sexta-feira, setembro 18, 2009

Potinhos de limão siciliano para comemorar as férias

English version

Lemon cream pots / Potinhos de limão siciliano

Uma das canções que mais amo tem só 1m52s de duração – não é muito longa, mas isso não a impede de ser linda.

Estes potinhos de limão siciliano são rapidíssimos de fazer e deliciosos - precisei de um pouquinho mais do que uma canção para terminá-los – e ficaram com uma textura bem sedosa depois de descansar na geladeira.

Estou finalmente de férias – vejo vocês em três semanas!

UPDATE: a minha sopinha de brócolis e limão siciliano apareceu no site da revista Saveur!

Lemon cream pots / Potinhos de limão siciliano

Potinhos de limão siciliano
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano espremido na hora
chantilly, para servir

Junte o creme de leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo, acrescente as raspas e suco de limão siciliano e misture. Deixe esfriar por 5 minutos.
Despeje em quatro potinhos com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada e leve à geladeira por 3-4 horas ou até firmar.
Cubra os potinhos com o chantilly e sirva.

Rend.: 4 porções

quarta-feira, setembro 16, 2009

Cupcakes de baunilha com cobertura de praliné de pistache

English version

Vanilla cupcakes with pistachio praline whipped icing / Cupcakes de baunilha com cobertura de praliné de pistache

Zapeando em busca de algo bom ontem à noite – acabei vendo “Ghost” pela sexta vez – peguei uns minutinhos deste filme e comecei a pensar em como o Jeff Bridges é mal-aproveitado (uma vez até comentei sobre isso neste blog que adoro). Eu o acho um ator muito bom, talentoso e versátil, mas que não recebe a atenção e o reconhecimento merecidos. Além disso, permite que os outros atores trabalhando com ele brilhem.

Meus cupcakes de baunilha são assim: deliciosos – feitos com baunilha de verdade – mas simples o suficiente para que a cobertura e o praliné de pistache brilhem.

Vanilla cupcakes with pistachio praline whipped icing / Cupcakes de baunilha com cobertura de praliné de pistache

Cupcakes de baunilha com cobertura de praliné de pistache
um nadinha adaptado da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado
½ fava de baunilha
2 ovos
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 185g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ xícara (120ml) de leite

Praliné de pistache:
75g de pistache cru, sem sal
½ xícara (100g) de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de água

Cobertura:
2/3 xícara + 1 tablespoon (145g) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de água
1 pitada generosa de cremor tártaro
2 claras

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a manteiga, o açúcar e as sementinhas da baunilha (com a ponta de uma faca, corte a fava ao meio, no sentido do comprimento; abra a fava e raspe as sementinhas com as costas da faca) na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro. Junte os ovos, um a um, e bata bem. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e bata até incorporar (comece em veloc. baixa para que a farinha não voe pela cozinha toda). Acrescente o leite e bata novamente.
Divida a massa entre onze forminhas para muffin, com capacidade de 1/3 xícara (80ml) cada, forradas com forminhas de papel. Asse por 15-17 minutos ou até que cresçam e estejam assadinhos por dentro (faça o teste do palito). Retire das forminhas e coloque sobre uma gradinha para esfriar.

Agora, o praliné: forre uma assadeira com um pedaço de papel alumínio, unte-o com manteiga e espalhe o pistache sobre ele. Reserve.
Combine o açúcar e a água numa panelinha em fogo baixo e misture para dissolver o açúcar – depois disso, não misture mais, apenas gire a panela de vez em quando. Aumente o fogo, deixe ferver e caramelizar até ficar bem dourado, 8-10 minutos – se apareceram cristais de açúcar nas laterais da panela, retire-os com um pincel úmido.
Retire do fogo e derrame o caramelo sobre o pistache. Deixe esfriar completamente e endurecer. Quebre o praliné em pedaços e depois pique-os com uma faca. Reserve.

Cobertura: junte o açúcar, a água e o cremor tártaro numa panelinha em fogo alto, mexendo para dissolver o açúcar. Deixe ferver, abaixo o fogo para médio e conte 3 minutos. Enquanto isso, coloque as claras e o sal na tigela grande da batedeira e bata até obter picos moles. Com a batedeira ligada, vá despejando o líquido quente sobre as claras, batendo até que a cobertura fique brilhante, sedosa e espessa.
Cubra os cupcakes completamente frios com o merengue e salpique com o praliné de pistache.

Rend.: 11 cupcakes

segunda-feira, setembro 14, 2009

Tortinhas de fudge de chocolate com pêra

English version

Pear and chocolate fudge tartlets / Tortinhas de fudge de chocolate com pêra

Meu irmão e eu ganhamos uma cachorrinha quando tínhamos 4 e 6 anos, respectivamente – encontrei a foto abaixo quando fuçava em algumas caixas na casa do meu pai:

Xuxinha

Sou eu, por volta dos 9 anos, com a Xuxa. :D

Meu irmão a alimentava com praticamente tudo – dividia com ela tudo o que comia e isso incluía pão, iogurte e todos os tipos de doce. Mas chocolate era o preferido dela. :)

Ela não está mais conosco – meu irmão teve febre por dias quando ela morreu – mas tenho certeza de que a danadinha adoraria estas tortinhas cheias de chocolate. :)

Pear and chocolate fudge tartlets / Tortinhas de fudge de chocolate com pêra

Tortinhas de fudge de chocolate com pêra
um nadinha adaptado da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Massa de chocolate:
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro
½ xícara (45g) de cacau em pó + um pouquinho extra pra polvilhar as forminhas
1 pitada de sal
60g de manteiga sem sal, levemente gelada, em cubinhos
1 ovo

Cobertura de pêra:
1 xícara (200g) de açúcar refinado
1 pedaço de gengibre, de aproximadamente 5cm, picado
2 pêras do tipo Packham, descascadas, cortadas pela metade, sem os cabinhos e as sementes
creme de leite fresco, para servir

Recheio de chocolate:
100g de chocolate amargo, picado – 70% de cacau
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, em cubinhos
2 ovos
½ xícara (100g) de açúcar refinado
½ xícara + 1 colher (sopa)- 80g - de farinha de trigo, peneirada
½ xícara (45g) de cacau em pó, peneirado

Comece preparando a massa: junte a farinha, o açúcar de confeiteiro, o cacau e o sal no processador de alimentos e pulse para misturar. Acrescente a manteiga e processe até que a mistura pareça uma farofa grossa. Adicione o ovo e 1 colher (sopa) de água e vá pulsando até que os ingredientes se juntem, formando uma massa – usei a minha Kitchen Aid com o batedor em formato de pá.
Transfira para uma superfície levemente enfarinhada, forme um disco com a massa, embrulhe em filme PVC ou plástico e leve à geladeira até firmar (cerca de 1 hora).

Faça a cobertura de pêra: junte o açúcar, o gengibre e 200ml de água numa panela em fogo médio e deixe ferver. Reduza o fogo, acrescente as pêras e cozinhe até que fiquem macias (5-7 minutos). Com a ajuda de uma escumadeira, remova as pêras da calda e corte as metades em fatias no sentido do comprimento – você conseguirá 6-7 fatias em cada metade. Reserve.*

Unte com manteiga oito forminhas para brioche com 9cm de diâmetro cada e polvilhe-as com cacau em pó. Divida a massa em 8 partes iguais e abra cada uma delas com um rolo até 12cm de diâmetro – faça isso com a massa entre dois pedaços de papel manteiga ligeiramente enfarinhados, fica mais fácil. Forre cada forminha com a massa e retire os excessos. Fure a massa toda com um garfo, coloque as forminhas numa assadeira grande e leve à geladeira para a massa firmar e gelar (cerca de 30 minutos).

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Asse as bases das tortinhas por 10 minutos (ou até que percam o brilho). Retire do forno e reduza-o para 160ºC.
Leve as forminhas ao forno e

Agora, o recheio: derreta o chocolate e a manteiga juntos, numa tigelinha refratária, em banho-maria. Em uma outra tigela, bata os ovos e o açúcar para incorporar. Acrescente a farinha e o cacau, misturando bem, e em seguida junte os ingredientes derretidos, incorporando-os com uma espátula de borracha/silicone até o recheio ficar uniforme e brilhante.
Divida-o entre as bases e leve novamente ao forno, assando até que o recheio parece seco (menos brilhante), 30-35 minutos**. Deixe esfriar ligeiramente, desenforme e sirva com as pêras e o creme de leite.

* as pêras escureceram depois de retiradas da calda – regue-as com um pouquinho de suco de limão para resolver o problema

** uma amiga que provou as tortinhas achou que teriam ficado ainda mais saborosas com um recheio mais cremoso – menos tempo de forno da próxima vez

Rend.: 8 unidades – usei forminhas de torta de 9cm de diâmetro e consegui 11 (somente untei bem com manteiga, não polvilhei com cacau)

sábado, setembro 12, 2009

Friands de coco tostado e banana

English version

Toasted coconut and banana friands / Friands de coco tostado e banana

Dirigir em São Paulo pode ser bem cansativo - no meio dos já diários engarrafamentos o rádio se torna o meu melhor amigo.
Apesar de eu ouvir música quase que todo o tempo, adoro os flashes da Carla Pernambuco na MitFM. Sou super fã do trabalho dela e adoraria jantar em seu restaurante novamente.
Semana passada ela falava sobre financiers e friands quando me dei conta de que ainda não havia postado estes friands de coco!

Pois bem, aqui estão: friands com um jeitinho bem tropical. Para evitar grudentos problemas usei uma forminha de silicone maravilhosa – presente da Margarete. Obrigada, querida!

Toasted coconut and banana friands / Friands de coco tostado e banana

Friands de coco tostado e banana
do Little Cafe Cakes

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (45g) de coco ralado
½ xícara (50g) de coco em flocos adoçados
175g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
½ xícara (70g) de farinha de trigo, peneirada
6 claras
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1-2 bananas, em rodelinhas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem 10 forminhas para muffin ou bolinhos.
Coloque os dois tipos de coco numa assadeira e leve ao forno para tostar levemente, cerca de 5 minutos – dê uma viradinha na assadeira na metade do tempo. Deixe esfriar.
Coloque todos os outros ingredientes, com exceção da banana, numa tigela grande. Misture apenas até incorporá-los.
Coloque a massa nas forminhas preparadas, enchendo-as até pouco mais da metade. Cubra a massa com algumas rodelinhas de banana e asse por 25 minutos ou até dourar (faça o teste do palito).
Deixe os friands nas forminhas por 5 minutos e então os transfira para uma gradinha.

Rend.: 10 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas de silicone com capacidade para 3 colheres (sopa) cada e consegui 15 friands pequeninos

quinta-feira, setembro 10, 2009

Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado

English version

Almond truffle cookies / Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado

Há algumas semanas vi o trailer de “Um olhar do paraíso” e fiquei ansiosíssima para ver o filme. Não li o livro, mas certamente espero algo maravilhoso de um diretor fantástico trabalhando com um elenco tão talentoso – morri de medo do Stanley Tucci. Sério mesmo.

Senti a mesma coisa com esta receita: a minha “diretora” culinária favorita combinando chocolate e amêndoas num cookie. Divino.

Almond truffle cookies / Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado

Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ xícara + 1 colher (sopa) - 100g - de açúcar mascavo – aperte-o na xícara e na colher na hora de medir
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 gema
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha de trigo peneirada
¼ xícara de farinha de amêndoas
¼ colher (chá) de fermento em pó

Recheio trufado:*
200g de chocolate amargo, picado – usei um com 70% de cacau
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Comece pelo recheio: junte o chocolate, o creme de leite e a manteiga numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o chocolate derreter e a mistura se tornar homogênea e brilhante. Deixe esfriar completamente.

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a manteiga, o açúcar, a baunilha e as raspas de laranja na tigela grande da batedeira e bata por 8-10 minutos, ou até obter um creme claro. Junte a gema e bata bem para incorporar. Acrescente a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o fermento e bata por 1 minuto ou até misturar bem.
Faça bolinhas usando 1 colher (chá) nivelada de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas. Achate levemente cada bolinha com os dedos.
Asse por 12-15 minutos ou até que dourem na parte de baixo. Retire do forno e deixe que esfriem completamente nas assadeiras.

Montagem: coloque o recheio num saco de confeitar com o bico de estrela e vá recheando metade dos biscoitinhos com ele. Cubra com a outra metade dos biscoitos, formando sanduichinhos.

