Esta receita deveria vir com um aviso: além de delicioso - afinal de contas, trata-se de um bolo de limão siciliano - a textura dele é tão levinha, tão parecida com um algodãozinho que sem perceber vocês vão se pegar indo à cozinha para repetir uma, duas vezes... (sim, experiência própria). :)
Para quem não tiver pistache em casa, acho que amêndoas ficariam ótimas aqui também.
Bolo de claras e limão siciliano com calda de limão siciliano e pistache
um nadinha adaptado da Bon Appétit
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
1 xícara (120g) de farinha para bolo (caseira: 100g de farinha de trigo + 20g de amido de milho)
1 xícara (200g) de açúcar cristal, uso dividido
1/8 colher (chá) de sal
10 claras grandes (280g), temperatura ambiente
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de cremor tártaro
Calda e cobertura de limão siciliano:
½ xícara (100g) de açúcar cristal
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano, uso dividido
½ xícara (65g) de pistaches sem sal, levemente tostados, frios e finamente picados
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C – você vai assar o bolo no centro do forno. Separe uma forma de furo central com 25cm de diâmetro e 10cm de altura (não use forma antiaderente)*.
Peneire quatro vezes a farinha, ½ xícara (100g) do açúcar e o sal em uma tigela média. Na tigela grande da batedeira, usando o batedor de arame, bata as claras, as raspas de casca de limão e a baunilha em velocidade média até espumar (neste estágio a mistura pode ficar amarela-neon, mas depois volta ao normal). Junte o cremor tártaro e aumente para a velocidade alta, batendo até que picos suaves se formem. Aos poucos, acrescente o açúcar restante (1 xícara – 100g), sendo 2 colheres (sopa) por vez, batendo até que picos firmes se formem. Polvilhe 1/3 da mistura de farinha sobre as claras e misture delicadamente, de cima para baixo, com uma espátula de silicone. Junte os ingredientes restantes em duas etapas, misturando delicadamente. Transfira a massa para a forma e alise a superfície.
Asse até que o bolo esteja levemente dourado e um palito inserido na parte próxima ao centro do bolo saia limpo, cerca de 38 minutos. Imediatamente vire a forma de cabeça para baixo sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente desta forma.
Inverta a forma novamente e, com uma faca ou espátula flexível e fina solte as laterais do bolo da forma, pressionando bem a espátula contra as paredes da forma para evitar danificar o bolo. Solte o bolo também das laterais do tubo central e do fundo da forma. Coloque um prato sobre a forma e inverta o bolo, removendo-o da forma, e em seguida inverta-o novamente em outro prato.
Calda e cobertura de limão: em uma panelinha, misture o açúcar cristal e 3 colheres (sopa) do suco de limão. Leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Retire do fogo e pincele todo o bolo com esta calda. Imediatamente pressione o pistache por todo o bolo para aderir.
Em uma tigelinha, misture o açúcar de confeiteiro com 1 colher (sopa) restante do suco de limão. Espalhe a cobertura em fio sobre o bolo e deixe secar por 10 minutos antes de servir.
O bolo pode ser feito com 1 dia de antecedência – mantenha coberto em temperatura ambiente.
* usei uma forma antiaderente porque é a que tenho; o bolo não cresceu tanto quanto o da foto da receita original, mas ficou delicioso e com uma textura super leve, como um algodãozinho
Rend.: 10-12 porções
Que delícia!! Pat, me ajuda com uma coisa: já subsituí em outras receitas o cremor tártaro por vinage branco comum (1 colher de sopa p/ cada 4 claras). Vc tem experiência com isso, será q vale sempre?
ResponderExcluirObrigada!
Lala.
yammi yammi super bom!
ResponderExcluirGuarde uma fatia para mim :)
Bom fim de semana
O que cremor tàrtaro?
ResponderExcluirMuito bom! Que pena que o limão siciliano é tão caro! Ontem eu estive no Mercadão aqui em São Paulo e o Kilo estava R$ 20,00, dois limões eu paguei R$ 7,00. MAs valeu à pena, as trufas que eu fiz com a sua receita aqui do blog ficaram uma " Marravilha".
ResponderExcluirBjs
Ai, como resistir a essa descrição de bolo de limão com textura leve como um algodãozinho? Estou salivando horrores.
ResponderExcluirBeijos!
Pat, ontem cheguei a uma conclusão triste: acho o limão siciliano lindo, mas o sabor fica todo na casca, o suco é sem graça!!! Prefiro limão comum, ou melhor ainda, limão vermelho.. Imagina todas essas receitas com limão vermelho!!!! E by the way, você já provou ou fez aqueles limões em conserva que o jamie Oliver faz, à moda marroquina? Ando curiosa.
ResponderExcluirUma vez utilizei várias gemas para fazer uma receita de papo de anjo.Fiz então um pudim de claras,que achei que ficou muito doce.Nunca mais preparei papos de anjo por não saber o que fazer com as claras.Eis aqui minha solução.
ResponderExcluirAdorei a receita vou guardar.
Obrigada e boa semana.
Patty, domingo em casa, pensei - vou fazer um bolo. Cheguei neste aqui, maravilhoso. Lia a receita, indo para a cozinha quando vi - 10 claras!
ResponderExcluirVou fazer muffins...
abraços, lindo bolo. quando eu fizer quindim, acho que encaro ele.
Olá
ResponderExcluirQue bolo mais apetitoso , ficou lindo :)
Bjs
Oi, Lala, tudo bem? Pois é, já li sobre essa substituição mas nunca testei...
ResponderExcluirPaula, fiquei horrorizada com o preço do mercadão! Menina, que roubo! Paguei 5 reais o quilo do limão siciliano no Pão de Açúcar...
Bj!
Fer, sério? Eu acho que o siciliano dá de dez no verdinho. Limão cravo é muito gostoso e aromático mas difícil de encontrar.
Já comi daqueles limões em conserva (quando estive em Londres) e são deliciosos. Tentei fazer em casa uma vez mas não deu certo... :(
Wair, eu tenho sempre claras congeladas pois sobram muitas das minhas produções de sorvete. :)
Bj!
Léia, você pode congelar as claras, viu?
tem mesmo cara de delicioso
ResponderExcluirFinalmente achei uma ótima receita para aproveitar as claras que sobram de uma receita de quindim ou Toucinho do Céu!!! Todos aqui em casa gostamos demais desse bolo!! A propósito, usei fermento químico em pó para substituir o cremor tártaro.
ResponderExcluirBeijo......:)
Margareth, que notícia boa! Adorei saber que deu certo.
ResponderExcluirBj e obrigada por vir me contar!
Oi, Patrícia!
ResponderExcluirAcabo de colocar no forno seu bolo de 2012, rs... Mas as claras não montaram direito, não sei por quê, então coloquei meia colher de chá de fermento químico pra dar uma garantida... Veremos o que acontece.
Agora, me diga uma coisa: a forma vai sem nadinha, nem manteiga, nem farinha, nem papel, nada? Imagino que seja pra crescer e não afundar, mas depois desgruda?!
Beijo e obrigada pelo blog ;)