quarta-feira, julho 30, 2014

Pão de baunilha e canela

English version

Vanilla and cinnamon bread / Pão de baunilha e canela

Muita gente que conheço tem reclamado bastante do clima nos últimos dias, mas eu não: pra ser sincera, estou comemorando os dias frios, especialmente depois do verão insuportável que tivemos. \0/

Nada pior do que sair do chuveiro e já começar a suar – que bom que isso é parte do passado, pelo menos por enquanto.

Por causa das baixas temperaturas, ligar o forno é sempre uma ideia ótima: a gente fica quentinha e ainda tem comida gostosa como resultado. Epic win. :)

O final de semana passado foi perfeito para baking, e fazer pão é algo que me dá muita alegria. Sem pensar demais no que prepararia, escolhi o pão de baunilha da Signe Johansen para ser o meu projeto do sábado à tarde e adicionei canela, aveia, farinha de trigo integral e aumentei um tiquinho a quantidade de açúcar para deixar o pão mais ao meu agrado. O pão ficou delicioso sozinho e também tostado com manteiga.

Além de saboroso, o pão foi um projeto perfeito por outra razão: deu pra assistir a dois episódios de “Law and Order: SVU” já que a massa precisou crescer duas vezes.

Pão de baunilha e canela
um tiquinho adaptado do lindíssimo e delicioso Scandilicious Baking

- xícara medidora de 240ml

½ fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento, sementes retiradas com as costas da faca
1 xícara (240ml) de leite integral
50g de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
400g de farinha de trigo comum
100g de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de canela em pó
75g de açúcar cristal
¼ colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
1 colher (sopa) de leite, extra, ara pincelar os pães
1 punhado pequeno de aveia em flocos, para salpicar os pães

Coloque as sementes de baunilha, o leite, a manteiga e o extrato de baunilha em uma panelinha e leve ao fogo até que quase comece a ferver. Desligue e espere amornar.
Na tigela da batedeira, usando o batedor em formato de gancho, misture as farinhas, a canela, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e coloque o fermento. Despeje o ovo e a mistura de leite morna sobre o fermento e misture em velocidade baixa até que os ingredientes fiquem incorporados. Continue misturando em velocidade baixo-média até que a massa fique lisa e elástica, uns 8 minutos.
Transfira a massa para uma tigela grande e levemente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Unte com manteiga duas formas de bolo inglês com capacidade para 4 xícaras cada.
Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e divida-a em duas partes iguais. Abra cada parte com as mãos até obter um retângulo de aproximadamente 20x30cm. Enrole os retângulos formando cilindros bem apertados e transfira para as formas. Deixe crescer novamente por 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
Pincele os pães com o leite extra e salpique com a aveia. Jogue um pouquinho de água dentro do forno para criar vapor e coloque os pães para assar. Asse por volta de 30 minutos ou até que dourem bem e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior dos pães.
Deixe esfriar nas formas por 10 minutos, desenforme com cuidado e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: dois pães

11 comentários:

  1. Anônimo3:54 PM

    Oi Patrícia! Ando procurando receitas bacanas que levem favas de baunilha porque estou com 1 quilo (isso mesmo!) de favas lá em casa para usar hehehe. Adorei esse pão, já entrou para a lista! Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Nossa que pão lindo! Será que se eu aumentar a quantidade de farinha integral e diminuir a farinha de trigo normal vai dar certo?

    Sou muito fã das suas receitas, mas principalmente do seu jeito de cozinhar!
    Que Deus continue abençoando sua vida, e que vc continue nos inspirando a cozinhar tão lindamente!
    Beijão
    Su

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:31 PM

    Suellen,
    Se você aumentar a farinha de trigo integral deve aumentar, também, a quantidade de líquido em 10-20% proporcional à quantidade de farinha, isso devido à maior quantidade de água que a fibra solúvel dietética absorve.
    Peço desculpas para a Patrícia se comento demais. Mas era uma pergunta que eu sabia a resposta, espero que não seja muito invasiva.
    bj
    Claudine

    ResponderExcluir
  4. Vivian, tomara que vc goste do pão!
    Beijo!

    Suellen, veja o comentário da Claudine. Além disso, a textura do seu pão pode ficar um pouco mais pesada do que a textura do meu, mas se vc gosta não vejo problema.

    Claudine, eu te agradeço! Eu adicionei farinha integral nesta receita e não mexi na proporção de líquido, mas se ajuda, melhor!
    Obrigada por comentar, eu adoro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:46 PM

    Oi Patrícia.
    Eu deveria testar esse pão com uns 300 gramas de farinha integral e o restante de farinha comum, adicionaria talvez um pouco mais de água e para não ficar pesado sovaria mais umas duas vezes( aquela sova que você abre na bancada e faz quatro dobras, sabe?) durante a primeira fermentação.
    Quem sabe dá certo?
    um grande beijo
    Claudine

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:04 PM

    Olá,

    Será que dá para fazer na máquina de pão?

    Grata,
    Patricia

    ResponderExcluir
  7. vi uns sandubas quentes no pão de forma branco, com recheio de queijo de cabra e frutinhas vermelhas. Não sei se ficam bons, mas estava TÃO lindos... Manda duas fatias pra cá, vai?!?

    ResponderExcluir
  8. Estive em Brasilia e la a temperatura estava de 26 graus. A não ser 2 dias dos 15 em que estive la. Sao Paulo pelo visto esta bem mais frio. Realmente o inverno faz ligar o forno ainda algo mais delicioso.

    ResponderExcluir
  9. Patricia, não tenho ideia, nunca usei máquina de pão.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7:58 PM

    Eu fiz esse pão hoje, jurei que n ia dar certo pq a massa é mto "seca" e demorou uma eternidade para crescer (atribuo ao frio). Eu estava completamente enganada! O pão ficou uma delícia, muito macio e a melhor casquinha que eu já consegui com um pão caseiro.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, que bom que a receita deu certo! Quando os dias estão muito frios eu ligo o forno e deixo a cozinha um pouquinho menos gelada. Um beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!