* recheei generosamente cada cookie e ainda assim sobrou bastante recheio – creio que 2/3 da receita teriam sido suficientes

Rend.: 16 biscoitinhos recheados

terça-feira, setembro 08, 2009

Bolo de limão siciliano com cobertura streusel

English version

Lemon coffee cake / Bolo de limão com streusel

Vocês podem não acreditar, mas há vezes em que não tenho nenhum limãozinho siciliano sequer em casa – quando eles estão feios ou muito caros, acabo comprando limão tahiti. Mas desta vez tenho um pacote cheio de limões amarelos lindos – por sorte, uma colega aqui do trabalho me enviara este link ótimo.

Mudei alguns detalhes nesta receita – reduzi drasticamente a quantidade de sal, depois de ler os comentários na página da Martha – e o resultado foi um bolo muito fofinho e perfumado. Esqueci de colocar a caldinha, mas a publico mesmo assim.

Uma receita já foi – agora só faltam 34. :D

Lemon coffee cake / Bolo de limão com streusel

Bolo de limão siciliano com cobertura streusel

- xícara medidora de 240ml

Streusel:
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 pitada de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, fria

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente + um pouquinho extra para untar a forma
1 xícara (200g) de açúcar granulado
3 colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano (cerca de 4-5 limões)
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (260g) de iogurte natural

Calda:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
3 a 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Prepare o streusel: misture a farinha, o açúcar mascavo e o sal numa tigela média. Usando a ponta dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Cubra e leve à geladeira até o momento de usar (pode ser guardado por até 3 dias).

Agora, o bolo: pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma para angel food cake* de 22,5cm de diâmetro.
Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga, o açúcar granulado e as raspas de limão até obter um creme claro, cerca de 2 minutos. Com a batedeira ligada, adicione os ovos, 1 a 1, e a baunilha. Reduza para a velocidade baixa e junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o iogurte.
Transfira a massa para a forma preparada e espalhe o streusel por cima de maneira homogênea.
Asse até o bolo dourar (faça o teste do palito), cerca de 55 minutos. Coloque numa gradinha e deixe esfriar por 15 minutos. Passe uma faquinha nas beiradas para soltar o bolo da forma e retire o anel exterior. Deixe esfriar mais 15 minutos e então passe a faquinha no tubo central. Insira duas espátulas entre a forma e a parte inferior do bolo e remova-o com cuidado. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

Calda: antes de servir, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão numa tigela média. Regue o bolo frio com a calda, deixando o excesso escorrer pelas laterais. Deixe a calda firmar antes de fatiar o bolo (cerca de 5 minutos).

O bolo pode ser guardado por até três dias; o sabor do limão ficará mais intenso com o tempo.

* fiz metade da receita acima, usei uma forma de furo central comum e deixei o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo

Rend.: 10-12 porções

sexta-feira, setembro 04, 2009

Cookies de aveia com passas e chocolate ao leite

English version

Oatmeal cookies with golden raisins and milk chocolate chips / Cookies de aveia com passas e chocolate ao leite

Já fui alguém que adorava ir a shopping center nem que fosse só pra bater perna; hoje, sem um motivo bem específico, só amarrada numa camisa de força; ir ao cinema tem sido a única razão, ultimamente.

Em um desses dias, acabei numa livraria para passar o tempo, pois a sessão ainda demoraria um pouquinho para começar. Só posso dizer que foi uma péssima idéia para o meu cartão de crédito: folheei este livro lindo e o comprei assim que cheguei em casa. :D

Alguém aqui ficou surpreso por eu ter escolhido uma receita de cookies para estrear o livro? :D

Oatmeal cookies with golden raisins and milk chocolate chips / Cookies de aveia com passas e chocolate ao leite

Cookies de aveia com passas e chocolate ao leite
do The Sweet Life: Desserts from Chanterelle

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (175g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal
1 xícara (200g) de açúcar refinado
1 xícara (175g) de açúcar mascavo escuro
2 ovos, em temperatura ambiente
1 clara, em temperatura ambiente
3 xícaras (345g) de aveia em flocos
224g de chocolate ao leite, em pedacinhos de pouco mais de meio centímetro
1 xícara (155g) de passas claras

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Numa tigela seca, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, com o batedor em formato de pá, bata a manteiga em velocidade média por 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata em veloc. média-alta até obter um creme claro e fofo, cerca de 5 minutos. Junte o açúcar mascavo e continue a bater por 3-4 minutos, parando algumas vezes a batedeira para raspar as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone. Agora, em velocidade baixa, acrescente os ovos e a clara, um a um, e continue a bater até incorporar tudo e a massa ficar homogênea e brilhante, 1-2 minutos.

