Vocês que me visitam há algum tempo já sabem do meu amor por todas as coisas doces, mas eu também adoro pratos salgados e estou sempre em busca de ideias gostosas para o almoço ou o jantar.
Quando criança, nossa família vivia com um orçamento restrito – especialmente depois que minha mãe descobriu que tinha câncer – mas a comida foi sempre algo importante: ela assegurava que tivéssemos legumes e frutas frescos todos os dias, peixe uma vez por semana, e sempre fazia um bolo para que meu pai e eu tivéssemos algo para lanchar no trabalho e na escola, respectivamente. Ovos eram um ingrediente importante em casa e minha mãe (e anos depois, minha avó) os preparava de vários jeitos diferentes para as refeições – meus favoritos eram as suas omeletes e ovos fritos, e são pratos que adoro até hoje; pra ser sincera, com exceção de crus, como ovos de qualquer jeito possível (aposto que isso lhes lembra alguma coisa). ;)
Por isso esta receita, tirada deste livro lindo, me chamou a atenção: as batatas apimentadas já pareciam saborosas, mas o ovo frito por cima ganhou o meu coração. Depois de ter feito este prato vi o Bill preparar uma versão parecida em um programa de TV e nela ele cortava as batatas em pedaços um pouco maiores – vou tentar assim da próxima vez. Usei pimenta Sichuan simplesmente porque não tinha dedo-de-moça em casa – substituam conforme o gosto de vocês.
Batatas com especiarias e ovo frito
um nadinha adaptadas do lindo e delicioso Bill Granger Easy (comprei o meu aqui)
800g de batatas do tipo Desiree, descascadas e em cubinhos de 1cm (usei umas batatas esquecidas que tinha em casa, não sei de que tipo eram)
4 colheres (sopa) de óleo de canola
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher (sopa) de curry em pó
½ colher (chá) de cúrcuma
¼ colher (chá) de pimenta Sichuan moída na hora
25g de manteiga sem sal
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de salsinha picadas
4 ovos grandes
Cozinhe as batatas em uma panela grande de água salgada até que fiquem macias (aproximadamente 13 minutos). Escorra e deixe esfriar por alguns minutos.
Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio-alto e aqueça nela 2 colheres (sopa) do óleo. Junte o alho, o curry, a cúrcuma e a pimenta Sichuan e refogue por 30 segundos, mexendo sempre.
Acrescente a manteiga à frigideira e assim que ela derreter acrescente 1 colher (sopa) do óleo e as batatas. Frite por cerca de 5 minutos, virando as batatas com frequência. Tempere com o sal e a pimenta do reino e refogue por mais 1 minuto. Retire do fogo, junte a salsinha e misture. Divida a batata entre quatro pratos aquecidos.
Em outra frigideira antiaderente, aqueça a colher (sopa) de óleo restante em fogo médio-alto e frite os ovos por 2-3 minutos ou a seu gosto. Coloque um ovo frito sobre cada porção de batata e sirva.
Rend.: 4 porções
Olá Patricia!
ResponderExcluirAntes de mais nada, devo-lhe dizer que sou sua fã! Adoro o seu blog, sempre acompanho, mas, quase nunca comento... uma falha minha, me desculpe!
A maneira que vc escreve os posts e suas fotos estupendas são de encher os olhos. E as receitas? Serei redundante se disser que são magníficas?
Me identifiquei com o post de hoje, porque ovo era a minha comida favorita quando eu era criança! E achei bem interessante essa combinação, com certeza irei testar! E além da receita, usarei o vídeo do Forrest em minha aula, que será sobre comida! A-m-e-i! Meus alunos amam assistir vídeos e eu adoro preparar atividades mais dinâmicas para eles.
Conclusão, a sua postagem de hoje foi útil para o estômago e para a mente! Mais perfeito, impossível!
Muito, muito obrigada!
Beijocas!
Ovos assim também me lembram minha infância. Só tinham ovos na geladeira mas minha mãe sempre fazia eles de um jeito especial..
ResponderExcluiramei o blog, parabéns! :)
Ola.
ResponderExcluirEu tb adoro ovo frito. Em casa não tenho o hábito de fazer. Esses dias me bateu aquela vontade, fritei e comi com o maior gostos kk Ahh as coisas simples da vida né?
Adorei as batatinhas.
Beijos
O menos é mais e eu amei :)
ResponderExcluirBjs
Oi Patrícia. Esta receita me lembrou uma que minha avó fazia sempre. Ela cozinhava ervilhas tortas bem temperadas, e quando estavam quase prontas quebrava ovos por cima. AHH, que delícia...
ResponderExcluirVamos dizer que essa é a sua versão dos "huevos rotos" espanhóis. SUPER vou experimentar fazer :)
ResponderExcluirBeijo!
Cintya, obrigada por comentar, é sempre bom "conhecer" quem lê o blog! :)
ResponderExcluirDepois me conte se gostou da receita.
Bj!
May, obrigada!
D Augusto, ovo frito é amor. <3
Val, eu amei essa receita da sua avó, que delícia! Bj!
Maira, não conheço huevos rotos, mas pelo que vi no Google já gostei. :D
Já tarde, 21:30, quando vi a receita e fui direto para a cozinha. Não tinha curry nem a pimenta Sichuan (usei a Cayena). Menos de 30 minutos depois já estava saboreando minha refeição. Ficou muito saboroso, ainda que adaptadíssima!
ResponderExcluirCris, adorei a ideia de usar pimenta caiena, que delícia, menina! Adorei saber que vc gostou das batatinhas, obrigada por vir aqui me contar!
ResponderExcluir