quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Bolo de maçã e laranja e o preço da comida

English version

Chunky apple and orange cake / Bolo de maçã e laranja

Não tenho cozinhado muito ultimamente, mas vou ao supermercado e o preço da comida tem me deixado horrorizada: tudo fica mais e mais caro a cada semana. É triste e me sinto privilegiada por não ter que fazer nenhuma mudança drástica, porém admito que penso duas vezes antes de comprar certas coisas. Maçãs Granny Smith, por exemplo, que eu amo tanto – era a única maçã que eu comia quando era pequena, e minha mãe achava engraçado uma criança gostar de maçã azeda – andam absurdamente mais caras (nunca foram baratas, eu sei bem, mas o preço piorou demais). Ainda assim, meu marido me trouxe algumas maçãs e depois de devorar parte delas decidi que não desperdiçaria as demais: teria de usar algo tão precioso em alguma receita bem boa.

Preparei este bolo, delicioso e perfumado com raspas de laranja – a receita original combinava maçãs a canela, a dupla tradicional de sabores, mas eu achei que um toque cítrico seria uma boa ideia e realmente foi. Tenho certeza de que o bolo também ficaria ótimo com raspas de limão taiti ou siciliano.

Bolo de maçã e laranja
um tiquinho adaptado deste livro

- xícara medidora de 240ml

2 maçãs Granny Smith, descascadas e em cubinhos
1 colher (sopa) de farinha de trigo, para envolver os pedacinhos de maçã
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja grande
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes, levemente batidos com um garfo
75g de manteiga sem sal, amolecida
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de leite integral, temperatura ambiente

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Em uma tigela média, coloque os cubinhos de maçã e envolva-os com a colher (sopa) de farinha. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Sobre o açúcar peneire a farinha, o fermento e o sal e incorpore. Adicione os ovos, a manteiga e a baunilha e bata com a batedeira por cerca de 1 minuto ou até obter uma massa cremosa. Junte as maçãs e o leite e misture gentilmente, de baixo para cima. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos. Desenforme com cuidado, remova o papel, inverta novamente o bolo sobre a gradinha e deixe esfriar completamente antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Macarrão com molho de tomate cereja e sem tempo para nada

English version

Cherry tomato pasta / Macarrão com molho de tomate cereja

Acho que já deu pra perceber que a frequência dos meus posts aqui é um termômetro para a quantidade de trabalho que tenho: se eu desapareço é porque fui engolida pelo escritório. Tenho lido os comentários de vocês, porém não tenho tido tempo de responder. :(

Há algumas coisas sobre as quais eu gostaria de escrever, como alguns filmes e seriados que andei vendo, o Oscar que Leozinho vai finalmente ganhar este ano, mas infelizmente não tenho tempo agora – este post vai ser rápido e a receita é mais rápida ainda: uma massinha bem simples, com um molho feito com tomate cereja. É ligeiríssima, porém absolutamente deliciosa – se tornou um curinga para as noites dos dias úteis e tenho certeza de que muitos de vocês vão adotá-la como opção para os dias de pressa.

Macarrão com molho de tomate cereja
um tiquinho adaptado da sempre maravilhosa revista Gourmet Traveller

1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
700g de tomates cereja inteiros
1 cebola pequena, bem picadinha
4 dentes de alho, bem picadinhos
1 punhado de folhas de manjerona fresca
300ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
400g de fettuccine
pecorino ou parmesão ralados, para servir

Em uma frigideira bem grande, aqueça o azeite. Junte os tomates e cozinhe-os em fogo alto até que comecem a dourar e a pele escurecer levemente (3-5 minutos), mexendo ocasionalmente. Reduza o fogo para médio, junte a cebola e o alho e refogue até que amaciem, mexendo ocasionalmente (3-5 minutos). Reduza para fogo baixo, junte a manjerona e cozinhe, mexendo algumas vezes, até que um molho vá se formando e engrosse ligeiramente (2-3 minutos). Junte o creme de leite, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo.

Enquanto prepara o molho, cozinhe o macarrão em bastante água fervente salgada até que o fettuccine fique al dente. Escorra, junte ao molho e misture. Sirva imediatamente polvilhado com o queijo ralado.

