Algumas de vocês sabem que tenho uma irmãzinha de 13 anos que é a menina dos meus olhos.
Escolhi seu nome e tomei conta dela desde bem bebezinha – dava banho, papinha, mamadeira, trocava fralda...
Nós fazíamos tudo juntas e eu a levava comigo a todos os lugares. Toda vez que íamos ao mercado a mocinha do caixa perguntava se ela era minha filha – e eu ficava toda orgulhosa, mesmo sabendo que nós duas não nos parecíamos em absolutamente nada fisicamente. :D
Descobri há pouco tempo que ela também gosta de inventar moda na cozinha e que faz bolos de vez em quando.
Passamos uma tarde juntas na minha semaninha de folga e ela queria me ajudar a preparar algo gostoso para tomarmos um café da tarde. Mostrei a ela meus livros de receitas – os que são cheios de fotos – e disse a ela para escolher o que quisesse.
Acabei ajudando com a tradução de algumas coisas (ela sabe um pouquinho de inglês) e ela se decidiu por estes muffins, dizendo que os preferia aos muffins de chocolate.
Fiquei sorrindo feito boba de ver que ela compartilha comigo não só a minha paixão por cozinha como também por sabores cítricos – alegria imensa para esta irmã coruja que vos escreve. :)
Muffins com suspiro de limão
adaptados do Sweet Food
- xícara medidora de 240ml
245g (1 ¾ xícaras) de farinha de trigo com fermento
80g- ¼ xícara + 3 colheres (sopa) - de açúcar
1 ovo
1 gema
160ml (2/3 xícara) de leite
½ colher (chá) de baunilha
75g (1/3 xícara) de manteiga sem sal derretida e fria
raspas da casca de 1 limão*
Cobertura:
2 claras
50g (¼ xícara) de açúcar
raspas de casca de 1 limão
1 colher (sopa) de açúcar - extra
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte generosamente 12 forminhas de muffin com manteiga.
Peneire a farinha numa tigela grande e junte o açúcar. Faça um buraco no centro.
Numa tigelinha, coloque o sal, o ovo e a gema e misture bem. Acrescente o leite, a baunilha e a manteiga e mexa. Despeje os ingredientes líquidos na tigela com os ingredientes secos e misture rapidamente com um garfo - cuidado para não mexer demais.
Coloque a massa nas forminhas e asse por 15 minutos – o livro diz que os muffins cresceriam pouco – os nossos cresceram bastante! :)
Enquanto isso, faça o suspiro: bata as claras em neve em picos firmes. Acrescente o açúcar e as raspas de limão e bata bem.
Retire os muffins do forno e deixe-o ligado. Espere 10 minutos e, com cuidado, solte cada muffin da assadeira, sem tirá-los do lugar.
Espalhe uma colherada cheia de suspiro em cima de cada muffin e polvilhe com um pouquinho de açúcar. Leve ao forno novamente por 5 minutos ou até que o merengue doure.
Retire do forno e deixe esfriar por 5-8 minutos antes de removê-los da assadeira.
Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.
* da próxima vez adicionarei suco de limão também
Rende: 12 muffins – eu e a Jéssica conseguimos 10.
Esse é o muffin cachorrinho:
pati, deve ser delicioso! eu também amo os cítricos!
ResponderExcluireu suprimiria o merengue. sou uma fresca, tenho problemas com o suspiro 'cru'!
beijocas, miki
Como é que se cura o desejo de comer estes doces se você fica nos tentando? vou dar uma mordida, que lindinhos!
ResponderExcluirhummm adoro cítricos também... e esses muffins ficaram lindos e devem faezr um sucesso, só...bjos
ResponderExcluirPat, que interessante esta receita.Adorei!! Esta irmã coruja que vos fala é ótimo.Coruja..coruja.É isso aí amiga.Tem ais é que ser coruja, e curtir a maninha.bjocas.
ResponderExcluirPat, pelo jeito, você e a Jéssica têm uma relação muito especial... E deve ser ótimo mesmo ver que ela compartilha seu paladar e seu gosto por "esquentar a barriga no fogão"! E com uma professora como você, essa menina vai longe... ;o) Beijinhos!
ResponderExcluirAh, os muffins ficaram liiiindos!!!
Mas vc sempre teve esse lado coruja, lembro q vc era todo mimo com o João, isso é muito lindo da sua parte, e sua irmã so lucra com isso né, pois vc é uma pessoa adoravel, agora esse muffin hum hum da com uma cara otima bjs
ResponderExcluirQue lindos! Eu também tenho um irmãozinho e cuidei dele um bom tempo, agora ele tem 15 anos e é meu xodó. hehehe
ResponderExcluirPat, fiquei emocionada... :)
ResponderExcluirMinha irmã não é tão novinha como a sua (aliás, está com 25 anos hoje), mas tb fico orgulhosa qdo ela segue os meus "ensinamentos" hehe, seja gostando de culinária ou curtindo o mesmo som que eu.
Estes muffins ficaram lindos e, feitos a quatro mãos, deve ter ficado com um sabor especial!
;-***
Miki, também não sou chegada - mas a Jéssica adora. :)
ResponderExcluirBeijos!
Cris, a culpa é da Jéssica. ;)
Laila, obrigada!!
Bjs!
Tina, adoro curtir minha magrelinha - não vejo a hora de ela ir em casa de novo para fazermos mais coisas. A próxima receita já está escolhida: cookies!
Ci, nós sempre fomos muito ligadas. Pena que com o casamento acabamos não tendo mais uma convivência diária - sinto falta dela!
Obrigada e beijos!
Marcinha, você é muito querida mesmo, obrigada pelas palavras tão doces.
Beijocas!
Eli, é bom demais, não é?
Si, obrigada, amiga! Sabe que uma vez eu estava ouvindo um CD no carro e a Jéssica me falou que tinha gostado daquela música - era Silverchair. Fiquei toda boba. ;)
Beijos!
Que linda sua história com a Jéssica. Certamente ela deve ser toda boba por você também. Os muffins que vocês fizeram juntas ficaram lindos. Parabéns à dupla.
ResponderExcluirPatricia, sua irmã escolheu muito bem a receitinha dos muffins, eu também escolheria estes aos de chocolate, ficaram lindos!!!
ResponderExcluirQue história linda a de vocês duas! Estes muffins preparados a 4 mãos estão lindos, amiga!
ResponderExcluirpois ela ja save escolher o que é bom ! e ficaram tao lindinhos !!
ResponderExcluirQue graca, adorei os bolinhos, e tbem em saber q voces fizeram juntas! Eh mesmo uma delicia curtir a familia na cozinha, ainda mais assim, passando uma coisa q vc gosta tanto p/ alguem q vc ama de coracao!
ResponderExcluirAna