Amo massa folhada. Tenho que admitir. Sei que não é nada light nem saudável e péssima para a minha cintura, mas é uma delícia.
Nunca compro massa folhada exatamente porque não sou o tipo de mocinha moderada que sabe quando parar de comer; a não ser que esteja em uma festa ou almoçando com os chefes – são nesses momentos em que eu finjo ser aquele tipo de mocinha. :)
Havia sobrado um pouco de massa folhada desta receita e como não gosto de desperdiçar comida – mesmo quando engorda feito o cão – usei para fazer um almocinho rápido. Foi muito bom pois eu precisava voltar para a cozinha logo e terminar o gateau.
Usei uma idéia deste livro – era uma torta de batata, queijo de cabra e alecrim. Minha torta tinha o queijo e os brócolis que haviam sobrado da pizza de sábado.
Gostei tanto da tortinha que decidi que a usaria para o Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pela Kalyn, a criadora deste evento tão bacana.
Torta de brócolis, queijo e alecrim
adaptada do Modern Classics Book 1
- xícara medidora de 240ml
1 xícara de mussarela ralada no ralo grosso
½ xícara de parmesão ralado
2 xícaras cheias de floretes de brócolis
1 colher (sopa) de alecrim
massa folhada
sal
pimenta do reino moída na hora
Pré-aqueça o forno a 205ºC.
Corte os floretes de brócolis em pedaços não muito pequenos e ferva-os ou cozinhe-os rapidamente no vapor – prefiro o último porque os floretes ficam firmes e bem verdinhos. Deixe esfriar.
Misture os dois queijos numa tigelinha.
Corte um retângulo de 25x20cm de massa folhada e coloque-o sobre uma assadeira de beiradas baixas forrada com papel manteiga. Espalhe os floretes de brócolis sobre a massa, deixando uma beirada de aproximadamente 2,5cm. Tempere com sal e pimenta.
Espalhe o queijo sobre os brócolis e polvilhe tudo com o alecrim.
Asse por 20-25 minutos ou até que folhe e fique dourada.
Sirva com um fiozinho de azeite de olive extra virgem.
Rend.: acho que pode ser suficiente para 2 pessoas desde que servido com algo mais. Comi ¾ da torta e mais nada. O João não queria torta mas quando me viu comendo ficou pedindo um pedacinho, depois outro... E ele estava almoçando espaguete.
Que delícia Pat!! Gosto mto de brócolis e confesso que faz mto tempo que não como uma torta de massa folhada... me deu uma vontade louca!! hehehe
ResponderExcluirMuito boa Patrícia. Ai menina, eu sou igualzinha a você, não posso comprar certas coisas senão as como mesmo sabendo que não devo. É a vida... Beijinho.
ResponderExcluirNunca fiz torta com massa follha, acho vou aproveitar a sua receita, esta com uma cara otima!!!!!bjs
ResponderExcluirPat amiga, gostei muito desta combinação. o salgadinho da massa folhada, e o crocante tambem. e o contraste com o brócoli é ótimo amiga.Excelente idéia.
ResponderExcluirBem, a torta folhada está de mais! Linda! E deve ser tão boa! Vou guardar a receita nos meus favoritos. :-)
ResponderExcluirhummm essa torta dispensa comentários extensos..maravilhosa!!! bjos
ResponderExcluirOs Vigilantes do Peso que digam... Eu até que queria ser uma dessas mocinhas comedidas que se alimentam como pintinhos, mas sabendo que sou viciada em comida, prefiro nem comprar também.
ResponderExcluirPat, aqui só encontro massa folhada na forma de pastelzinho de forno, coitada de mim se fosse fácil de achar! Também adoro. Adorei a foto, estou aqui salivando! ;)
ResponderExcluirAdoro massa folhad e estou tentando faze,mas estou com dificuldade na s dobras ....quem sabe um dia acerte.Adorei a torta tem todos os ingredientes que gosto.
ResponderExcluirSi, também adoro! O João adora pizza com brócolis. :)
ResponderExcluirClaudia, minha força de vontade é tão grande para algumas coisas mas para isso é praticamente zero. :)
Bjs
Marcinha, compra a massinha da Arosa, é ótima.
Bjs
Tina, o João que disse que não queria não tirava o olho da minha torta, amiga. :)
Elvira, você é a rainha dos folhados, fico doida com as tuas receitas!
Laila, obrigada, querida! Bjs
Agdá, é o que faço. Nem compro pois não tenho modos. risos
Luna, jura, amiga? Que pena!
Sylvia, obrigada pela visita!
Acho que o brócolis equilibra esta receita e você pode comer sem medo, heheeh, olha isto é dica de cozinheira e não de nutricionista, bjs!!!
ResponderExcluirPat sabe que tinha comentado aqui e agora vi que meu comentário não entrou. :( Mas como sempre está PERFEITA, sua torta eu amei!
ResponderExcluir