Dias atrás me deu uma vontade danada de ir ao cinema, mas não estava a fim de drama e nem de lágrimas, por isso imediatamente descartei a ideia de ver “Para Sempre Alice”, mesmo amando Julianne Moore, e como só vejo filme de terror quando minha irmã está comigo ignorei completamente “Renascida do Inferno”.
Sobrou “Simplesmente Acontece” e eu acho que era exatamente do que eu precisava naquele dia: nada sério, com um pouquinho de romance, um pouquinho de comédia – o combo perfeito. :) Mas o que eu realmente adorei no filme – além de Sam Claflin ;) – foi a trilha sonora: fui logo procurar no Spotify e não consegui mais parar de ouvir.
Com uma boa trilha sonora, faltava escolher uma boa receita de bolo e os limões taiti na geladeira me levaram diretamente a algumas receitas com estes limões publicadas pelo Dan Lepard no Guardian séculos atrás – o bolo ficou úmido e delicioso, e achei que foi uma boa variação dos bolos mármores tradicionais.
Bolo mármore com limão taiti
um nadinha adaptado do Dan Lepard
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
raspas da casca de 3 limões taiti
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 175g - de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de óleo de canola
3 ovos médios*
150g de iogurte natural integral
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida – meça, depois derreta
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de sal
Calda:
1/3 xícara (80ml) de suco de limão taiti
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel manteiga e unte-o também.
Coloque as raspas de limão e o açúcar em uma tigela grande e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte o óleo e os ovos, bata com um batedor de arame até incorporar bem e obter uma mistura cremosa. Acrescente o iogurte, a manteiga derretida e a baunilha, misturando bem com o batedor. Junte a farinha, o fermento e o sal e misture. Despeje 2/3 da massa na forma. Junte o cacau à massa restante na tigela, misture e então despeje sobre a massa clara. Com uma faquinha sem ponta, misture as duas massas bem levemente, para dar o efeito marmorizado. Asse por cerca de 50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar 5 minutos – enquanto isso, em uma tigelinha, misture o suco de limão e o açúcar da calda até obter um líquido cristalino. Faça furinhos no bolo com um palito de dente e então despeje a calda dos poucos, esperando as porções serem absorvidas pelo bolo antes de despejar mais. Deixe esfriar completamente na forma.
* eu só tinha ovos do tipo grande em casa, por isso escolhi os três menores da caixinha e os usei na receita
Rend.: 6-8 porções
Ficou com um aspecto maravilhoso e a combinação é óptima, gosto muito!
ResponderExcluirAcho que vou ter que experimentar numa tarde de cinema com a minha irmã! Com um chá é perfeito!
Beijinhos
Tem tao bom aspecto!!!
ResponderExcluirBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
O teu bolo ficou simples mas muito bonito.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/feliz-dia-do-pai-e-um-dia-especial.html
Adoro entrar no seu blog e dar de cara com uma foto linda! Suas fotos estão cada vez mais lindas! Quase que dá pra sentir o perfume do bolo! <3
ResponderExcluirBabei! Dá pra substituir o limao taiti pelo galego? E a manteiga normal pela sem sal, que é tao dificil de achar aqui onde moro? bjos
ResponderExcluirAnônimo, com limão galego deve ficar uma delícia! Eu não gosto de usar manteiga com sal, mas se for inevitável não use o sal listado na receita.
ResponderExcluirBj!
Olá! Eu tenho açúcar demerara e limão cravo. Será que dá pra fazer? Tô com muita vontade de fazer esse bolo.
ResponderExcluirDá, sim! Vai ficar delicioso!
Excluir