Adicione os ingredientes secos de uma só vez e, usando a espátula novamente, misture algumas vezes. Volte a ligar a batedeira, em veloc. baixa, e misture a massa até combinar tudo, cerca de 1 minuto. Junte o chocolate picado e as passas, raspe as laterais da tigela e bata por mais 30 segundos – nesse ponto, a massa pode ser guardada na geladeira, bem embrulhadinha, por até 3 dias.

Usando 2 colheres (chá), faça montinhos com a massa e coloque-os nas assadeiras preparadas deixando 5cm entre uma e outra (eu moldei bolinhas com a massa, usando as palmas das mãos).
Asse os cookies até que eles se espalhem, cresçam e dourem levemente, 12-15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar nas formas.

Os cookies podem ser guardados num recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 4 dias.

Rend.: 40 cookies grandes – fiz metade da receita acima, usei 1 colher (sopa) nivelada de massa por cookie e consegui 33

quarta-feira, setembro 02, 2009

Tortinhas de morango com recheio de amêndoa

English version

Strawberry frangipane tartlets / Tortinhas de morango com recheio de amêndoa

A Paula postou sobre algo com o qual me identifico totalmente: o vício por utensílios de cozinha. Sei que muitos de vocês me lendo agora se identificam, também. :D
Inspirada por suas maravilhosas tortinhas de chocolate, decidi fazer uso mais uma vez de minhas forminhas.

Pensara em preparar a torta de morango que minha mãe fazia quando eu era pequena – cujo recheio usei nesta torta de banana – mas a idéia de misturar amêndoas aos morangos ganhou o meu coração.

Strawberry frangipane tartlets / Tortinhas de morango com recheio de amêndoa

Tortinhas de morango com recheio de amêndoa
da Australian Gourmet Traveller

Massa:
180g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
40g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 gemas
250g de farinha de trigo

Recheio de amêndoa:
125g de açúcar de confeiteiro peneirado
125g de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)
125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 ovos
1 gema
25g de farinha de trigo

Cobertura:
90g de geléia de morango, diluída em um pouquinho de água + um pouquinho extra pra servir
1kg de morangos, folhinhas e cabinhos removidos*

Comece pela massa: bata a manteiga na batedeira até homogeneizar (3-5 minutos). Junte o açúcar e bata. Acrescente as gemas e 1 ½ colheres (sopa) de água e bata novamente para incorporar. Peneire a farinha numa superfície e faça um buraco no centro. Coloque nele a mistura da batedeira e vá misturando aos poucos até formar uma massa. Sove várias vezes com a parte inferior da mão até ficar homogênea – acrescentei 1 ½ colheres (sopa) de farinha pois a massa estava grudenta demais.
Forme um disco com a massa e embrulhe em filme PVC e leve à geladeira até firmar (3-4 horas). Com a ajuda de um rolo, abra a massa numa superfície enfarinhada (preferi fazer isso entre dois pedaços de papel manteiga) até obter a espessura de 5mm. Forre seis forminhas de 12cm cada, untadas com manteiga, com a massa, ou uma forma para tortas de 20cm. Fure a massa com um garfo e leve novamente à geladeira para firmar (2-3 horas).
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte aproximadamente em seis quadrados; coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Leve as forminhas ao forno por 20-25 minutos ou até que dourem levemente.
Retire do forno e remova cuidadosamente os pedaços de papel alumínio.

Para o recheio, misture o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas numa tigela. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa (3-5 minutos). Acrescente a mistura de amêndoa e bata bem para incorporar. Junte os ovos e a gema, seguidos da farinha, e bata para combinar. Encha as forminhas com aproximadamente 5mm de recheio (talvez sobre um pouquinho) **.
Leve novamente ao forno e asse até o recheio dourar e voltar ao lugar quando pressionado levemente com a ponta do dedo (10-12 minutos; para a forma grande o tempo pode variar). Deixe esfriar e então pincele com a geléia.

Corte os morangos em fatias no sentido do comprimento e divida entre as tortinhas. Regue com a geléia extra e sirva.

* fiz meia receita e 250g de morangos (1 caixinha) foram suficientes

** dividi todo o recheio entre as tortinhas; apesar de ter estufado enquanto assava, não derramou

Rend.: 6 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas de 9cm e consegui 8 tortinhas

Related Posts with Thumbnails