Tuesday, February 14, 2017

Salada morna de grão-de-bico e chorizo e um cérebro cheio de fotos de comida

English version

Sherry-glazed chorizo and chickpeas / Grão de bico com chorizo e xerez

Geralmente, quando estou muito cansada – o que tem acontecido com certa frequência, pois as últimas semanas no trabalho foram bem intensas – fico folheando livros e revistas de receita e dando uma espiada no Instagram, talvez tentando dar um tranco no cérebro com fotos bonitas de comida (é isso ou rever alguns episódios de “Sex and the City” pela enésima vez – também ajuda bastante). :)

Esta quantidade enorme de fotos de comida no cérebro de alguém pode ser útil: estava dando uma olhada na geladeira para fazer a lista de compras da semana e vi meia lata de grão-de-bico que sobrara de uma salada do final de semana. Minutos antes disso eu vira um chorizo no armário e a conexão se formou na minha cabeça: grão-de-bico com chorizo e xerez. Eu só não lembrava exatamente onde tinha visto este prato espanhol – em um livro? Revista? Instagram? Blog? Todas as anteriores? :) –, então decidi improvisar mesmo e ficou uma delícia. Comi como uma salada morna, mas tenho certeza de que funciona bem como acompanhamento, também.

Salada morna de grão-de-bico e chorizo
criação minha, inspirada por diversas receitas

1 colher (chá) de azeite de oliva
70g de chorizo
½ cebola grande, em meias-luas finas
2 dentes de alho bem picadinhos
200g de grão-de-bico cozido – se usar o enlatado, enxague e escorra bem
sal e pimenta do reino moído na hora
2 colheres (sopa) de xerez
1 punhado de salsinha fresca picada

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente em fogo alto. Junte o chorizo e frite, mexendo de vez em quando, até que fique sequinho e crocante por fora. Junte a cebola e refogue até que a cebola fique macia – vá mexendo ocasionalmente para que a cebola não grude no fundo da panela. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto ou até perfumar – não deixe o alho queimar ou ficará amargo. Junte o grão-de-bico e cozinhe por 3 minutos, misturando algumas vezes. Junte o xerez, cozinhe por 2 minutos ou até que o xerez reduza. Desligue o fogo e misture a salsinha. Sirva morno.

Rend.: 2 porções

2 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

as vezes faço assim uma saladinha parecida e toda agente gosta, uma ótima sugestão.


O Cantinho dos Gulosos

Clara Brito said...

Bela salada de grão e chouriço.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/um-mes-com-mafalda-pinto-leite-e-uma.html

Related Posts with Thumbnails