.
ResponderExcluirPat, que saladinha apetitosa! Vc assina a revista da Donna Hay? Eu não a conhecia, and you got me completely hooked on her! Já comprei dois livros, e pedi mais um de Natal para o meu marido. ;) Bjs.
ResponderExcluirMas você é chique demais, amiga!!! Sabe que eu estava "namorando" um queijo de cabra no Pão de Açúcar um dia desses? Vi vários tipos, acho que todos importados e caríssimos, por isso hesitei em comprar... Tinha um coberto por cinzas, você viu? Muito interessante! Se você pudesse me dizer a marca do queijo que você comprou, eu agradeço. Assim posso comprar com mais segurança, pois confio no seu bom gosto! ;o)
ResponderExcluirBeijão!
Seus pratos doces são um espetáculo, mas as saladas também são um show de cores e sabores! Um prato assim agora cairia super bem! ;-)
ResponderExcluirQ prato lindo !!!! as cores são vibrantes, "posso até sentir o gostinho do queijo q delicia viu, modesta nada o q é bom tem q ser elogiado até mesmo q seja por q em fez né ??? bjks
ResponderExcluirOlha, eu não sei se o sabor ficou bom (eu desconfio que sim, pq será... hehe), mas que a foto ficou linda, ah, isso ficou ! :)
ResponderExcluirLuna, fiquei viciada no danado. Pena que não é nada barato. risos
ResponderExcluirEla é ótima, amiga - assino a revista dela e gosto muito. Tenho alguns livros, só não sou muito chegada a umas partes em que ela faz comidas muito orientais (não gosto). Mas isso a revista raramente traz, então gosto mais da revista do que dos livros. Sou fã mesmo, sempre publico receita dela aqui e outro dia uma moça que trabalha na revista me enviou um email comentando do meu blog, fiquei que não me cabia! :)
Su, ele é mesmo super versátil e gostoso!
Laurinha, eu gosto muito de salada, amiga. Desde pequena. E adoro essas versões incrementadas. :)
Beijos!
Tina, obrigada, amiga!
Ivan, o cocho deve ser tão bonito. Tentei plantar tudo junto mas não deu certo. Depois que separei em diferentes vasos, consegui um certo sucesso. Tenho uma receita de massa com manteiga e sálvia que é magnífica. Vou enviar pra você.
Marcia, assino sim! Apesar de não ser muito barata, acho que vale o investimento - a revista atravessa meio mundo pra chegar aqui... :)
Beijos!
Ci, imagina, amiga! Vc é que é querida e me deixa contente co os teus elogios.
Foi o João que comprou, ele disse que era um queijão enorme e um rapaz cortou uma fatia pra ele, colocou num pratinho daqueles de isopor e cobriu com filme plástico. Não sei qual é a marca, amiga - mas da próxima vez vejo e te conto!
Beijocas!
Clarice, amiga, olha quem fala - o seu blog é um show à parte! Obrigada, querida!
Marcinha, eu ri de ti amiga. Obrigada e beijos!
Si, ficou bem gostosa, eu mesma me surpreendi com o prato!
ficou lindona!
ResponderExcluirai uma vez provei camembert inteirinho, empanado como vc disse, passado pela frigideira assim como o seu, mas depois ele vai pro forno por uns 15-20 minutos, ai vc tira e coloca metade ou 1/4(depende do tamanho do queijo) no prtao de salada...também fica maravilhoso!
mas esse seu....olha se na sua cidadezinha nao tem que dirá na minha?
bjos
Pat que maravilha!! Fiquei aqui morrendo de vontade de "roubar" o seu prato! :)
ResponderExcluiradoro este tipo de salada !e o queijo de cabra vai muito bem nesta combinaçao ! Deu até fome ! bjs
ResponderExcluirpessoa, eu sou tarada por queijo de cabra, mas NUNCA pensei em fazer à milanesa. isso deve ser obsceno de tão bom.
ResponderExcluirjá estou mandando o link com a english version pro marido, HAHA. ;)
Laila, obrigada, querida!
ResponderExcluirFiquei aqui sonhando com essa sua receita do camembert - o paraíso para uma queijólatra como eu!
Beijos!
Eli, pode se servir, querida.
Bia, o danado do queijo é muito gostoso!
xoxo
Lolla, que bom! Espero que ele goste e vá correndo fazer esta saladinha para você. ;)
Patrícia,
ResponderExcluirA salada é do jeito que eu gosto. Linda, simples e com uma cara super apetitosa. Adoro teu blog, parabéns pelo bom gosto!
Chris
www.chrises.com.br