Quem cozinha para enjoadinhos conhece o sentimento, tenho certeza: quando a pessoa que sempre odiou algo começa a comer a determinada coisa é uma pequena vitória.
Quando meu marido decidiu provar cogumelos pela primeira vez na vida e gostou deles eu comecei a adicioná-los às refeições e foi ótimo (o bolonhesa vegetariano é mesmo uma delícia, adoro aquela receita). Agora que ele chegou à conclusão de que na verdade não odeia abobrinha tenho usado o legume cada vez mais, e este macarrão de forno é um jeito gostoso de consumi-la.
Mudei a receita um tiquinho – por exemplo, a versão original pedia por crème fraîche, que substituí por ricota caseira – e consegui um prato mais leve, sem contar que a receita é fácil e gostosa: a cobertura crocante de pão e parmesão deixa o macarrão ainda mais especial.
Rigatoni de forno com pesto e abobrinha
adaptado da sempre deliciosa revista Good Food
- xícara medidora de 240ml
150g de rigatoni
1/3 xícara de pesto de manjericão
200g ricota – usei caseira
200g de abobrinha, ralada no ralador grosso
½ xícara de parmesão ralado fininho, uso dividido
sal e pimenta do reino moída na hora
30g de farelo de pão
azeite de oliva extra-virgem, para regar
Preaqueça o forno a 180°C. Cozinhe o macarrão por 1-2 minutos a menos do que o tempo indicado na embalagem. Escorra, mas reserva 1 xícara da água do cozimento.
Enquanto isso, em uma tigela grande misture o pesto, a ricota, a abobrinha e metade do parmesão. Junte o macarrão e misture bem. Acrescente um pouco da água do cozimento reservada e misture – você quer que o molho fique cremoso (caso contrário o macarrão vai ressecar no forno). Prove e tempere com sal e pimenta do reino.
Espalhe o macarrão em um refratário raso e polvilhe com o farelo de pão e o parmesão. Regue com um pouco de azeite. Asse por 15 minutos ou até a cobertura ficar crocante.
Rend.: 2 porções
Abobrinha e pesto é uma combinação infalível!
ResponderExcluirBlog da Fênix
Interessante! Vou fazer para as minhas filhotas...elas estão fazendo as pazes com a abobrinha. Obrigada por compartilhar <3
ResponderExcluirwww.agastroeconomia.com.br
Adoro seu blog, suas receitas e suas histórias... Sabe aquela sensação boa que aconchega o coração? Então, sinto isso toda a vez que passo aqui... Que a vida lhe conserve sempre assim, fonte de inspiração ; ) Bj
ResponderExcluirQue delicia de pasta.
ResponderExcluirBeijinhos e bom fim-de-semana,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/chocos-com-chourica-de-sangue.html
Fer Antunes, que coisa mais bacana esse seu comentário! Obrigada, querida! <3
ResponderExcluirVim para conhecer, e gostei muito de tudo! Vou seguir para não perder de vista
ResponderExcluirBeijo.
Nita
Patrícia,
ResponderExcluirTeus escritos e tuas receitas são fantásticos! Sigo o blog há muito tempo, venho aqui todos os dias e toda vez que preciso de uma inspiração. Preparei esta receita no sábado e fiquei triste quando acabou, de tão boa que é! Obrigada por compartilhar!
Beijos!!
Liliane, obrigada pelo comentário tão doce! Adorei! <3
ResponderExcluirQue bom que vc gostou da receita!
Bjs!