Rend.: 4 porções

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Biscoitos mocha, para alguém que agora ama café

English version

Mocha slice cookies / Biscoitos mocha

Estes biscoitinhos deliciosos, outra ótima receita da Martha, chamam-se biscoitos mocha, porém poderiam facilmente ser rebatizados de “biscoitos Em Busca do Tempo Perdido” – depois de anos sem tomar café (36, para ser mais precisa), evitando toda e qualquer sobremesa sabor café, comecei a trabalhar em uma empresa com uma dinâmica completamente diferente da anterior (um emprego que tive por dez anos), e a nova rotina me fez apelar para o café regularmente, pois eu trabalhava tantas horas por dia que as opções eram tomar um cafezinho ou dormir em cima do teclado.

Continuo trabalhando bastante, porém menos do que no ano passado, e descobri que adoro café. :)

Por causa disso, tenho folheado meus livros e procurado links salvos da Internet atrás de receitas com café que eu ignorei por tantos anos, e este biscoitinhos eram uma delas – a mistura de chocolate e café é uma das mais celebradas, e não é à toa.

Esqueci de passar os cilindros de massa crua pelo açúcar cristal antes de assar, porém depois de provar os biscoitos achei que eram doces o suficiente sem a cobertura extra de açúcar.

Biscoitos mocha
da Martha

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
¾ xícara (68g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de café espresso instantâneo – usei 1 cápsula de Nespresso (Volutto), continha cerca de 1 colher (sopa)
¼ colher (chá) de canela em pó
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (60g) de nibs de cacau

Peneire juntos a farinha, o cacau, o sal, o café e a canela em uma tigela grande. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme claro. Junte o ovo e a baunilha e bata. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Reduza a batedeira pra a velocidade baixa e acrescente os ingredientes peneirados, batendo somente até combinar. Com uma espátula de silicone, incorpore os nibs de cacau.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro na geladeira). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos estejam firmes no centro. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Rend.: cerca de 55 unidades

terça-feira, fevereiro 02, 2016

Gateau de limão para uma pessoa previsível

English version

Lime gateau / Gateau de limão

Semana passada me deu uma vontade doida de comer bolo – eu queria um bolinho esfriando sobre a bancada da cozinha. Folheei alguns livros e revistas, pescocei alguns sites Internet afora, para acabar fazendo um bolo de limão – taiti, já que siciliano não havia um sequer em casa.

Sou um ser humano extremamente previsível. :)

A receita vem de um livro no qual ando de olho faz tempo, mas não comprei ainda por causa da minha resolução de não comprar nenhum livro de receita novo no primeiro semestre deste ano (vamos ver no que isso vai dar, já que ainda estamos em fevereiro). Encontrei a receita no site da Martha, mudei uma ou duas coisinhas e o resultado foi um bolo saboroso e perfumado, molhadíssimo de calda de limão – uma delícia e perfeito para o verão.

Gateau de limão
um nadinha adaptado deste livro, receita encontrada no site da Martha

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca e o suco de 3 limões taiti
2 ovos
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2/3 xícara (93g) de açúcar de confeiteiro

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de 20cm com fundo removível.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de 2 limões e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata em velocidade média até obter um creme claro e fofo. Aos poucos adicione 2 colheres (sopa) do suco de limão (guarde o restante para a calda), seguidas dos ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente; se a mistura parecer talhada não há problema. Junte a farinha, o fermento e o sal e bata até obter uma massa espessa e homogênea. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.

Asse até o bolo crescer e dourar, cerca de 25 minutos (faça o teste do palito). Transfira a forma para uma gradinha e fure o bolo todo com um palito de dente. Em uma tigelinha, misture o suco de limão restante (cerca de 70ml) ao açúcar de confeiteiro e despeje aos poucos sobre o bolo, para que a calda seja absorvida. Deixe esfriar completamente na forma – este bolo é bem delicado, macio e molhadinho, difícil de desenformar, por isso uma forma de fundo removível é necessária.

Rend.: 6-8 porções