Depois de meses sem fazer um bolinho para o café, senti uma vontade enorme preparar uma receita nova, bem gostosa, para alegrar a tarde chuvosa de sexta-feira.
Em um dia atípico, acordei com uma disposição que havia muito tempo não sentia: levantei cedinho, liguei o
forno, bati a massa do bolo e, enquanto ele assava e perfumava minha casa,
escrevi uma newsletter nova com bastante carinho (se você quiser receber as
minhas cartinhas, clique aqui e se inscreva). Eram pouco mais de seis da manhã
e a luz entrando pela varanda me dava energia.
Enquanto escolhia as receitas a serem enviadas e preparava o texto, um bem-estar tomou conta de mim e foi como um bálsamo: não me lembrava mais de quando havia me sentido daquele jeito pela última vez, especialmente quando o assunto envolvia comida, receitas. A sensação era tão gostosa que, se eu pudesse, a teria guardado em um potinho.
Ao tirar o bolo do forno, tão lindo e dourado, torci para que ficasse gostoso, não somente para o nosso café da tarde, mas também para dividir com vocês a receita. Desenformei o bolo e deixei esfriando na bancada. Horas depois, cortei uma fatia e provei: estava realmente delicioso. Minha cabeça, que anda tão cansada, imediatamente já começou a pensar na foto, em qual tecidinho eu usaria, quais cores combinariam mais com o bolo. Abri meu armário de louças e fui bolando o que me agradaria mais. Preparei tudo, tirei as fotos, e novamente aquela sensação gostosa voltou. Se eu pudesse, transformaria aquela sensação em uma vela perfumada.
De coração quentinho, com bolo gostoso para o café e um dia bastante produtivo, por um momento me senti como a Patricia de outras épocas. Espero que ela apareça por aqui vez ou outra – eu estava com saudade.
Bolo formigueiro de
iogurte, amêndoa e limão
um nadinha adaptado do Epicurious, de novo!
- xícara medidora de 240ml
180g de farinha de
trigo
45g de farinha de amêndoa
– use a farinha de oleaginosa que preferir
2 colheres (chá) de
fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de
açúcar, cristal ou refinado
raspas da casca de 2
limões taitis grandes
¾ xícara (180g) de
iogurte natural integral
½ xícara (120ml) de
óleo vegetal – usei de canola
2 ovos grandes,
temperatura ambiente
1 colher (sopa) de Amaretto
– opcional
1 colher (sopa) de
suco de limão
½ colher (chá) extrato
de baunilha
3 colheres (sopa) de chocolate granulado
Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma tigela grande, junte o açúcar e as raspas dos limões e esfregue com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Junte o iogurte, o óleo, os ovos, o Amaretto (se usar), o suco de limão e a baunilha e misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos, deixando 1 colher (sopa) deles reservada para envolver o granulado – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha. Acrescente o granulado aos ingredientes secos reservados, misture bem para envolvê-los, e então junte tudo à massa e misture.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.
O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias.
Rend.: 8 porções
Pat, que delícia de manhã!! Torço para que esse "passarinho" venha te visitar muitas vezes. Beijos!
ResponderExcluirFoto linda!
ResponderExcluirDeve ser bem gostoso.
Grata Patrícia
Que texto bom de se ler. Você é demais! Obrigada por tanto!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar beleza nesses tempos tão duros. Foi um abraço que recebi aqui e quase veio junto o cheirinho do bolo. Por mais dias assim.
ResponderExcluirRoberta, vamos torcer juntas! Um bj!
ResponderExcluirM Luiza, obrigada!
Luiza, obrigada a você pelo carinho! Um beijo!
Roberta Vasconcelos, agora quem está se sentindo abraçada pelo teu carinho sou eu. Muito obrigada e um beijo!
Suas receitas e seus textos são maravilhosos.
ResponderExcluirGostaria de tirar uma dúvida: esse bolo assim como o bolo de limão cravo pidem ser feitos nas formas da nordic ware tipo bolo inglês .
Abraço