Quando leio os comentários sobre livros de culinária no site da Amazon percebo que uma das coisas sobre as quais as pessoas mais reclamam é a falta de fotos, e tendo a concordar com eles: tenho livros que sei que são realmente ótimos, mas acabo ignorando-os porque eles não tem nada ou quase nada de fotos – acho que quando preciso de inspiração preciso olhar imagens lindas, que me causem água na boca.
Também é útil saber como a comida vai ficar antes de começar a prepará-la.
Vi a receita de um bolo cítrico com coco na revista Taste dias atrás e a foto me pegou de jeito na mesma hora: as fatias do bolo pareciam tão macias, não pude resistir! E eu nem estava pensando em fazer bolo, estava procurando por uma receita salgada, mas a foto me fez desejar muito uma fatia daquele bolo super macio, então tive de fazê-lo (nem lembro mais o que eu estava procurando antes de dar de cara com o bolo, só sei que era algo pro almoço).
O resultado foi mesmo um bolo extremamente macio, difícil até de fatiar, e ficou uma delícia – a inspiração veio em forma de uma foto tentadora e que bom que resolvi ceder.
Bolo de laranja, coco e sementes de papoula
um nadinha adaptado da revista Taste
- xícara medidora de 240ml
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de sementes de papoula
¾ xícara (75g) de coco ralado sem açúcar
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja grande
125g de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de leite de coco*
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel manteiga e unte-o também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o sal e as sementes de papoula. Junte o coco ralado e misture.
Coloque o açúcar e as raspas de casca de laranja na tigela da batedeira e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente durante todo o preparo do bolo.
Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Adicione a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite de coco e bata somente até incorporar. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 25 minutos, e então cuidadosamente levante o bolo da forma usando o papel. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente. Retire o papel com cuidado e sirva.
* para não ter de abrir uma segunda garrafinha de leite de coco, usei os 200ml de um vidrinho e completei com 40ml de leite integral
Rend.: 6-8 porções
Sou igual.. as fotos é que chamam por mim.. e livros sem fotos nem "perco tempo"! Até porque muitas vezes não faço a receita tal e qual, mas foi a foto que me inspirou!
ResponderExcluirficou lindo!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Oi Patricia, também acho absurda a idéia de fazer um livro de receitas sem fotos. Mas sou suspeita para falar, porque ao contrário de vc, eu não sou nada fã de livros de receita hahaha.
ResponderExcluirAcho que tenho trauma de quando comecei a cozinhar e NADA ficava igual às fotos dos livros.;)
Esse bolo é parecido com um que fiz esses dias e que ficou muuuuito fofinho, vou experimentar essa sua versão, parece uma delícia!
Obrigada
E eu com vontade de doces venho ver os seus por causa de suas fotos! Ah! E tem agora tem papoula aqui: http://www.graovizirespeciarias.com.br/
ResponderExcluirBjins!
Ai, Pat, isso é muita coincidência! Esses dias vi na tua página do FB uma foto de donuts assados. Sou preconceituosa com versões ~saudáveis de comidas gordinhas, mas simplesmente não resisti por causa da foto! Fiz no dia seguinte e a receita fez o maior sucesso <3
ResponderExcluirBá, querida, que bom que vc gostou! Eu também não gosto de versões deformadas de clássicos, mas nesse caso eu curti bastante e que bom que vc tb gostou! Beijo!
ResponderExcluirOi Patricia, como vai?
ResponderExcluirFiquei com água na boca com esse bolo e estou louca para prepará-lo, fiquei em dúvida sobre a quantidade de farinha, são 140g mesmo?
Beijos e obrigada!
Marcella
Marcella, tudo bem, e vc?
ResponderExcluirSim, vai pouca farinha porque o coco ralado também encorpa a massa.
Bj!
Oi Patricia,
ResponderExcluirOnde vc encontra as sementes de papoula pra comprar?? Sou de SP
Vanessa, as minhas eu trouxe de viagem. Aqui no blog muitas leitoras já deram dicas de onde encontram, dê uma procuradinha que vc vai saber.
ResponderExcluirAinda bem que você cedeu, pois resultou num bolo lindo e poético! Puro amor essas sementinhas. Agora, finalmente, eu as encontrei e poderei fazer várias receitas, incluindo as suas! <3
ResponderExcluirAdorei a combinação do coco e a laranja... estou aqui só pensando e digitando. Hummm!
Obrigada por compartilhar conosco a receita, Patricia!
Bjs
Tá no forno!
ResponderExcluirTanto tempo que nao parava pra fazer um bolinho... :)
Oi Patricia! Fiz esse bolo semana passada mas ele solou. Achei que a quantidade de farinha foi muito pequena, tanto que não pude nem seguir a instrução de "alisar a superfície" pois a massa ficou realmente muito fluida. Uma pena...da próxima vez tentarei acrescentar mais farinha.
ResponderExcluirMesmo assim, obrigada por dividir...
Bjs
Oi, xará! Puxa, que pena que o bolo não deu certo... Mas outras leitoras já fizeram e não tiveram problema. :(
ResponderExcluirBjs, querida, sinto muito!
Oi Patricia, td bem?!Amei esse bolo, só não usei as papoulas porque ainda não comprei, mas o bolo ficou uma delicia.Estava doida para fazer leite de coco caseiro, e essa receita foi perfeita, e com leite de coco caseiro entao..huumm..bom demais.rs.Brigada pela receita.Bjus!
ResponderExcluirAna Lívia, que bom que vc gostou do bolo! Deve ter ficado incrível com leite de coco caseiro, que delícia! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado! Um bj!
ResponderExcluirPatrícia ....fiz este bolinho e ficou deliciosooo! delicado, fofinho e super húmido! Adorei! Postei no meu blog veja como ficou: http://dentesedoces.blogspot.pt/2016/06/bolo-de-limao-coco-e-sementes-de-papoila.html
ResponderExcluirObrigada pelas receitas sempre maravilhosas!