sexta-feira, março 30, 2012

Sorvete de praliné de macadâmia + os meus livros de receita preferidos

English version

Macadamia crunch ice cream / Sorvete com praliné de macadâmia

Quase todos os dias recebo emails de leitoras perguntando quais são os meus livros de receita preferidos – para cada um destes emails que respondo chega outro, o que acaba não sendo nada prático para mim. Por isso abaixo está a lista dos meus livros preferidos, os que mais adoro (em nenhuma ordem específica):




Este sorvete delicioso – quem acha que ando viciada em praliné está certo, como poderia não estar? – vem do livro de receitas que mais usei até agora: o livro que me vem à mente toda vez que penso em fazer alguma coisa doce – e isso, vamos ser honestos, acontece com certa freqüência. :D

Sorvete de praliné de macadâmia
do sempre lindo e delicioso Bon Appetit Desserts: The Cookbook for All Things Sweet and Wonderful

- xícara medidora de 240ml

Praliné:
2/3 xícara (94g) de macadâmias salgadas e tostadas, picadas grosseiramente
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/3 xícara (67g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) - 28g - de manteiga sem sal

Sorvete:
1 ½ xícaras (360ml) de creme de leite fresco
1 ½ xícaras (360ml) de leite integral
1 pitada de sal
½ xícara (100g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
6 gemas grandes, de preferência orgânicas
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Praliné: unte levemente com manteiga uma assadeira pequena. Em uma tigela pequena, misture a macadâmias e o bicarbonato de sódio. Reserve.
Em uma panela pequena, de fundo grosso, misture o açúcar, a água e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar e a manteiga derreter, cerca de 2 minutos. Aumente o fogo para médio-alto e deixe ferver, mexendo constantemente, até que a misture fique com cor de caramelo, cerca de 3 minutos. Junte as macadâmias, misture, e imediatamente despeje sobre a assadeira preparada, espalhando o máximo que conseguir. Deixe esfriar completamente e com o auxílio de uma faca afiada pique em pedacinhos pequenos.

Sorvete: coloque o creme de leite, o leite e o sal em uma panela grande, de fundo grosso. Leve ao fogo médio até começar a ferver. Em uma tigela média, bata as gemas e o açúcar com um batedor de arame até incorporar bem. Acrescente aos poucos o leite quente, mexendo constantemente. Retorne a mistura para a panela e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até que o creme engrosse e cubra as costas de uma colher – não deixe ferver. Passe por uma peneira e junte a baunilha. Leve à geladeira até gelar bem, 3-4 horas.
Processe a mistura na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Adicione o praliné nos 5 minutos finais. Transfira para um recipiente hermético e leve ao freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

Related Posts with Thumbnails