Tuesday, September 05, 2017

Clafoutis de abobrinha, queijo e bacon

English version

Zucchini, bacon and cheese clafoutis / Clafoutis de abobrinha, queijo e bacon

Quem me lê há mais tempo sabe que o outro habitante desta casa era um chatinho enjoado até passar (preciosos) dias na China – uma das coisas que o meu marido não comia era creme de leite (!).

Felizmente isso mudou e muitas vezes, nos meses mais quentes, quando queríamos algo leve e gostoso para o almoço fiz clafoutis salgados para o almoço e os servia com uma saladona. A combinação de sabores favorita do João é a que lhes trago hoje: a abobrinha e o queijo ficam deliciosos com os pedacinhos de bacon salgadinho. O meu clafoutis favorito é como este, entretanto trocando a abobrinha por cogumelos-de-Paris em fatias que são douradas em um fiozinho da gordura que sobra do bacon antes de entrarem na massa. Se vocês testarem uma das versões vou adorar saber o que acharam.

Clafoutis de abobrinha, queijo e bacon
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 fatias de bacon picadas
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco
1/3 xícara (80ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1/3 xícara de queijo gruyere, ralado grosseiramente – fiz algumas vezes com queijo Canastra e ficou ótimo também
1 abobrinha media (cerca de 200g), em cubos pequenos
2 ramos de tomilho fresco, somente as folhinhas
sal e pimenta do reino moída na hora

Preaqueça o forno a 190°C. Separe um refratário raso com capacidade para 1 litro – o da foto tem 20cm de diâmetro e 3,5cm de altura.

Aqueça uma frigideira antiaderente pequena em fogo alto e nela doure o bacon, mexendo algumas vezes até que doure e fique crocante. Remova-o da panela com a escumadeira e transfira para um prato forrado com papel toalha. Use um pouquinho da gordura restante na frigideira para untar o refratário.

Em uma tigela média, bata os ovos, o creme de leite e o leite com um batedor de arame até obter uma mistura lisa. Junte a farinha e misture novamente até incorporar. Com uma espátula de silicone, incorpore o queijo, a abobrinha e as folhinhas de tomilho. Tempere com sal e pimenta e então despeje no refratário untado. Salpique com o bacon e leve ao forno por 35-40 minutos ou até que o clafoutis infle e doure bem. Sirva imediatamente.

Rend. 2-3 porções (dependendo do que é servido com o clafoutis)

No comments:

Related Posts with Thumbnails