segunda-feira, novembro 23, 2015

Barrinhas de cheesecake de limão e iogurte

English version

Yogurt lime cheesecake bars / Barrinhas de cheesecake de limão e iogurte

Sempre que descubro algo bacana quero logo compartilhar aqui com vocês, sendo assunto de comida ou não – e o que me deixa feliz é que vocês parecem sentir o mesmo, por isso posso perguntar sobre os mais variados temas, mesmo que não tenham nada a ver com cozinha – como sugestão de produtinho pra cabelo danado – que recebo um monte de respostas de volta. Obrigada. <3

Crise de cabelo com frizz quase resolvida – com a ajuda de vocês lá na página do blog no Facebook – agora é a minha vez de dividir algo bacana: uma das minhas revistas de receitas favoritas, uma que uso toda hora tanto para receitas em si quanto para inspiração agora tem um site lindo, cheio de receitas deliciosas e fotos incríveis – quem fala inglês vai se esbaldar, tenho certeza!

Apesar de eu usar a Delicious Autralia frequentemente, na maioria das vezes dou umas alteradinhas nas receitas, e essas barrinhas não são exceção: 200g de biscoitos moídos ficariam nadando em 175g de manteiga, por isso mudei um pouco a proporção das coisas e fiquei bem feliz com o resultado.

Barrinhas de cheesecake de limão e iogurte
um nadinha adaptadas da sempre ótima Delicious Australia

Base:
200g de bolachas Maria ou maisena
85g de manteiga sem sal, amolecida

Cobertura:
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões taiti
300g de iogurte natural integral de consistência firme
300g de cream cheese, temperatura ambiente
3 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Coloque as bolachas no processador de alimentos e processe até moê-los. Junte a manteiga e pulse até que a mistura pareça areia molhada. Pressione firmemente na base da forma e leve à geladeira por 15 minutos.

Em uma tigela grande, esfregue o açúcar e as raspas de casca de limão com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Junte o iogurte e o cream cheese e misture com um batedor de arame até obter um creme homogêneo. Incorpore os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Misture a baunilha e o sal e despeje o creme sobre a base. Leve ao forno por 20-25 minutos ou até que firme – não asse demais para não ressecar o cheesecake. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em barrinhas para servir.

Rend.: 24 unidades

segunda-feira, novembro 16, 2015

Bolo de banana (com manteiga derretida) para dias corridos

English version

Melted butter banana cake / Bolo de banana (feito com manteiga derretida)

Acho que dá pra perceber que ando sem tempo para escrever no blog – bem, na verdade ando sem tempo para cozinhar, também (e quando sobra tempo eu estou tão exausta que nem penso no assunto). Isso me deixa triste. :(

Para dias assim, quando não há tempo para nada, nem para me aventurar na cozinha nem para escrever um post novo (digitar receitas, traduzi-las, editar fotos), lhes trago este bolo de banana: é delicioso, rápido de fazer e como a manteiga é derretida não precisamos nem esperar que ela amoleça. Para coroar, a receita é curtinha, rápida de traduzir – exatamente do que preciso ultimamente.

Bolo de banana (com manteiga derretida)
um nadinha adaptado do Dan Lepard

- xícara medidora de 240ml

175g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
200g de manteiga sem sal, derretida e fria
250g de farinha de trigo
3 ovos grandes
2 colheres (sopa) de suco de laranja espremido na hora
½ colher (chá) de extrato de baunilha
250g de bananas bem maduras, amassadas com o garfo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte-o também.

Coloque o açúcar e as raspas de laranja em uma tigela grande e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e misture. Junte 100g da farinha de trigo e bata até homogeneizar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o suco, a baunilha e a banana e incorpore. Peneire a farinha restante, o fermento e o sal sobre a massa e misture para incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 60-65 minutos ou até que o bolo cresça e doure e um palito inserido no centro saia com algumas migalhas grudadas nele.

Rend.: 6-8 porções