quinta-feira, novembro 07, 2019

Salada de batatas com especiarias

Salada de batatas com especiarias

Preciso começar o post de hoje sendo sincera com vocês: eu não gosto de salada de batata, nem de salada de maionese. É uma coisa que não me atrai mesmo, não me perguntem o porquê. Só que aqui em casa tenho um fã número um de salada de maionese, capaz de comer a travessa toda sozinho feliz da vida, e quando estava ainda criando receitas para o livro ele me disse que eu tinha que colocar a minha salada no livro. Como é uma receita simples e comum demais, disse para o João que colocaria uma quase salada de maionese, uma salada de batatas, mas que tivesse um algo a mais para que ficasse interessante.

Foi assim que a receita de hoje apareceu. João não curtiu muito, porque não é muito fã de especiarias (como pode, né, gente?), e eu não curti muito simplesmente porque salada de batata não é a minha praia. Portanto, a decisão fica com vocês: quem fizer a receita volta aqui para me contar o que achou.

Salada de batatas com especiarias
receita minha

500g de batata bolinha
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de cominho em pó
¼ colher (chá) de cúrcuma em pó
1 pitada de pimenta caiena em pó
1 colher (chá) de coentro em grãos
sal e pimenta do reino moída na hora
raspas de 1 limão taiti pequeno
suco de ½ limão taiti pequeno
¼ xícara de iogurte natural integral
2 colheres (sopa) de maionese
1 cebolinha picada, incluindo a parte verde
1 punhado de salsinha picada

Lave bem as batatas e esfregue bem as cascas. Coloque em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto até começar a ferver. Acrescente 1 colher (chá) de sal e cozinhe até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para testar. Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por alguns minutos para eliminar o excesso de umidade.

Enquanto as batatas cozinham, aqueça o azeite em uma frigideira média antiaderente. Junte as especiarias e doure-as no azeite por 1-2 minutos, até perfumarem – vá misturando para que não queimem. Retire do fogo e deixe amornar.

Corte as batatas ao meio e transfira para uma tigela grande enquanto ainda estiverem mornas. Junte as especiarias e o azeite que estiver a frigideira. Misture. Acrescente as raspas e o suco de limão, o iogurte e a maionese, a cebolinha e a salsinha e misture, com cuidado para não quebrar as batatas. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Rend.: 4 porções

Nenhum comentário: