Estava com uma dor de cabeça infernal segunda-feira. Tomei remédio (que me deixa grogue, tenho a sensação de estar andando debaixo d'água), a dor fez de conta que foi embora para voltar com tudo ao chegar em casa, no início da noite.
Uma pessoa normal tomaria um banho, um remédio e ficaria deitadinha, quietinha, descansando para melhorar. O que eu fiz?? Fui pra cozinha!!
Fazia um tempão que estava com vontade de comer bolo. Não os bolos das minhas encomendas, porque estes eu não como (enjoei faz tempo). Um bolo para tomar com um chá, para trazer pro trabalho e beliscar à tarde. Sem pasta americana, ganache ou marshmallow.
Xeretando na Internet, decidi fazer um bolo de limão - adoro coisas azedinhas! Usei uma receita da Nestlé.
Fiz a massa rapidamente e, enquanto o bolo estava no forno, preparei uma comidinha básica pro jantar (arroz, brócolis no vapor, bife acebolado pro marido, omelete de queijo pra mim).
Gostei muito, a textura do bolo é macia e o sabor, ótimo. Azedinho como eu queria (em grande parte, por causa da cobertura). Não usei sementes de papoula, mas posto a quantidade pedida na receita para quem quiser usar.
Só um detalhe: fiz meia receita e usei uma forma de 20cm, mas precisei deixar um pouquinho de massa na tigela, senão o bolo transbordaria. Digo isso porque se alguém resolver fazer o bolo realmente não sei se uma forma de 28cm, como eles indicam, dará conta do recado.
Bolo de limão
5 ovos
240g de açúcar
4 colheres (sopa) de óleo
200g de iogurte natural
raspas da casca de 1 limão
suco de 1 limão
300g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de semente de papoula (opcional)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
80g de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
Bata as claras em neve com 80g do açúcar e reserve. Bata as gemas com o açúcar restante até ficar fofo e esbranquiçado.
Junte o óleo, o iogurte, as raspas e o suco de limão e meia xícara (chá) de água e incorpore a farinha de trigo. Misture as sementes de papoula e o fermento em pó e, delicadamente, incorpore as claras em neve.
Despeje a mistura numa forma redonda (28 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve ao forno médio alto (200° C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado.
Misture os ingredientes da cobertura e despeje sobre o bolo ainda quente.
Que disposição, Patricia! O bolo está lindo e o detalhe da casca de limão está um charme!
ResponderExcluirAdoro bolo com massa de iogurte.Fica umido , com otima consistencia. E as sementes de papoula dao cara sardentinha,adoro. Faco com suco de laranja.Otima escolha amiga.Cozinhar e terapeutico,ne?!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirhmmm, vou experimentar! adoro bolo de limão e já testei algumas receitinhas, mas essa com iogurte me fez babar!
ResponderExcluirmenina, não é que ontem eu também tava com dor de cabeça e tive uma vontade incontrolável de bater um bolinho? fiz um de milho, postei lá no blog ;)
que bolo bonito, Patricia! :-)
ResponderExcluireu tambem adoro limao, coisas citricas. o duro eh que nao sou muito boa boleira. mas lendo voce e outras excelentes cozinheiras, vou me inspirando e animando. beijao! :-)
Akemi, querida, eu adoro cozinhar e não tenho preguiça. Mas se vc me pedir pra passar uma camisa... Prefiro fazer comida pra 200 pessoas!! risos
ResponderExcluirQueria enfeitar o bolo com alguma coisa e tentei o "cachinho" de limão! Que bom que gostou!
Val, iogurte dá leveza e umidade às massas. Tb adoro. E acho que tb substitui bem quando a receita pede coalhada.
Gosto do efeito das semente de papoula, mas eu não as tinha em casa.
Pode acreditar que de "sardas" eu entendo!! PhD!!!! :D
Dadivosa, aquele seu bolo de iogurte foi fonte de inspiração, viu?? Lindo!
Ocupando a mente com coisas gostosas ficamos bem, amiga!
Fer, querida, obrigada!
E não seja modesta, tem cada coisa maravilhosa no seu blog... Andei espiando alguns posts antigos e aquele bolo de coco, todo flocadinho, estava de colocar qualquer doçaria no chinelo!
Um beijo!
Que mimo esta decoração. Também amanheci na web para achar uma receita de bolo de milho que batesse com os ingredientes de que dispunha.Amanhã irei testar algo com morango. Está no fim a safra,buá.
ResponderExcluirPatrícia, seu blog é liiindo!
ResponderExcluirTodas as receitas que eu faço dão certo (só uma que não deu, mas ainda não tive a oportunidade de repeti-la...
Qual limão vc usou?
Um beijo
Obrigda, Ariane!
ResponderExcluirUsei limão tahiti - mas se você estiver pensando em fazer um bolo de limão, dê uma olhadinha nas receitas mais recentes do blog, são bem melhores do que esta.
Beijo!
Pois é Patrícia! eu fiquei looouca com esse: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2012/06/bolo-de-limao-siciliano.html
ResponderExcluirSó que onde eu moro é difícil encontrar o limão siciliano.. e de tanto que vc gosta, eu ja to com vontaaade!
haha
Vou seguir seu conseho então.. E vou procurar mais um pouco pelo siciliano!
Beijo