Outra receita com cerejas, outro bolo, mas desta vez em versão pititica, e a razão para não ter feito estes bolinhos fofos anos atrás é que eu não tinha uma forma de mini muffins.
Não sei bem ao certo por que demorei tanto para comprar a tal forma – acho que toda vez que a via na loja acabava encontrando algo de que precisava mais, ou não estava com vontade de gastar dinheiro com outra coisinha de cozinha – opa, peraí, não é isso, não. :D
Meses atrás finalmente comprei a forma, mas daí tive de esperar até dezembro e a época de cerejas, e no final valeu bem a pena – os bolinhos são saborosos e tem uma textura gostosa e chewy (como financiers), sem falar que ficaram muito bonitinhos. <3
Só não se esqueça de avisar a todos que forem consumi-los que as cerejas ainda tem os caroços, por favor – estas delicinhas delicadas pedem por mordidas idem. :D
Bolinhos de cereja e amêndoa
um nadinha adaptados da Martha
- xícara medidora de 240ml
110g de farinha de trigo
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 pitada de sal
4 claras grandes
3 colheres (chá) de Amaretto (ou Kirsch)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
24 cerejas frescas, inteiras
Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de mini-muffins com 24 cavidades (usei esta, comprei na Chocolândia, em SP).
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o açúcar e o sal. Junte as claras e misture até obter uma massa homogênea. Acrescente o Amaretto e a baunilha. Acrescente a manteiga e misture para incorporar. Reserve em temperatura ambiente por 20 minutos.
Encha cada cavidade de forma pela metade – aproximadamente 1 colher (sopa) de massa – e afunde uma cereja dentro de cada uma, mantendo os cabinhos. Asse até que os bolinhos dourem (faça o teste do palito perfurando a massa, não a fruta). Deixe esfriar na forma por 10 minutos, e então desenforme com cuidado e transfira para uma gradinha para que esfriem completamente.
Os bolinhos podem ser guardados em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, de um dia para outro.
Rend.: 24 unidades
Oi Patrícia. Aii que fofo, ficou parecendo comidinha de boneca...pena que cerejas para nós sejam tão difíceis de achar e custem os olhos da cara. Mas gastá-las assim vale cada centavo.
ResponderExcluirBeijos!
Que lindeza! Dá pra sentir a fofura pela foto! Amo cereja! Beijos
ResponderExcluirFoto linda, parabens.
ResponderExcluirAlmendras y cerezas: una combinación irresistible para mí. Bs.
ResponderExcluircoisa linda. <3
ResponderExcluirTem de ser Deusa, mesmo; esses seus bandidinhos ficaram muito lindos; inspiradores!
ResponderExcluirQuero fazer!!
ResponderExcluirPat.. e se eu usar 2 ovos inteiros ao invés das claras?
Luiza, esses bolinhos são como financiers, daí a razão para se usar somente as claras.
ResponderExcluir