De todos os baked goods que andei fazendo estes sablés salgados foram uma grata surpresa: são deliciosos - especialmente ainda morninhos do forno - e perfeitos para servir com um drink antes do jantar; garanto que ficam fantásticos acompanhados de cerveja bem gelada, prosecco e champagne, e se vocês os provarem com alguma outra bebida vou adorar saber. :)
Sablés de queijo e orégano
um nadinha adaptados do fabuloso e lindo Scandilicious Baking
- xícara medidora de 240ml
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) (220g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, bem gelada e em cubinhos
150g de queijo montanhês (ou parmesão), ralado no ralador fino
2 ovos médios* + 1 ovo levemente batido com um garfo para pincelar os biscoitos (pincelei com uma clara que havia sobrado de outra receita)
2-3 colheres (sopa) de leite integral, gelado
2-3 colheres (sopa) de orégano seco, para polvilhar
No processador de alimentos, pulse a farinha, o sal, a pimenta e a manteiga até que a mistura lembre a textura de farofa grossa. Junte o queijo e pulse novamente. Com o processador ligado, junte os ovos e 2 colheres (sopa) do leite, processando somente até que uma massa comece a se formar (junte mais leite se necessário).
Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve ao freezer até firmar bem.
Pré-aqueça o forno a 200°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Pincele com o ovo batido e salpique com o orégano. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos estejam firmes e uniformemente dourados na parte inferior. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então remova com jeitinho e transfira para as gradinhas. Deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.
Guarde em potes herméticos em temperatura ambiente por até 4 dias.
Rend.: cerca de 40 biscoitos
* usei 1 ovo enorme em vez de 2 médios
Makes about 40
Patrícia, é possível fazer essa receita sem o processador de alimentos?
ResponderExcluirObrigada.
Olá Patricia,
ResponderExcluirComo passou o Natal? Espero que bem.
Adorei essa receita!!! Parece crocante e DELICIOSA!!!
Grande beijo, Irene
Realmente espetacular, fiquei com água na boca.
ResponderExcluirbjo
Que aspecto bom... Ja comia agora umas quantas para desenjoar do Natal... :))))
ResponderExcluirUm beijinho e continuação de Boas Festas
Oi Paty, tudo bem ? Mais uma receita pra lá de saborosa. Simplesmente adorei ! Eu vou fazê-la e tomar com um vinho branco bem gelado. Tenho certeza que vai combinar muito bem ! rs Fique bem . Bj
ResponderExcluirComo gostaria de ter ganhado um processador de Natal... Posso fazer ba batedeira? Eu tomaria com água de coco no café da manhã!
ResponderExcluirBj e obrigada pela receita
Patricia, é possível fazer a receita na batedeira? E o que é esse tomate que acompanha na foto.. Parece uma delícia
ResponderExcluirMeninas, na batedeira não dá pra fazer, mas na mão, dá: incorporem a manteiga aos ingredientes secos usando as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa. Junte o ovo e o leite e misture com um garfo até obterem uma massa - é o procedimento de fazer massa de torta.
ResponderExcluirBj!
Que ótimo!!!
ResponderExcluirAssim que eu voltar de férias vou fazer.
Bj