Tenho uma confissão a fazer... Assisti a “Crepúsculo” e achei bonitinho. :D
Minha amiga me contou que iria ver o filme e agi como uma boba – até piadinha sobre filme teen eu fiz. Depois de saber que ela havia gostado, resolvi arriscar... E agora estou aqui, me sentindo estúpida por causa dos meus preconceitos. Mas em minha defesa preciso dizer que o Paramore é uma das razões de eu não ter me empolgado para ver o filme. :D
Se isso já não fosse uma boa lição para mim, aqui vai outra: vi esta receita há meses e fiquei pensando em como um simples suflês de batata seria bom... Apesar de adorar batatas, um suflê sem outros sabores me parecia muito sem-graça.
Pois adivinhem só – me enganei de novo. :)
Suflê de batata
da Donna Hay magazine
- xícara medidora de 240ml
manteiga derretida, para untar os potinhos
1kg de batatas, descascadas e picadas*
100g de manteiga
sal e pimenta do reino moída na hora
60g de manteiga, extra
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1 xícara (240ml) de leite
3 gemas
1 xícara (100g) de queijo parmesão ralado finamente
5 claras
Pré-aqueça o forno a 200ºC; pincele com manteiga quatro potinhos refratários com capacidade para 310ml cada e, ao untá-los, pincele com movimentos para cima para ajudar a massa do suflê a subir.
Coloque a batata numa panela com água fria e sal e leve ao fogo alto até ferver. Cozinhe as batatas até que estejam macias, escorra e amasse-as dentro da panela. Junte a manteiga (100g), o sal e a pimenta e misture bem para formar um creme homogêneo. Reserve.
Derreta a manteiga restante (60g) numa panela em fogo baixo. Acrescente a farinha e cozinhe, mexendo sempre por 1-2 minutos, até obter uma mistura meio granulosa. Aos poucos, adicione o leite e cozinhe, mexendo sempre também, por 3-5 minutos ou até engrossar. Transfira para uma tigela, junte o purê de batatas, as gemas e o parmesão e incorpore.
Bata as claras numa tigela até formarem picos suaves e junte-as ao creme de batatas, delicadamente, com uma espátula de borracha/silicone.
Coloque a massa às colheradas nos potinhos preparados, transfira-os para uma assadeira e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que cresçam e dourem.
Sirva imediatamente.
* a receita pedia um tipo de batata chamado “sebago”, que contém bastante amido – usei as que estavam dando sopa na geladeira, de casca avermelhada, que também são ótimas para fritar.
Rend.: 4 porções
Paty, adoro suflê! Acho que vou fazer sua receita amanha!Tem umas batatas encalhadas na geladeira!Bjos
ResponderExcluirPat do céu... pois eu me empolguei muitoooo com essa receita!! Amo batata demais da conta... alias, eu, o maridão e a filhotinha!!!
ResponderExcluirVou fazer, com toda certeza, e muito em breve (senão, o filho q to querendo encomendar nasce com cara de batata hahaha)!! E as fotos?
Menina, vai se candidatar a ser food stylist de uma vez! Com essas fotos maravilhosas, sinceramente nao sei o q vc tá esperando!!!!
Bjo grande, minha querida, e um findi maravilhoso pra ti!!
Sou super batateira mas não me dou bem com suflês. Vou te mandar um e-mail contando coisas. Bjk. ;)
ResponderExcluirAdoro batata e este sufle está fantástico
ResponderExcluirBjos
Pelo visto foi um sucesso, não é que deu uma vontade louca de pegar um ramequim desses? Ah, tbm amei Crepúsculo e estou longe de ser adolescente! E com e sem preconceitos já li Crespúsculo, Lua Nova e Eclipse. Nem preciso dizer se gostei...rs
ResponderExcluirbjs
Como grande apreciadora de batatas, já anotei a receita. Só faltam os ramequins.
ResponderExcluirBjs :)
E esse suflê? Que coisa linda! Fiquei com maior vontade de tentar fazer. Mas Pat, eu fico com o pé atrás com isso das receitas pedirem 3 gemas, 5 claras. Porque e se eu não for usar as duas gemas que sobraram pra outra coisa? Não dá pra colocar simplesmente cinco ovos e pronto? Sai muito diferente? E tem como substituir a manteiga pelo creme vegetal? Tá, tá, sei que pra chefs como vc essas perguntas devem ser heréticas. Perdão!
ResponderExcluirNunca comi sufle de batata, farei a tua receita e sei que sera' um grande sucesso como todas as outras que ja' fiz.
ResponderExcluirNunca comi soufflé, como tenho problemas com as claras que baixam sempre quando vão ao forno... acho melhor nem tentar. Mas sei que estou a perder algo muito bom :)
ResponderExcluirHum... eu quero... eu preciso, rs!
ResponderExcluirQue delícia Pat, ja está na lista, rs
Beijos
Patricia Comprei uns ramekins pra faze suflè de espinafre....mas tô achando que primeiro vai ser esse de batatas .Ficaram lindos!!
ResponderExcluirBjs
Valéria
Papos de Anjo
eu adoro batatas por isso de certo que adoro este souffle. esta lindo.
ResponderExcluirbeijinhos
Sarinha, esete aqui é facinho!
ResponderExcluirBeijoca!
Mari, eu morro de rir contigo, querida! Obrigada por animar o meu dia com as suas doces palavras!
Ah, e esse bebê, vem quando? :D
Beijão!
Tina, esse aqui não é difícil, não, querida.
xx
Isa, obrigada!
Cláu, eu acho que vou começar a ler os livros. :D
Beijoca!
Claudia, se você tiver xícaras que possam ir ao forno funcionam também.
Beijo!
Lola, se você alterar a quantidade de gemas/claras vai mexer na textura da receita - eu não aconselho, porque é melhor jogar fora 1 ou 2 gemas (caso não as use) do que depois jogar fora a receita toda se não der certo...
E eu não uso creme vegetal nem amarrada, mas aí é contigo... :D
Beijo!
Léia, muito obrigada, querida.
Ameixa, tá perdendo sim, mas entendo o teu receio, querida. :D
Andrea, espero que goste!
Beijo!
Valeria, eu AMO suflê de espinafre, me deu vontade agora! :D
Um beijo!
Moranguita, obrigada!
Um beijo!
Pat eu também não vi esse filme, acho que tenho o mesmo preconceito que você tinha antes. Mas a receita eu amei!!
ResponderExcluirwww.saboresdalica.blogspot.com
Minha sobrinha viu o filme, amou e agora esta devorando os livros. Estou adiando uma ida ao cinema ou videolocadora desde que cheguei, seus posts dao dicas otimas de filmes (fora as delicias) e ja tenho uma lista respeitavel do que assistir!
ResponderExcluirDepois de bolo de fuba, batatas entram no segundo lugar da minha lista de coisas que amo comer! Vou testar esta receita em breve! Bjss
Ainda não inventaram Internet com cheiro e sabor, mas as tuas fotos estão muito perto disso!
ResponderExcluirImpressionante como elas me dão a sensação de sentir o cheiro e imaginar o sabor.
Excelentes como tudo por aqui (como sempre)!
Abs.
miammm!!!!!!
ResponderExcluirSó pra constar, essas batatas de casca rosa são batatas Asterix! :)
ResponderExcluirPat,
ResponderExcluirSó me diga uma coisa... ao amassar as batatas precisa ser tipo um purê ou apenas esmigalha-lhas?
Beijins
Mary Ju
Mary,
ResponderExcluirTem que amassar bem para o suflê ficar sedoso.
Beijo!