quinta-feira, outubro 20, 2016

Linguine com molho cremoso de tomate, tomilho, alcaparra e bacon

English version

Linguine with creamy tomato, caper, thyme and bacon sauce / Linguine com molho cremoso de tomate, alcaparra, tomilho e bacon

Creio que muitos de vocês me lendo agora recorrem ao pacote de macarrão sempre que precisam colocar comida na mesa rapidinho – eu faço isso com frequência e não tenho vergonha de admitir! :)

Faço macarrão sempre, sim, mas não só por ser rápido: eu e o João adoramos e trata-se de um ingrediente tão versátil, posso combiná-lo a diversos sabores e tipos de molho. Vi esta versão de molho de tomate na revista Olive e era tão simples que tive de provar: o molho é saboroso, o creme de leite fresco diminui a acidez do tomate e as alcaparras dão um toque salgadinho à mistura. Tomilho é minha erva favorita – de novo, tão versátil! – e é uma das que mais gosto de combinar com tomate.

Linguine com molho cremoso de tomate, tomilho, alcaparra e bacon
um tiquinho adaptado da sempre ótima revista Olive

4 fatias de bacon, cortadas em fatias de ½ cm
2 dentes de alho grandes, amassados e picadinhos
6 raminhos de tomilho fresco
1 lata (400g) de tomates pelados picados
2 colheres (chá) de açúcar
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa) de alcaparras drenadas – deixe-as de molho em água fria por 15 minutos e então escorra para usar na receita
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
200g de linguine

Em uma panela media em fogo alto, frite o bacon, mexendo ocasionalmente, até que ele fique crocante. Retire o bacon da panela com uma escumadeira e coloque os pedacinhos para secar em papel toalha. Retire o excesso de gordura da panela, deixando 1 colher (sopa) nela – reserve a gordura sobressalente em um recipiente até esfriar. Depois disso, transfira para uma garrafa pet e descarte no lixo – nunca jogue óleo ou gordura no ralo da pia.

Na gordura da panela, refogue o galho por cerca de 1 minuto ou até perfumar. Junte o tomilho e refogue, mexendo, por mais 1 minuto. Acrescente o tomate pelado e amasse com um amassador de batatas para quebrar bem os tomates. Junte o açúcar, tempere com sal e pimenta e então deixe cozinhar com a panela semi-tampada por cerca de 20 minutos, misturando vez ou outra para que não grude no fundo da panela, até o molho espessar.

Enquanto isso, cozinhe o linguine em uma panela com água fervente e sal até que ele esteja al dente.

Ao molho, junte as alcaparras e o creme de leite e então cozinhe por mais 3 minutos. Escorra o linguine e incorpore-o ao molho. Sirva imediatamente salpicado com os pedacinhos de bacon reservados.

Rend.: 2 porções


3 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm adoro massas.
Parece-me uma óptima sugestão para o almoço de amanhã.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/bolo-chiffon-de-laranja-minha-moda.html

Caroline disse...

Que receita deliciosa Pat! Fiz o seu franguinho assado com manjerona ontem para o almoço e foi sucesso!
Amo seu blog e sempre acompanho tudinho, gostaria de pedir uma dica!
Nunca fiz brownies e quero fazer pro aniversário do meu sobrinho, tem alguma indicação daquele infalível e que agrade a maioria? (Ah, com casquinha por favor kkkkk)

Beijos, sucesso!!!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Bela massa.

Beijinhos e bom domingo,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html