Quem lê o blog há certo tempo provavelmente sabe que adoro financiers: já os fiz de tudo quanto foi sabor, pois são deliciosos e um jeito ótimo de usar claras de ovo que sobram de outras receitas (claras são algo que tenho no freezer quase sempre).
Financiers salgados, entretanto, eu nunca provara antes e os que vi no lindo livro da Rachel Khoo eram tão bonitinhos que tive de experimentar – eles foram parte do meu menu de Natal, algo para beliscar com drinks antes da ceia propriamente dita.
Os financiers ficaram saborosos e tão fofinhos que deixaram a mesa ainda mais bonita – uma delícia com uma taça de Prosecco. Pretendo fazê-los novamente para a ceia de Ano Novo semana que vem.
Financiers salgados
um nadinha adaptados do lindíssimo The Little Paris Kitchen (para quem preferir, aqui o livro já traduzido para o português)
65g de manteiga sem sal, picada
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de açúcar cristal
2 ovos, claras e gemas separadas
1 pitada generosa de sal
12 pedacinhos miúdos de parmesão
6-8 tomates cereja, cortados ao meio no sentido do comprimento
cerca de 5 azeitonas, cortadas em rodelinhas
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe 12 moldes de financiers, mini muffins ou mini bolinhos com capacidade para 2 colheres (sopa) de massa cada.
Em uma tigela pequena, misture a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Reserve. Em outra tigelinha, bata as claras e o sal até obter picos suaves. Em uma terceira tigelinha, bata as gemas com um batedor de arame e acrescente aos poucos a manteiga morna sem parar de bater. Incorpore aos ingredientes secos e em seguida incorpore delicadamente as claras.
Divida a massa entre as forminhas e afunde um pedacinho de queijo em cada um deles. Coloque os tomates e as azeitonas no topo da massa e afunde levemente. Asse por cerca de 10 minutos ou até que dourem. Desenforme imediatamente sobre uma gradinha e sirva mornos ou em temperatura ambiente.
Rend.: 12 unidades
Que coisa mais amor essas forminhas =)
ResponderExcluirE essa receita tem tudo que eu gosto (inclusive os drinks).
Beijos!
Que lindos!!!
ResponderExcluirBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Oi Patrícia. Gostaria de saber qual farinha para pães você usa e aonde vc compra. Obrigada!
ResponderExcluirOi, Fabíola - eu uso a farinha orgânica Mirella para todas as receitas.
ResponderExcluirBj!
Que delícia! E essas forminhas? Que graça!
ResponderExcluirEspero encontrar fácil farinha de amêndoa, pois eu quero fazer essa receita! :P
Bjs
Vi
Patrícia, será que dá certo fazer só com a farinha de amêndoas? Seria para consumo de uma amiga intolerante ao glúten. Obrigada!
ResponderExcluirOi, Simone - a massa não vai ter base suficiente. Substitui por farinha de arroz! Beijos!
ResponderExcluirQue lindos!!
ResponderExcluir