Iogurte natural na geladeira quase vencendo e nenhuma idéia do que fazer com ele - isso geralmente acontece por aqui. Adoro bolos de iogurte porque sempre ficam macios e úmidos mas fizera o bolo de iogurte e canela da Heloísa Bacellar algumas semanas antes e o resultado foi um bolo doce demais e com uma textura meio borrachenta. Não gostei. Por isso, decidi recorrer a um livro que ainda não me decepcionou, e o bolo ficou delicioso, perfumado com cardamomo. Esta receita é ótima e tenho certeza de que vários outros sabores podem ser usados em vez do cardamomo: canela, noz-moscada, raspas de limão ou laranja... Delícia.
Bolo de iogurte e cardamomo
um nadinha adaptado do lindíssimo Cake (comprei o meu aqui)
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
250g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca e suco de 1 laranja pequena
1 colher (chá) de cardamomo moído na hora
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos grandes
225ml de iogurte natural integral
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
1 ½ colher (chá)s de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
cerca de 1 colher (sopa) de iogurte natural integral
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de furo central (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Acrescente as raspas e o suco de laranja, o cardamomo e a baunilha e bata para incorporar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela. Junte o iogurte. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e incorpore com uma espátula.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos. Desenforme com cuidado sobre a gradinha e deixe esfriar completamente.
Glacê: em uma tigelinha, bata o açúcar e o iogurte juntos até obter um glacê – se necessário, acrescente iogurte. Espalhe sobre o bolo já frio.
Rend.: 8-10 porções
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue belo bolinho, amei.
ResponderExcluirKiss
Pat, este livro realmente nao decepciona. A Rachel reuniu uma linda coletanea. Como sou louca por cardamomo nao o troco por nada.; o )
ResponderExcluirDeve ficar divino... A receita é muito parecida com a do meu bolo de iogurte com nozes.
ResponderExcluirBeijos e obrigada pela receita.
Como dar um upgrade no seu iogurte? Pergunte à Pat...
ResponderExcluirQue bolo divino!
Que maravilha de bolo... deve estar óptimo
ResponderExcluirbeijos
Sabe que eu estava pensando em alguma receita legal para usar um cardamomo que está fazendo aniversário lá em casa.. adorei a dica! Beijos e boa Páscoa!
ResponderExcluirPatricia. Faz anos que não comento aqui!!! Mas não perco uma postagem!
ResponderExcluirFaço uma receita de bolo de iogurte que é meu aliado. Hj mesmo ele foi a base de um bolo invertido de peras. Teste e veja que fácil e delicioso. Pronto num piscar de olhos e para comer com eles fechados!!!!
http://memoriasgastronomicas.com.br/2012/09/memorias-gastronomicas-no-google-restaurant-week/