Como alguém que ama comida, sempre me certifico de que meus amigos tenham algo para comer no minuto em que entram na minha casa – acredito que nada dá a sensação de “bem-vindo” como um drink e algo para beliscar. :)
Gosto de servir algo pequeno o bastante para ser degustado sem talheres e sem fazer muita bagunça, e porções pequenas para que as pessoas ainda estejam com fome quando o jantar for servido. Fiz esses palitinhos de queijo outro dia, quando recebi um casal de amigos para uma pizza, e ficaram deliciosos e com uma textura meio folhadinha.
Assei os palitos de queijo à tarde e os mantive em uma lata bem fechada. Quando os amigos chegaram, foi só arrumar os palitos em copos e servir com as bebidas – foi o fim das visitas famintas. :)
Palitinhos de queijo
um tiquinho adaptados do lindo e delicioso National Trust Simply Baking
155g de farinha de trigo
70g de farinha de trigo integral
¼ colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora, a gosto
115g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
85g de parmesão ralado fininho
1 ovo, batido com um garfo
Cobertura:
½ ovo, batido com um garfo, para pincelar
orégano seco, para salpicar
Coloque as farinhas, o queijo, o sal e a pimenta no processador de alimentos e pulse para combinar. Acrescente a manteiga e pulse até a mistura parecer farofa grossa. Em uma tigelinha, misture o ovo e 1 ½ colheres (sopa) de água gelada e despeje no processador com o motor ligado, processando apenas até que migalhas maiores comecem a se formar – junte mais água se necessário, mas faça isso aos poucos.
Transfira a mistura para uma superfície levemente enfarinhada e junte com as mãos, formando uma massa. Divida em duas partes, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Abra uma das massas com o rolo até obter a espessura de 5mm (mantenha a outra metade da massa na geladeira) – a massa não pode ficar muito fininha, senão quebrará na hora de torcer os palitinhos. Corte as beiradas para formar um retângulo e então corte fatias de 15cm de comprimento e 1cm de largura. Torça cada fatia com jeitinho e coloque nas assadeiras preparadas. Repita com a massa restante, e junte as rebarbas para formar mais palitos (a receita rende aproximadamente 40). Pincele os palitos com o ovo batido e salpique com o orégano. Leve à geladeira por 15 minutos e então asse por 15-20 minutos ou até que dourem bem. Deixe esfriar na assadeira, sobre uma gradinha.
Os palitinhos duram alguns dias guardados em um recipiente hermético.
Rend.: cerca de 40
Não resisti! Desde o ultimo mês de gravidez estou faminta... Agora, amamentando, então! Mais faminta ainda!!! Farei urgentemente
ResponderExcluirBeijos
Karla, obrigada! Esse prêmio foi há bastante tempo, mas agradeço a torcida.
ResponderExcluirBj!
jura?? que mancada!! foi mal Patricia! heuheue
ResponderExcluireu fui no google ontem pesquisar uma receita sua, e ai apareceu como notícia de uma hora atrás..
Eu fiz e ficaram ótimos. Estou me aventurando a fazer cerveja e esse vai ser o aperitivo oficial. Patrícia não sei se você é fã de uma boa cervejinha. Eu adoro mas não consigo tomar essas de mercado, e as especiais bom essas não cabem no meu bolso rsrs. Fiz minha primeira produção artesanal rendeu 15 litros e ficou estupenda. Vc precisa vir para Curitiba provar. Beijos Vanessa
ResponderExcluirVan, gosto de cerveja, sim, e compro Stella Artois em casa.
ResponderExcluirAdorei saber dessa sua produção caseira, deve ter ficado incrível!
Bjs e obrigada por vir aqui me contar dos palitinhos!