Adoro sobremesas quentinhas mesmo em dias de calor (eu sei, sou doida), e se não as preparo quando há outras coisas no forno penso nelas sempre que sento no sofá para assistir a um filme ou seriado (coisas que, nos últimos dias, tem sido substituídas por jogos de futebol). :)
Não sou chocólatra e prefiro sobremesas com frutas, mas enquanto fuçava em uma edição antiga da revista Donna Hay deparei com estes potinhos de chocolate muito lindos. Como já havia provado esse tipo de sobremesa (self-saucing puddings) em que há uma transformação “mágica” no forno e a mistura se divide em uma espécie de bolo em cima com uma caldinha por baixo fui para a cozinha na hora e o preparei, especialmente para assistir ao jogo Alemanha x Gana. É uma receita fácil, rápida de preparar e que precisa de pouco mais de dez minutos de forno. Da próxima vez quero fazê-la com leite de amêndoa.
Um ótimo jogo e um docinho delícia para acompanhar – o que mais eu poderia querer em uma tarde de sábado? ;)
Bolo-pudim de chocolate (chocolate self-saucing pudding)
da sempre maravilhosa revista Donna Hay
- xícara medidora de 240ml
100g de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
45g de açúcar mascavo
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
35g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Calda:
90g de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 xícara (240ml) de água fervente
Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a farinha, o fermento, o sal, o cacau, o açúcar mascavo, o leite, a manteiga, o ovo e a baunilha em uma tigela média e misture até obter uma massinha parecida com uma de bolo. Divida entre 4 potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Transfira-os para uma assadeira de beiradas baixas.
Calda: em uma tigelinha, misture o açúcar mascavo e o cacau. Salpique sobre a sobremesa. Regue cada potinho com ¼ xícara (60ml) de água fervente e leve ao forno por 12-15 minutos ou até que o topo esteja firme, como um bolo (a calda estará por baixo). Sirva imediatamente.
Rend.: 4 porções
Mas que bem, sabe sempre bem...
ResponderExcluirSempre fotos deliciosas amiga, bjokitas
Olá! Você joga a água fervendo dentro de cada potinho, logo no meio da massa, ou na assadeira pra fazer banho-maria? Eu entendi que é dentro, mas achei um pouco exótico hahaha
ResponderExcluirTambém fiquei com dúvida com relação a esse procedimento da água e queria saber qual cacau em pó que você utiliza, de qual marca (e se teria como comprar online) porque nunca encontrei desse tipo de produto. Só encontro achocolatado ou o famigerado chocolate dois frades.
ResponderExcluirQue delícia!!
ResponderExcluirEntão a água fervente, no último passo, é que vai ajudar à calda?
Meninas, sim, a água é despejada sobre a a sobremesa, para assim criar a calda.
ResponderExcluirGabis, eu uso cacau da Callebaut e compro em lojas em SP, acho que a Central do Sabor envia por Sedex, dê uma olhadinha no site deles.
Adorei a receita, onde voce comprou as colheres, sao lindas!!!!
ResponderExcluirAna
www.boulevardpinki.com
Ana, comprei em Londres, na Cath Kidston.
ResponderExcluir