sexta-feira, outubro 31, 2014

Quibes de peixe - um jeito gostoso e saudável de comer peixe

English version

Fish kibbeh / Quibes de peixe

Uns posts atrás lhes disse que em minha opinião há dias para chocolate, creme de leite e mais outras coisinhas doces e realmente acredito nisso, mas nem mesmo eu consigo comer esse tipo de comida todo dia: eu sinto falta de saladas, legumes, peixe e grãos sempre e me sinto muito bem quando os consumo.

Sempre fico interessada em novos jeitos de cozinhar peixe diferentes de como minha mãe fazia quando eu era criança: empanado em fubá e frito, o que é uma delícia, mas não muito saudável (evito fritura aqui em casa a qualquer custo, e não somente por razões de saúde).

Meu marido também adora o peixinho no fubá, mas ele se dispõe a provar peixe de outros jeitos e final de semana passado preparei uma das receitas do Hugh Fearnley-Whittingstall em que o peixe é coberto com especiarias como páprica e cominho e refogado com ervilhas – foi um sucesso. Semanas antes disso, eu preparara o quibe de peixe da Rita Lobo e este foi igualmente bem aceito: eu sendo eu mudei um pouquinho a receita, adicionando mais raspas de limão, trocando as nozes por amêndoas e modelando a mistura em quibinhos em vez de apertá-la na assadeira.

Meu marido e minha irmã adoraram os quibes e eu achei um ótimo jeito de consumir peixe.

Quibes de peixe
um nadinha adaptados do lindíssimo Pitadas da Rita

- xícara medidora de 240ml

1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas pequenas, cortadas em meias-luas bem fininhas
sal e pimenta do reino moída na hora
1 pitada de açúcar
1 xícara de trigo para quibe
500g de filé de pescada branca
1 punhado de folhas de salsinha
raspas da casca de 2 limões taiti
1/3 xícara de amêndoas em fatias, bem picadinhas
1/3 xícara (80ml) de água
¼ colher (chá) de pimenta síria
azeite de oliva extra-virgem, para regar
fatias de limão taiti, para servir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande com papel alumínio e unte-o com azeite.
Em uma frigideira antiaderente grande, aqueça 1 colher (sopa) do azeite e junte as cebolas. Salpique com sal e com o açúcar e refogue, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas caramelizem, cerca de 15 minutos. Deixe esfriar.
Forre um escorredor com um pano de prato limpo e seco e despeje nele o trigo. Enxague com água fria, escorra e esprema o pano até remover todo o excesso de água do trigo.
No processador, processe o peixe e a salsinha até ficarem bem picadinhos. Transfira para uma tigela grande, junte as cebolas, o trigo, as raspas de limão, as amêndoas e a água e misture. Tempere com a pimenta síria, o sal e a pimenta do reino.
Usando 1 ½ colheres (sopa) de mistura por quibe, molde-os com as mãos e arrume-os na assadeira preparada, deixando 5cm de distância entre um e outro. Regue generosamente com o azeite extra-virgem e leve ao forno por 20-25 minutos, virando-os na metade do tempo, ou até que dourem e estejam cozidos por dentro. Sirva imediatamente com as fatias de limão.

Rend.: cerca de 20 unidades

4 comentários:

  1. Aprendi a moldar molinhos de peixe com delicadeza, depois de uma fornada insuportavelmente massuda... Você já tentou preparar quibe substituindo o trigo por quinoa? Eu fiquei meio incrédula, mais depois de uns bolinhos ridículos, feitos com atum em lata e quinoa branca cozida, que o Ebraim devorou como se fossem frituras de boteco, resolvi testar e gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Sá, já tinha pensado em usar quinoa, que bom saber que vc já testou e deu certo!

    ResponderExcluir
  3. Mariana Rosa5:06 PM

    Será que congela bem? Se sim, antes ou depois de assado?

    Parece uma delícia, e é bem prático!

    ResponderExcluir
  4. Mariana, eu congelei os quibes crus, como faço com almôndegas, mas ainda não os descongelei para provar. Acho que não vai ter problema, não!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!