domingo, setembro 30, 2012

Bolinhos de chocolate branco com calda de caramelo

English version

Toffee-glazed white chocolate mud cakes / Bolinhos de chocolate branco com calda de caramelo

Minhas férias chegaram ao fim e volto ao trabalho amanhã de manhã; ainda tenho algumas coisinhas para organizar em casa, por isso o post é rápido com uma receita igualmente rápida (apesar das etapas) e é tão deliciosa que certamente me fará sorrir, até mesmo agora que não me lembro mais o que é acordar cedinho. :D

Bolinhos de chocolate branco com calda de caramelo
da sempre deliciosa e ah, tão linda Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
200g de manteiga sem sal, picada
200g de chocolate branco, picadinhos
1 xícara (175g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de água
1 ½ colheres (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo, peneirada
1/2 xícara + 1 colher (sopa) - 58g - de farinha de amêndoa

Calda de caramelo:
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de água
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga 6 forminhas de muffin ou mini bolo com capacidade para 1 ¼ xícaras (300ml) de massa.
Coloque a manteiga, o chocolate branco, o açúcar, a água, a glucose de milho e a baunilha em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo, até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos.
Junte os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Junte a farinha de trigo e a farinha de amêndoa e misture. Despeje a massa nas forminhas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que os bolinhos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas forminhas, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente. Transfira para os pratinhos de servir.
Calda: coloque o açúcar e a água em uma panela média e leve ao fogo baixo, mexendo somente até dissolver o açúcar. Aumente para o fogo alto e cozinhe, sem mexer (somente gire a panela ocasionalmente) até obter um caramelo (cerca de 8 minutos). Retire do fogo e imediatamente acrescente a manteiga e o creme de leite – cuidado pois o caramelo vai espirrar. Mexa até homogeneizar. Despeje sobre os bolinhos e deixe firmar antes de servir. Transfira a calda restante para uma tigelinha ou molheira e sirva com os bolinhos (se a calda endurecer, coloque a tigelinha em uma panela com água bem quente e mexa para derreter novamente).

Rend.: 6 bolinhos – fiz ¾ da receita acima usando formas com capacidade para ¾ xícara e consegui 8 bolinhos; fiz metade da receita de caramelo e foi mais do que suficiente para cobrir todos os bolinhos

sexta-feira, setembro 28, 2012

Kuchen de maçã

English version

Apple kuchen / Kuchen de maçã

A ideia inicial era fazer o kuchen de maçã e amora da Nigella mas o meu estoque de amoras congeladas já se fora havia bastante tempo (e pra ser sincera eu nem lembro em que usei as frutinhas). Por isso fiz um kuchen de maçã e maçã apenas (com uma pitadinha de amêndoas em lascas) que ficou delicioso, úmido e macio, adjetivos estes frequentemente associados às receitas de Ms. Lawson; só espero que o Correio seja bonzinho comigo e entregue logo o novo livro dela. :D

Kuchen de maçã
de um livro que adoro e deveria usar mais vezes

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 ¼ a 3 xícaras (315g a 420g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
2 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de ½ limão siciliano
uma boa pitada de noz-moscada ralada na hora
½ xícara (120ml) de leite integral morno
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida

Cobertura:
2 maçãs Granny Smith
1 ovo grande
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 colher (sopa) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas

Glacê:
1/3 xícara (46g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) de água quente

Unte levemente com manteiga uma assadeira de beiradas baixas de 20x30cm. Reserve.
Coloque 2 ¼ xícaras (315g) da farinha em uma tigela grande com o sal, o açúcar e o fermento e misture. Em uma tigelinha, bata levemente os ovos com um garfo e acrescente ao leite morno, juntamente com a baunilha, as raspas de limão e a noz-moscada. Acrescente os ingredientes líquidos aos secos e misture até conseguir uma massa um pouco macia e grudenta, e prepare-se para acrescentar farinha se necessário. Misture a manteiga à massa e sove por 10 minutos à mão ou metade do tempo com a batedeira e o batedor em formato de gancho. A massa deverá ficar macia. Coloque-a em uma tigela grande, levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por 1 hora-1 hora e meia. Quando estiver pronta, abra a massa com as mãos sobre a assadeira preparada esticando-a para que cubra toda a extensão da assadeira. Deixe crescer novamente por 15-20 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
Descasque e retire o miolo das maçãs e pique em cubos miúdos. Em uma tigelinha, bata o ovo, o creme de leite e a noz-moscada juntos com um garfo. Pincele esta mistura sobre a massa e em seguida espalhe as maçãs sobre ela. Em outra tigelinha, misture os açúcares e a pimenta-da-jamaica e salpique sobre as maçãs. Espalhe as amêndoas sobre o bolo e asse por 15 minutos; baixe o forno para 180°C e asse por mais 15 minutos ou até que doure e esteja assado por dentro.
Faça uma pasta não muito espessa com os ingredientes do glacê e espalhe sobre o kuchen depois que o retirar do forno.

Rend.: 8 porções

quarta-feira, setembro 26, 2012

Bolo de iogurte com calda de geléia de laranja e um dilema resolvido

English version

French yogurt cake with marmalade glaze / Bolo de iogurte com calda de geléia de laranja

O dilema do tema das férias acabou se resolvendo: no fim das contas, durante a viagem todinha fiquei com “1901” do Phoenix grudada na cabeça de um jeito que a canção acabou jogando as outras duas para escanteio até agora. Vai entender. :D

Este bolo de iogurte delicioso da Dorie ficou na minha cabeça por séculos, mas o evento “Tuesdays with Dorie” me fez ignorar o livro por meses a fio; nem sei se o evento ainda continua, mas eu o achava irritante – nada pessoal, mas para mim era absurdamente chato ver a mesma receita milhões de vezes em tantos blogs diferentes. :/
A geléia de laranja que eu tinha em casa foi a desculpa perfeita para fazer a receita e o bolo ficou tão bom que comprei outro vidro de geleia para prepará-lo novamente. :D

Bolo de iogurte com calda de geléia de laranja
do sempre delicioso e agora interessante novamente Baking: From My Home to Yours

Bolo:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano
½ xícara de iogurte natural integral
3 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (120ml) de óleo vegetal

Cobertura:
½ xícara de geléia de laranja
1 colher (chá) de água

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma de bolo inglês de 21x11xcm e coloque-a sobre uma assadeira de beiradas baixas.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal.
Em outra tigela média, junte o açúcar e as raspas de limão siciliano e esfregue os ingredientes com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado. Junte o iogurte, os ovos e a baunilha e bata vigorosamente com o batedor de arame até obter uma mistura homogênea. Ainda batendo, junte os ingredientes secos. Agora, com uma espátula de silicone, incorpore o óleo, misturando gentilmente. Transfira a massa para a forma preparada.
Asse até que o bolo cresça, doure e comece a se soltar das laterais da forma, aproximadamente 50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então, com jeitinho, passe uma faca nas laterais da forma para soltar o bolo e desenforme-o sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Calda: junte a geléia de laranja e a água em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo, até a geléia derreter. Pincele a calda ainda quente sobre o bolo. Deixe esfriar e firmar antes de servir.

Rend.: 8 porções

segunda-feira, setembro 24, 2012

Voltando das férias com pasta alla Norma

English version

Pasta alla Norma

Dei a dica no último post mas acho que nem todo mundo percebeu que eu estava de férias. :D
Depois de 11 inesquecíveis dias em NY estou de volta – muito cansada e imensamente feliz; a melhor viagem da minha vida para um lugar ao qual pretendo regressar inúmeras vezes.
Meu coração está cheio de felicidade mas meus pés ainda doem por causa de toda a andança, por isso uma refeição rápida é essencial: este macarrãozinho é fácil de fazer e fica uma delícia, apesar de sua simplicidade – um favorito para noites depois do trabalho.

Pasta alla Norma
um nadinha adaptada da sempre maravilhosa e deliciosa Australian Gourmet Traveller

1 beringela grande, em cubos de 4cm
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho, em fatias bem fininhas
300ml de passata
1 colher (sopa) de extrato de tomate*
400g de macarrão curto
6 colheres (sopa) de ricota
1 maço de manjericão fresco
azeite de oliva extra-virgem, para regar

Coloque a beringela em uma peneira, salpique com 1 colher (sopa) de sal e cubra com um prato, fazendo peso sobre a beringela. Deixe escorrer por 2 horas. Retire os cubinhos de beringela da peneira e enxugue-os gentilmente com papel toalha. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e frite a beringela, em etapas se necessário, até dourar e amaciar. Remova com uma escumadeira e escorra sobre papel toalha. Transfira para uma tigela.
Coloque o alho na frigideira em baixo baixo e refogue até amaciar. Junte a passata e o extrato de tomate e cozinhe por 5-7 minutos. Junte a beringela ao molho e tempere com a pimenta do reino.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra mas reserve 1 xícara da água do macarrão. Acrescente esta água ao molho de tomate e cozinhe por 1 minuto.
Coloque o macarrão em um prato ou tigela para servir, junte o molho e misture bem. Junte a ricota e o manjericão e regue generosamente com azeite. Misture novamente e sirva.

* eu não tinha extrato de tomate em casa então substituí por 2 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro (bem espesso e cheio de manjericão)

Rend.: 4 porções

terça-feira, setembro 11, 2012

Barrinhas de limão siciliano do Bill + canções que marcaram minhas férias

English version

Melt and mix lemon bars / Barrinhas de limão siciliano do Bill

Não foi planejado, mas meus dois últimos períodos de férias foram marcados por duas canções: as férias de 2010 foram todinhas de Temper Trap e sua "Sweet Disposition" enquanto que os dias de folga de 2011 me vêem à mente toda vez que ouço Feldberg com a linda "Dreamin". As férias deste ano, entretanto, já estão ligadas a duas canções diferentes, e não consigo escolher uma favorita. :D

Dias de folga pedem o meu sabor favorito, e por isso lhes trago as deliciosas barrinhas de limão siciliano do Bill,, facinhas de fazer e com um recheio que me lembra mais custard do que curd; por um momento pensei em polvilhar açúcar de confeiteiro sobre as barrinhas para esconder as pequenas rachaduras que se formaram em sua superfície, mas daí me toquei de que a idéia ia contra minhas crenças: não acho que haja nada de errado com rachaduras em sobremesas - ou em rugas nos rostos das pessoas.

Barrinhas de limão siciliano do Bill
do sempre lindo e delicioso Feed Me Now! (o meu comprei aqui)

- xícara medidora de 240ml

Base:
1 1/3 xícaras (185g) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) - 40g - de amido de milho - aperte-o na colher na hora de medir
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
¼ xícara + 1 colher (sopa) - 62g - de açúcar cristal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, derretida
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:
600ml de creme de leite fresco
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
4 ovos grandes
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
raspas da casca de 4 limões sicilianos
1 1/3 xícaras (320ml) de suco de limão siciliano
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 32x22cm*, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.
Base: peneire a farinha, o amido de milho, o fermento e o sal em uma tigela grande e misture o açúcar. Faça um buraco no centro da mistura e acrescente a manteiga e a baunilha. Misture até obter uma massa homogênea. Pressione a massa na base da forma preparada e leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C. Asse a base por 20 minutos ou até que doure levemente.
Recheio: peneire a farinha em uma tigela grande.Em uma tigela média, com um batedor de arame, misture o creme de leite, o açúcar e os ovos. Acrescente algumas colheradas da mistura de ovos e misture à farinha até dissolvê-la (evitando assim grumos de farinha no recheio). Junte o restante da mistura de ovos e misture bem. Incorpore o suco de limão, as raspas da casca e a baunilha.
Assim que a base estiver dourada despeje sobre ela o recheio e volte ao forno por mais 20-30 minutos ou até que o recheio firme. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha. Corte em barrinhas ou quadradinhos para servir.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm

Rend.: cerca de 20 barrinhas

segunda-feira, setembro 10, 2012

Bolo de milho e pistache

English version

Polenta pistachio cake / Bolo de milho e pistache

As pessoas geralmente me pedem dicas culinárias e algo que sempre lhes digo é para lerem a receita inteira antes de prepará-la: é importante saber todos os detalhes antes de colocar a mão na massa. Isso foi algo que aprendi a duras penas: vocês não imaginam quantas vezes eu já havia começado a preparar alguma coisa, ansiosa para prová-la, para no meio da receita ler algo como “leve à geladeira de um dia para o outro”. :S
Dito isso, por causa deste bolo de milho e pistache eu talvez comece a recomendar ler a receita duas vezes: havia lido a receita do bolo e, sabendo que tinha todos os ingredientes em casa, fui para a cozinha para prepará-lo. Forno pré-aquecido e ingredientes sobre a pia, começo a preparar a receita e dou de cara com o seguinte trecho: “misture o iogurte e a sêmola de milho e deixe em temperatura ambiente por 45 minutos”. Meu cérebro ou meus olhos não processaram a informação e tive que voltar para o sofá e esperar um pouco mais para provar uma fatia desta delícia – pelo menos o bolo ficou ótimo e a espera valeu a pena. :D

Bolo de milho e pistache
do absolutamente ótimo Cake Keeper Cakes

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (390g) de iogurte natural integral
1 xícara de sêmola de milho (para fazer polenta)
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras (195g) de pistaches sem sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Em uma tigela média, misture o iogurte e a sêmola de milho e deixe em temperatura ambiente por 45 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma canelada com furo central (tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Moa ¾ xícara (97g) dos pistaches no processador até conseguir uma farinha (moa junto com um pouco dos ingredientes secos para evitar que os pistaches virem uma pasta). Junte a farinha de pistache aos ingredientes secos e reserve. Pique grosseiramente o restante dos pistaches.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, cerca de 3 minutos, raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade média, acrescente os ovos, um a um, raspando as laterais da tigela novamente. Junte a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições alternando com a mistura de iogurte em duas adições. Bata somente até incorporar. Com uma espátula, incorpore os pistaches picados.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, 45-50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10-15 minutos e então inverta-o sobre a gradinha com cuidado. Deixe esfriar completamente antes de servir.

Rend.: 10-12 porções

quinta-feira, setembro 06, 2012

Bolo de gengibre, maçã e pecã + "Top Chef"

English version

Apple and pecan gingerbread loaf / Bolo de gengibre, maçã e pecã

Há programas e séries que adoro mas nunca consigo ver: “Top Chef” é um deles – assisti à primeira temporada quando foi ao ar pela primeira vez aqui no Brasil mas não consegui ver as temporadas seguintes, por isso estou adorando as reprises no canal Sony.

* spoilers – temporadas 1 a 7 *

Exceto pelo Howard, que achei que realmente mereceu vencer “Top Chef”, não gsotei dos outros vencedores até a 7ª temporada; ao final de cada uma delas eu prometia a mim mesma que não veria mais “Top Chef”, mas acho que alguns programas são como vícios dos quais não conseguimos nos livrar. :)
Por alguma razão a Sony pulou da 5ª para a 7ª temporada, por isso não tenho como comentar sobre Voltaggio, mas assistir à final da 7ª temporada uns dias atrás me fez detestar Ilan ainda mais (eu era time Sam) enquanto que Hung subiu muito no meu conceito – achei super bacana vê-lo trabalhar como um louco para ajudar outra pessoa. E vocês? Acham que as vitórias de “Top Chef” foram justas? Adoraria ouvir a sua opinião.

* fim dos spoilers *

Assim como as pêras as maçãs estão em seu ápice agora, no outono, e por isso não pude esperar pela série de Natal para publicar este bolo delicioso de gengibre; a receita é fácil de fazer e o bolo ficou ainda mais saboroso dois dias depois de preparado.

Bolo de gengibre, maçã e pecã
da absolutamente linda Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal
150g de açúcar mascavo escuro
½ xícara menos 1 colher (sopa) - 150g - de glucose de milho
200ml de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes
2/3 xícara (75g) de pecãs, picadas grosseiramente
1 ½ colheres (sopa) de gengibre cristalizado picadinho – pique, depois meça
2 maçãs Granny Smith, descascadas, miolo e sementes removidos, picadas em cubinhos de 1cm

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 1,5 litros*, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma panelinha, em fogo médio-baixo, junte a manteiga, o açúcar e a glucose de milho e misture até derreter. Retire do fogo, junte o leite e a baunilha e deixe esfriar.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, a canela, o gengibre em pó, o fermento e o sal. Faça um buraco no centro e despeje aí a mistura da panela já fria. Misture até homogeneizar, e então incorpore os ovos, as pecãs, o gengibre cristalizado e as maçãs usando uma espátula de silicone.
Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 40-50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente (remova o papel apenas depois de o bolo esfriar pois enquanto quente ele é molinho demais, pode quebrar).

* fiz exatamente a receita acima, mas havia massa demais para a forma de 1,5 litros e acabei assando a massa excedente em uma forma de bolo de inglês com capacidade para 4 xícaras de massa

Rend.: 10-12 porções

terça-feira, setembro 04, 2012

Muffins de laranja e aveia

English version

Orange and oats muffins / Muffins de laranja e aveia

Sou louca por morangos e meu marido sabe bem disso: sexta passada ele me trouxe duas caixinhas de morangos perfumados e deliciosos – foi uma doce surpresa. Meus planos eram comer metade dos morangos com uma nuvenzinha de açúcar e preparar um docinho com a outra metade; sendo assim, fui para a cozinha para preparar uns cupcakes de morango lindinhos que eu vira em uma das minhas compras mais recentes; porém, acho que naquele dia o meu baking mojo não estava funcionando direito: os cupcakes ficaram horríveis e foram direto pro lixo. Na manhã seguinte, desesperada por algo fresquinho para beliscar e incapaz de lidar com outro fracasso culinário recorri a alguém cujas receitas nunca falham, e para tornar tudo ainda melhor resgatei uma laranja solitária que estava na geladeira. :D

Muffins de laranja e aveia
um nadinha adaptados do sempre maravilhoso e infalível Short and Sweet (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

raspas da casca de 2 laranjas
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de óleo de canola
2 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 95ml - de suco de laranja
4 colheres (sopa) de aveia em flocos + um pouquinho extra para polvilhar
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte 9 cavidades de uma forma de muffin ou forre-as com forminhas de papel.
Na batedeira, usando o batedor de arame, bata as raspas de laranja, o açúcar, o óleo, os ovos e a baunilha por 3-4 minutos ou obter um creme claro e espesso. Com uma espátula de silicone, incorpore o suco e a aveia. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e incorpore gentilmente – a massa não vai ficar lisa como massa de bolo; não misture demais ou os muffins ficarão duros. Transfira a massa para a forma preparada enchendo cada cavidade ¾ de sua capacidade. Salpique a aveia extra sobre a massa.
Asse por 20-25 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo os muffins para a gradinha para esfriar. Sirva mornos ou em temperatura ambiente (gostei mais deles morninhos).

Rend.: 9 muffins – fiz exatamente a receita acima usando uma forma cujas cavidades têm capacidade para 1/3 xícara de massa e consegui 11 muffins

domingo, setembro 02, 2012

Biscoitos de manteiga de amendoim, geléia e vinho do Porto

English version

Peanut butter and Port thumbprints / Biscoitos de manteiga de amendoim, geléia e vinho do Porto

Há muito tempo comprei um livrinho fofo cheio de receitas com bebidas alcoólicas; mas eu sendo eu, ao colocar as receitas do livro em prática, me toquei de que eu não tenho tantos tipos de bebidas alcoólicas em casa – nem tequila tenho! – e por isso o livro foi pra estante, onde aguardou pacientemente por meses e meses até eu me lembrar de que tinha uma garrafa de vinho do Porto no armário implorando para ser usada – e foi assim que acabei preparando estes biscoitinhos deliciosos.

Biscoitos de manteiga de amendoim, geléia e vinho do Porto
do lindinho The Boozy Baker: 75 Recipes for Spirited Sweets

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ½ xícaras (262g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de manteiga de amendoim
¾ xícara de geléia de sua preferência
3 colheres (sopa) de vinho do Porto Ruby

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, com o batedor em formato de pá, bata a manteiga e os açúcares até obter uma mistura cremosa e clara. Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha e da manteiga de amendoim. Junte os ingredientes secos e misture apenas até incorporar. Leve à geladeira por 20 minutos*.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigelinha, misture bem a geléia e o vinho do Porto até homogeneizar.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) arredondada de massa. Coloque nas assadeiras preparadas deixando 7cm de distância entre uma e outra. Com a ponta do dedo ou a ponta do cabo de uma colher de pau, faça um buraquinho no centro de cada bolinha de massa e preencha-o com o recheio de geléia.
Asse até que os biscoitos dourem levemente nas extremidades, cerca de 15 minutos. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

* esse tempo não foi suficiente para a massa firmar; deixei na geladeira por 4 horas e ainda assim ficou molinha – numa próxima vez eu colocaria um pouquinho mais de farinha massa

Rend.: cerca de 32 biscoitos – fiz metade da receita acima, usei 1 colher (sopa) nivelada de massa por biscoito e consegui 35; para o recheio usei 1/3 generoso de xícara de geléia de framboesa + ½ colher (sopa) de vinho do Porto